Finlândia: Milésima edição de Tex

Por José Carlos Francisco

Milésima edição finlandesa de TexNo dia 9 de Dezembro de 2009, o Maxi Tex finlandês nº 18, de 288 páginas,  com um preço de venda de 7,95 € e que conterá a história “Texas Bill” terá a honra de ser a milésima publicação de Tex naquele país nórdico, totalizando todas as publicações de Tex publicadas desde 1953 até aos nossos dias.

Um feito impressionante e que será devidamente assinalado na capa dessa histórica edição, como podemos observar na imagem que mostramos aqui ao lado.

Para chegar a este impressionante número há que contabilizar 342 edições no formato de tiras, publicadas entre 1953 e 1965, 588 edições da série regular de Tex Willer publicadas de 1971 até ao presente, 25 Tex Willer Kronikkaa, a reedição iniciada em 2002 das histórias do Ranger, 22 edições de Tex Gigante de 1998 até hoje, 18 Maxi-Tex, cujo número inicial foi publicado em 2003 e ainda 5 livros especiais dedicados a Tex, incluindo-se aqui o número 1 da recente colecção colorida de Tex que também começou a ser publicada na Finlândia.

Primeiro Tex finlandêsContando a trajectória de Tex na Finlândia mais pormenorizadamente, pode dizer-se então que o primeiro Tex finlandês foi publicado no Verão de 1953, no formato pequeno, tal como na Itália ou no Brasil, onde cada edição continha 32 páginas e cada página compreendia somente uma tira de desenhos. E tal como nos países mencionados, também na Finlândia Tex foi um sucesso instantâneo, até que a publicação foi interrompida subitamente em 1965 com uma média de 26 edições publicadas anualmente.

Tex de Janeiro de 2008 finlandêsApós um intervalo de seis anos, Tex voltou à Finlândia. Desta vez com o nome completo na capa: Tex Willer.
O tamanho da revista também foi mudado para maior e  cada edição possuía 128 páginas. Tex Willer atingiu imediatamente, e mais uma vez, um grande sucesso naquele país nórdico, que perdura até aos nossos dias, como esta milésima edição comprova.

O primeiro Tex Gigante finlandês foi publicado em 1998 conforme dissemos e desde então tem havido uma média de dois por ano. A série Maxi Tex por sua vez foi lançada em 2003, mas alguns dos Maxis finlandeses também incluem material antigo de Tex como se constata precisamente também nesta milenar edição.

Crónicas de Tex nº 21A Finlândia não possui a série Almanacco del West, mas algumas daquelas histórias têm sido publicadas na série normal mensal. Uma série própria finlandesa, chamada Tex Willer Kronikkaa (Crónicas de Tex Willer) nascida em 2002 contém reedições dos anos 70.

Além disso, alguns livros finlandeses sobre Tex Willer foram escritos já no século 21, como por exemplo os da autoria dos fãs e pesquisadores de histórias em quadradinhos,  Ilpo Lagerstedt e Janne Viitala.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *