Finalmente o Universo Bonelli marca presença na revista “Mundo dos Super-Heróis”

Por Ezequiel Guimarães

Grande notícia para os fãs dos quadradinhos de qualidade: a prestigiada revista “MUNDO DOS SUPER-HERÓIS“ finalmente abre as suas portas para as personagens bonellianas. Tex, Ken Parker, Zagor, Nick Raider, Mister No, Júlia, Mágico Vento, Judas, Leo Pulp,  Martin Mystère, Dampyr, Dylan Dog, Nathan Never, Bella & Bronco e A História do Oeste, todos estão na “MUNDO DOS SUPER-HERÓIS“!

Para quem ainda não conhece, a revista “MUNDO DOS SUPER-HERÓIS“ é a maior revista do Brasil voltada à banda desenhada, trazendo sempre interessantíssimas matérias sobre, não só super-heróis (como erroneamente o título da revista pode levar a pensar), mas sobre muitas e muitas personagens de BD´s (bandas desenhadas; no Brasil: HQ’s – Histórias em quadrinhos) que existiram e as que ainda existem.

Cada edição traz um dossier completo sobre uma personagem, ou sobre crossovers, o “A a Z” de outra personagem, entrevistas com desenhadores, com argumentistas, com roteiristas; e não só isso: também muitas e muitas matérias sobre personagens de todas as eras (ouro, prata e bronze), personagens brasileiras, tudo sobre as séries televisivas que derivaram de BD´s (ou que acabaram tornando-se BD´s), bastidores do mundo das empresas produtoras de BD´s e muito mais! Tem também reportagens e notícias dos lançamentos de filmes, fanzines, etc., sempre relacionados ao segmento dos quadradinhos.

E os nossos heróis merecem estar lá, pois eles podem não ter ‘visão de raio X´, ou podem não disparar fogo com as mãos, mas para viverem as suas aventuras (e continuarem vivos), com certeza eles também tem os seus ´poderes´ e também são ´super´ no que fazem.

Mas até hoje, o que foi dedicado ao Universo Bonelli foi muito pouco, somente uma matéria “Heróis do Velho Oeste“ (edição nº 13 – Nov / Dez 2008 ), que tinha Tex e Ken Parker (ao lado de Jonah Hex, Tenente Blueberry, Lucky Luke e outros). E uma reportagem muito interessante com Joe Kubert (edição nº. 20 – Jan / Fev 2010), que foi o desenhador do Tex Gigante ´O Cavaleiro Solitário´ (Edição Gigante Mythos nº 9 – Abril 2002) e fez a arte do interessantíssimo Pin ’60 anos de Tex’, pin especialmente feito para a  exposição ‘60 anos de Tex Willer’ (mostra que incluiu páginas ORIGINAIS expostas pela primeira vez num país fora da Itália), com a presença de Fabio Civitelli e Marco Bianchini, durante a XIX edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA), o mais consagrado do género em Portugal (que ocorreu de 24 de Outubro a 9 de Novembro de 2008).

A partir da semana que vem, mais precisamente, dia 17 de Janeiro, chegará às bancas brasileiras a novíssima edição da “MUNDO DOS SUPER-HERÓIS“ com as nossas queridas personagens bonellianas, e com certeza, vai virar item de coleccionador. Corra e adquira logo a sua!!!!

E não é só isso: falem com os vossos amigos, divulguem essa reportagem, façam os vossos comentários sobre a matéria directamente à redacção da revista, pois se a repercussão for muito boa, a “MUNDO DOS SUPER-HERÓIS“ abrirá mais espaço às personagens bonellianas, então peça já o que você quer ver numa próxima reportagem, não fique parado. A redacção recebe centenas de cartas/e-mails pedindo Marvel e DC, então, fãs bonellianos, mexam-se se querem a cada edição matérias sobre as suas personagens favoritas. E por outro lado a MUNDO também serve para divulgar as personagens bonellianas, pois a MUNDO é uma excelente ´montra´ (no Brasil – ´vitrine´) de personagens, pois é voltada a um público específico: aquele que gosta de BD´s (além de ter uma tiragem altíssima), e com certeza, após esta reportagem muitos que não conheciam o Universo Bonelli, vão saber sobre ele, e interessar-se a ler (e outros que já leram Bonelli no passado mas agora estão distantes, voltarão), e consequentemente, aumentando a tiragem de vendas da Mythos, obviamente não teremos mais aquele eterno ´temor´ de ver a nossa revista preferida com risco de cancelamento (caso da Júlia recentemente), e poderemos ter de volta os bonellianos que um dia já estiveram em terras tupiniquins (pois a Editora terá mais fôlego financeiro para trazê-los de volta).

Para se ter uma ideia do que falo, o próprio Editor da MUNDO – Manoel de Souza – após ter participado da matéria, interessou-se pelos bonellianos e vai comprar para ler, e um dos jornalistas envolvidos (Ricardo Quartim) deu a seguinte declaração após o término dos trabalhos: “Foi um enorme prazer poder redigir esta matéria sobre o fascinante universo Bonelli. Inicialmente quando o Manoel me passou esta pauta, fiquei preocupado pelo facto de não ter lido nada sobre esta editora, excepto Dylan Dog. Mas depois, percebi o quão interessante é este universo e tudo o que eu estava perdendo. A partir de agora, vocês ganharam mais um Bonelliano. Esta foi uma das matérias que mais gostei de fazer e espero que não apenas os fãs, mas o público leigo goste do nosso trabalho! E que esta nossa pequena contribuição possa captar novos leitores.”.

A DIVULGAÇÃO é essencial para qualquer personagem. (E também poderemos ter também vários dos heróis bonellianos que já saíram na Itália e nunca – ainda – chegaram ao Brasil).

Pedir novas matéria directamente à MUNDO sobre o Universo Bonelli, vai fazer muito mais para divulgar nossos heróis do que o esforço (admirável) de muitos que já compraram duas revistas da sua personagem favorita e doou uma a um amigo esperando que ele se tornasse mais um leitor Bonelli, pois a MUNDO já está na casa de milhares de exemplares impressos a cada edição, então serão milhares de exemplares divulgando os nossos heróis bonellianos, para milhares de pessoas que JÁ são fãs do segmento BD. PENSE NISSO. E lembrando que a revista “MUNDO DOS SUPER-HERÓIS“ também é vendida em PORTUGAL, então o impacto será similar por aqui também e por isso pedimos aos bonellianos portugueses que enviem comentários directamente à redacção da MUNDO. E se não gostarem das matérias, podem reclamar também.

Agora é com vocês!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Adquiram e opinem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

10 Comentários

  1. Zeca, esta é uma excelente notícia.

    Sou assinante da Revista Mundo dos Super-Heróis desde seu lançamento, tendo todas as edições. Certamente o trabalho será bem feito, pois a qualidade editorial e de pesquisa deles é primorosa.

    Vou aguardar e ler a matéria para depois abordá-la junto aos editores.

    Que outras matérias Bonellianas esteja a caminho.

    Abraços

    Alvarez

  2. Há algum tempo atrás enviei mensagem solicitando o Tex nessa revista, em principio foi respondido que não era o foco publicar o personagem e sim, enfatizar os super-heróis, porém, iriam pensar no assunto e na sugestão.
    A verdade é que o Tex cresceu muito, com vendas altissimas em bancas e no mercado de usados, tem que ser valorizado um personagem que mesmo sem ter a midia em filmes e desenhos é um dos maiorais do universo da banda desenhada em todo mundo, uma lenda dos quadrinhos, um complemento do caráter reto dos seus editores italianos.

  3. Também sou assinante e tenho desde o número 01. As matérias abordadas são fantásticas, com bastante pesquisa. Uma grande divulgação para os persongens Bonelli no nosso País. Quem sabe não fisga algum leitor para o mundo fantástico dos fumetti.

  4. Só que na minha opinião os melhores personagens para quem quer sair do mundo Marvel e DC não são mais publicados no Brasil: Dylan Dog, Nathan Never, Dampyr e Martin Mystere. Tex é faroeste e todo mundo tá careca de saber… não vai ser uma matéria que vai informar isso e vai fazer o cara largar 15 anos de revistas do Super Homem para comprar uma revista de faroeste um tipo de historia que ele não gosta…. agora os menos conhecidos do grande publico como Nathan Never (ficção cientifica), Dampyr e Dylan Dog só não fizeram sucesso pela falta de divulgação. Por exemplo se vc elogiar uma hq do Batman para mim não vai fazer diferença… mas se vc falar de uma hq de terror ou faroeste que a Marvel tenha feito eu posso vir a me interessar.
    esta é minha opinião. Obrigado.
    Falo um pouco sobre hq no meu blog onde também vendo revistas.
    http://editoralorentz.blogspot.com

  5. Olá Drico, entendo e respeito sua opinião, só queria manifestar a minha:
    o objetivo da matéria é DIVULGAR os personagens Bonellianos, afinal, aonde há divulgação de bonellianos sem ser apenas nas próprias páginas das revistas Bonelli da Mythos?

    Esse é o objetivo MAIOR da matéria.

    Não há objetivo de que os leitores Marvel/DC deixem de ler Marvel/DC, não é o objetivo fazer com que ele largue 15 anos de revistas do Super-homem; o objetivo é só DIVULGAR os bonellianos.
    Alguns coneçarão a ler, outros não. Não dá para captar todo mundo.

    Eu mesmo também leio Marvel/DC, e comecei a ler bonellianos quando alguém divulgou para mim; e tenho amigos que leêm Marvel/DC e também bonellianos (após eu divulgar para eles).

    Muita gente sabe que Tex é faroeste, mas nem TODOS. Outro dia em casa de um amigo, conheci outras pessoas e conversando, quando falei de Tex, uma delas (leitor Marvel) me perguntou o que era Tex.

    E a divulgação tem por objetivo também ‘agitar’ pessoas para comentarem, pois as editoras acompanham essa ‘movimentação’ em blogs, sites, forums, etc.
    Um exemplo é ZAGOR, que foi relançado no Brasil, cancelado, e após ‘comentários’ e mais ‘comentários’ voltou, e está nas bancas com 3 títulos.

    Então mesmo esses bonellianos que vc cita e que não estão mais no Brasil, dependendo da ‘movinetação’, comentários, etc, podem voltar a ser publicados
    no nosso solo tupiniquim (como ocorreu com Zagor). Para isso estamos ajudando inicialmente com DIVULGAÇÃO.
    Abraço

  6. Comprei a edição que saiu muito boa gostei muito mas fui comprar a nova agora e não tem nada dos personagens Boneli. Fiquei desapontado pensei que teria em todas,não vai ter mais?

  7. Prezado Mauro. Não é toda edição que vai ter, essa foi uma matéria especial sobre o Universo Bonelli que fizemos.
    Há possibilidade de termos mais, mas para isso há necessidade dos texianos/bonellianos se manifestarem pedindo as matérias que mais desejam (citar assuntos ou somente personagens desejados) diretamente ao editor da revista MUNDO – Manoel, diretamente para o e-mail dele: manoel.souza@europanet.com.br

  8. Comprei essa revista após ler isso aqui um tempo atrás e quero dizer que é muito importante divulgar Tex numa revista tão importante e que alcança tantos leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.