Fanzine “A Conquista do Oeste” – Maio/Novembro 2001 – Página 38 – Autores de Banda Desenhada: Stan Lynde

AUTORES DE BANDA DESENHADA

STAN LYNDE

Fanzine “A Conquista do Oeste” - Página 38Stanley Lynde nasceu a 23 de Setembro de 1931. Desde muito novo começa a desenhar. Passa então, horas e horas a esboçar cenas da vida rural.
Estuda jornalismo e em 1951 vamos encontrá-lo na Marinha. Aqui cria para o jornal da base, uma série chamada “Ty Foon”. Em 1955 está desmobilizado e na vida civil, a trabalhar para um jornal como desenhador e jornalista. No ano seguinte parte para Nova Iorque.

Ali inscreve-se num curso de Arte e acaba por desenhar uma série de “cow-boys”, em 1957, que oferece a vários Sindicatos, sem sucesso. Chamava-se “Rick O’Shay”. Um ano depois vamos encontrar a sua personagem a ser publicada nos jornais, até 1977, altura em que o autor deixa de a criar. Em 1977 e 1978 desenha “John Darling”, sem êxito. Um ano depois é a vez de “Latigo”, que será publicado durante quatro anos.

Em 1984 e 1986 alguns croquis seus, sobre o Oeste, serão reunidos em alguns volumes, devido à qualidade das paisagens e das cenas retratadas.

Rick O'ShayEm 1990 funda com a sua esposa Lynda, uma sociedade para republicar os seus trabalhos antigos sobre “Rick O’Shay”, dos quais possuía os seus direitos. Esta tinha sido uma das suas razões, porque deixaria de trabalhar para o Sindicato e também de desenhar a sua série, depois de não ter chegado a acordo com aquele, para continuar “Rick O’Shay”.

Em Setembro será publicada a primeira obra. Infelizmente, a 22 de Dezembro de 1990, um grande incêndio arrasa o seu Estúdio e todos os originais da sua personagem desaparecem na voragem das chamas. Em 1992 desenha uma nova aventura de “Rick O’Shay”. Depois dedicará o seu tempo a escrever romances…

(Para aproveitar a extensão completa da imagem acima, e/ou imprimí-la, clique na mesma)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.