Exposição de Tex em Moura, Portugal

Chegou a Portugal, o material da Sergio Bonelli Editore para a Exposição de Tex a realizar em Moura de 26 de Maio a 3 de Junho…

Pela primeira vez, um desenhador de Tex desenha Tex Willer em Portugal, mais precisamente em Moura… Tex cavalgando de arma na mão, com a Torre do Relógio no Castelo de Moura, onde vai decorrer a exposição, ao fundo…

É este o desenho de Fabio Civitelli para o XVI Salão Moura BD e que o blogue português do Tex divulga para o mundo, mas sobretudo para os apaixonados Texianos portugueses em mais um inédito e exclusivo mundial. Ao lado deste magnífico desenho do autor italiano, mostramos a foto de parte do castelo…

Tex Willer em Moura por Fabio Civitelli

Cenário real que serviu para Civitelli desenhar Tex Willer em Moura


(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

O curioso deste desenho do Fabio Civitelli é que a torre representada (à qual, em Moura, costumam chamar “Torre do Relógio”, embora o relógio já não funcione há muito) está desenhada como ela era há bem pouco tempo!
Acontece que aqui há meia dúzia de anos, curiosamente num dia 31 de Dezembro, houve uma espécie de temporal que assolou o Sul do país e que, devido aos fortes ventos que se fizeram sentir, acabou por derrubar a pequena torre sineira (que não mais foi reconstruida até hoje).
Pelos vistos, o desenho de Civitelli acabará por perpétuar na memória dos mourenses a torre como sempre se habituaram a olhá-la!…

Pranchas de Fabio CivitelliPara além do desenho dedicado a Moura, vieram ainda 20 pranchas do próprio Fabio Civitelli referente a 3 revistas de Tex:
La Banda dei tre – Tex italiano 554 (acabada de ser editada na Itália e portanto história inédita em Portugal)
L’uomo venuto dal fiume – Tex italiano 476
Il presagio – Tex italiano 475

A acrescentar ao material do desenhador homenageado, a SBE enviou também 30 pranchas de 15 novos desenhadores do staff de Tex Willer, que estão a desenhar pela primeira vez uma história de Tex, pelo que em Portugal teremos uma estreia exclusiva a nível mundial do trabalho destes autores em Tex. São eles:
Pranchas de 15 novos desenhadores de TexCorrado Mastantuono
Rossano Rossi
Marco Torricelli
Dante Erasmo Spada
Pasquale Del Vecchio
Orestes Suarez
Alessandro Piccinelli
Ugolino Cossu
Pasquale Frisenda
Bianchini & Santucci
Giovanni Bruzzo
Giacomo Danubio
Lucio Filippucci
Franco De Vescovi

E ainda teremos expostas, duas pranchas de dois consagradíssimos e já falecidos desenhadores de Tex relativas ao tema central do Salão: “O Gato”.
Aurelio Galleppini
Guglielmo Letteri

Fabio Civitelli também terá à venda em Portugal, alguns exemplares do seu livro “Il West secondo Civitelli-Le Tavole per Tex Willer” para o caso de alguns fãs desejarem adquirir a obra.

Com todos estes atractivos (e ainda com parte da inusitada colecção de José Carlos Francisco), poderemos dizer sem medo de errar que esta é uma das maiores e mais importantes Exposições de Tex realizadas fora da Itália, por isso caro amante da nona arte, não deixe de comparecer em Moura durante os dias 26 de Maio a 3 de Junho e veja com os seus próprios olhos um pouco mais do Mundo de Tex Willer!!!!

3 Comentários

  1. Estou convencido!! Que formidável, absolutamente histórico. Parabéns e nem imagino o esforço em que estás envolvido Zeca. Um abraço. Orlando

  2. Orlando Santos Silva, grande Amigo,
    Tem sido um esforço enorme, mas também prazeroso, porque será algo que decerto ficará na História do Tex em Portugal, já que será um evento de altíssimo nível, como os Texianos portugueses merecem há muito e quando o Homem sonha, a obra nasce!

  3. Fico muito honrado em saber que Tex está de visita à terra donde vieram alguns de meus antepassados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.