Entrevista com o editor Dorival Vitor Lopes a propósito da sua participação no Festival MAB Invicta 2012

Entrevista de Manuel Espírito Santo.

Temos sentido bastante feedback ao Mab por parte do público brasileiro devido à presença no Porto de Fabio Civitelli e homenagem a Sergio Bonelli, poderia dizer-me o que pensa acerca do Mab?
Dorival Vitor Lopes: A importância deste evento é muito grande, sobretudo nesta edição, porque já lá se vão mais de dez anos desde a última manifestação dedicada à BD na cidade do Porto, em 2001. A cultura só tem a agradecer, visto que muitas artes serão representadas, não só os quadradinhos. Está comprovado que a presença de Tex e de um de seus principais desenhadores atrai muito público, tanto em Portugal como no Brasil, por isso essa decisão dos organizadores do MAB foi muito feliz e nós da Mythos nos congratulamos com todos os portugueses e agradecemos pela divulgação de nossa personagem principal.

O que pensa encontrar no Mab e na cidade do Porto?
Dorival Vitor Lopes: Cada evento ligado à BD de que participo tem suas peculiaridades, sempre interessantes, e no Festival Mab o que me atrai, entre outras coisas, é a presença de Civitelli e a exposição dedicada aos 75 anos do Príncipe Valente. Mas acima disso tudo está o prazer de retornar a Portugal, belo País que visito todos os anos, e espero desta vez poder conhecer melhor o Porto, onde já estive várias vezes, mas só a conheci através de um citytour de autocarro, o que é muito pouco. Gostaria de conhecer as famosas Bolsa de Valores e a Livraria Lelo e algumas caves. Já estive no Estádio do Dragão, do meu FCP.

O que poderá Dorival trazer ao Mab e aos fãs do Tex e de Civitelli?
Dorival Vitor Lopes: Houve uma combinação feliz de datas e o evento acontecerá poucos dias depois do lançamento, no Brasil, do livro de Tex, “A História da Minha Vida“, em que o herói conta “em primeira pessoa” os principais factos de sua vida, uma obra belíssima escrita por Mauro Boselli e que contém várias ilustrações no costumeiro estilo fotográfico de Fabio Civitelli. Os amigos que terei o prazer de encontrar no Mab poderão saber mais desse trabalho comigo e com Fabio Civitelli.

Já esteve alguma vez no Porto?
Dorival Vitor Lopes: Como disse, já estive algumas vezes, mas só de passagem, e desta vez espero poder conhecer melhor. Também planejo fazer um passeio pelo Rio Douro.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Entretanto a divulgação do evento segue o seu ritmo e a organização já começou a espalhar cartazes do evento pela cidade do Porto, em especial em alguns dos locais emblemáticos da Invicta, como se pode observar em várias fotos que podem ser vistas clicando AQUI!

2 Comentários

  1. Uma presença do próprio editor das revistas de Tex no Brasil/Portugal e que muito honra todos os fãs portugueses que se deslocarem ao Porto (como será o meu caso), e que engrandecerá o evento. Por mim fico muito contente com este regresso de Dorival a Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *