Discurso de inauguração da 1ª Mostra do Clube Tex Portugal, Anadia, 15 de Agosto de 2014

1º Mostra do Clube Tex Portugal, no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia

Anadia, 15 de Agosto de 2014

Exmo.  Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal de Anadia – Engenheiro Jorge Sampaio;
Caríssimo Maestro Pasquale Del Vecchio;
Minhas senhoras e meus senhores;
Caros Texianos;

Muito boa tarde a todos!

O evento que hoje aqui nos reúne constitui para o Clube Tex Portugal um marco importantíssimo da sua ainda curta história e é com grande alegria que inauguramos hoje esta Mostra que proporciona a presença, em Portugal, do consagrado desenhador italiano, Pasquale Del Vecchio.

Mas antes de mais, sejam bem-vindos a esta bonita e hospitaleira terra, que é Anadia;

Bonita, porque dispõe de um riquíssimo património natural e arquitectónico, de uma paisagem deslumbrante, de um óptimo clima, de um ambiente saudável e de uma excelente qualidade de vida;

Hospitaleira, porque é uma terra que sabe receber, quem a escolhe para viver, para trabalhar, ou para a visitar.

O Clube Tex Portugal agradece ao Senhor Vice-Presidente da Câmara, pela sua presença no Museu do Vinho Bairrada e por vir pessoalmente inaugurar a nossa 1ª Mostra; Agradecemos também toda a colaboração do Executivo, assim como a disponibilidade do Sr Dr. Pedro Dias, Director do Museu do Vinho Bairrada, no apoio a esta iniciativa cultural, possibilitando que a mesma se realize neste nobre espaço.

Gostaríamos também de agradecer a presença de Pasquale Del Vecchio, sobretudo por ter acreditado nesta iniciativa portuguesa e também por ter realizado expressamente a belíssima ilustração de Tex em frente ao edifício dos Paços do Concelho.

Em meu nome pessoal aproveito ainda, para agradecer a todos os Sócios do Clube Tex Portugal, estejam ou não aqui presentes, porque este evento também só foi possível devido à colaboração e disponibilidade de todos os associados do Clube.

Após os grandes sucessos ocorridos em Portugal com as várias exposições ligadas ao Tex (Os desenhadores dos Tex Gigantes, em 2005 no Salão de Viseu; A nova vaga de desenhadores de Tex, em 2007 no Salão de Moura; Os 60 anos de Tex, em 2008 no Festival da Amadora, Os 25 anos de Fabio Civitelli a desenhar Tex, em 2010 no Festival de Beja, As Cidades do Tex, em 2011 no Salão de Viseu, a antestreia mundial do Tex Gigante ”La cavalcata del morto“ e a exposição de homenagem a Sergio Bonelli, em 2012 no MAB Invicta realizado na cidade do Porto, a exposição dedicada ao Tex Gigante, “Os Pioneiros“, em 2013 no Salão de Viseu) ocorridas nos últimos anos em Portugal e que contaram com a presença de Fabio Civitelli por 5 vezes, Marco Bianchini e Andrea Venturi, não esquecendo também a presença de Ivo Milazzo em 2011 no Festival de Beja onde estiveram expostas páginas originais do seu Tex Gigante, uma vez mais um autor ligado a Tex marca presença num evento português: PASQUALE DEL VECCHIO, com a exposição aqui em Anadia de 20 pranchas do seu (ainda inédito) Color Tex que será publicado em 2015 e que damos a conhecer a todos vós em antestreia mundial.

Para concluir, informamos que no final desta sessão, será servido um espumante de honra (não nos esqueçamos que estamos na Bairrada), no espaço de Restauração e Cafetaria do Museu, para o qual ficam desde já convidados.

Obrigado Senhor Vice-Presidente, por nos prestigiar, e obrigado a todos, pela Vossa presença, hoje, em Anadia!

José Carlos Pereira Francisco,
Presidente do Clube Tex Portugal

(Para aproveitar a extensão completa das fotos acima, clique nas mesmas)

2 Comentários

  1. Um belo discurso, sem dúvida. Parabéns ao Zeca e especialmente ao Clube Tex Portugal, por esta grande iniciativa, que ficará na memória mesmo de quem não pôde estar presente.
    Um grande abraço,
    Jorge Magalhães

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *