Dia de Encontro Texiano (com Pasquale Del Vecchio) em Paris (França)

Por Camille Prieto (Paris, França)

Em França, Tex deixou de ser publicado há 19 anos com o falhanço editorial da revista RODEO e da editora SEMIC. Alguns anos depois, entre 2008 e 2013, a editora Clair de Lune tentou publicar Tex com os 25 primeiros Texone, os 16 primeiros Maxi Tex, e a continuação aleatória dos Tex Gigante. Livros de grande formato, pesados, de luxo, com capa dura, mas que eram muito diferente do que os fãs franceses conheciam depois de 50 anos de tradição de pequenos formatos populares.

Pasquale Del Vecchio, desenhando para os fãs parisienses

Outro falhanço e outra nova oportunidade para lançar de novo Tex em França, desta vez com a iniciativa da editora Fordis Books que começou a publicar os Romanzi a fumetti, os Texone e Maxi Tex. O foco fica na juventude de Tex, como maneira de atrair sobretudo novos leitores.

A Fordis, editora cuja sede fica perto de Paris, participa todos os anos no evento da banda desenhada parisense, o «festival SoBD». Cada ano, a editora convida um desenhador italiano, e desta vez, foi o Pasquale Del Vecchio quem respondeu presente.

Camille Prieto e Pasquale Del Vecchio

Foi um momento inesquecível para mim este encontro. Primeiro porque pude falar com o desenhador, e partilhar a nossa paixão pela banda desenhada através desta personagem mítica do Tex. Segundo pela gentileza e grande habilidade ao desenhar o Tex na capa interior do volume «Nueces Valley» que inaugurou a juventude de Tex já há muitos anos. O meu grande «merci» para o Pasquale Del Vecchio, com quem passei um grande momento de felicidade e de partilha a dizer que a minha paixão foi transmitida pelo meu pai. Espero algum dia transmitir também para os meus filhos. Porque Tex é isso, mas é outra história…

Dedicatória desenhada por Pasquale Del Vecchio para Camille Prieto

Para quem quiser ler Tex em francês, pode visitar o website da editora www.fordisbooksandpictures.fr ou entrar em contacto comigo, comentando este post. 

Tex e Dinamite por Pasquale Del Vecchio

(Para aproveitar a extensão completa das fotografias acima, clique nas mesmas)

Um comentário

  1. Pasquale Del Vecchio tem uma arte espetacular, com certeza está entre os top 10 da Bonelli.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *