Cartazes da autoria de Laura Zuccheri e de Roberto Diso para a 7ª Mostra do Clube Tex Portugal

Devido ao surto epidémico da infecção por COVID-19 que já vem a afectar o mundo inteiro desde o início de 2020 o Executivo Camarário de Anadia e a Direcção do Clube Tex Portugal seguiram sempre as recomendações da Direcção-Geral da Saúde e também as orientações do Plano de Contingência do Município de Anadia e adiaram a 7ª Mostra do Clube Tex Portugal prevista inicialmente para os dias 25 e 26 de Abril de 2020.

Agora que a situação pandémica continua a evoluir positivamente no nosso país e sobretudo ao facto de já ser possível organizar eventos culturais com a presença de público, mesmo que com algumas restrições, como por exemplo a obrigatoriedade do uso de máscara em recintos fechados e a higienização dos espaços, o evento TEXiano foi reagendado para 30 de Abril e 1 de Maio de 2022.

Estão confirmadas as presenças de Laura Zuccheri e de Roberto Diso, já que ambos os autores italianos foram solidários com as decisões tomadas em Portugal e desde o primeiro momento se mostraram disponíveis para vir a Anadia numa data alternativa e havendo conciliação de todas as partes, confirma-se os dias 30 de Abril e 1 de Maio para a realização da 7ª Mostra do Clube Tex Portugal, no Museu do Vinho Bairrada.

O evento contará com uma Mostra Pessoal dedicada ao Tex Gigante desenhado pela Laura Zuccheri, onde serão exibidas ao público diversas pranchas da já histórica história de Tex desenhada por Laura Zuccheri, cujos textos são da autoria de Mauro Boselli e a pouco mais de um mês de distância é plausível afirmar que a Editora Polvo, aproveitará a presença de Laura Zuccheri em Portugal, para lançar no nosso país aquela que é a primeira aventura de Tex desenhada por uma mulher!

Cartaz (da autoria de Laura Zuccheri) da 7ª Mostra do Clube Tex Portugal

Também a Editora A Seita está a preparar uma surpresa para lançar em Anadia, aproveitando o facto do evento reunir bastante público-alvo da sua colecção dos volumes cartonados de Tex e tendo a atracção da presença dos autores.

A 7ª Mostra do Clube Tex Portugal também contará com uma Mostra Pessoal dedicada a Roberto Diso onde serão exibidas ao público diversas pranchas da sua mais recente história de Tex!

Cartaz (da autoria de Roberto Diso) da 7ª Mostra do Clube Tex Portugal

Destaque para o facto de a 7ª Mostra do Clube se realizar, pelo sétimo ano consecutivo, em Anadia, devido ao interesse e apoio da autarquia Bairradina, na pessoa da Excelentíssima Senhora Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Eng.ª Maria Teresa Belém Correia Cardoso, do Excelentíssimo Senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal de Anadia, Eng.º Jorge Sampaio e do Director do Museu do Vinho Bairrada, o Excelentíssimo Senhor Doutor Pedro Dias, disponibilizando novamente o luxuoso e mui nobre Museu para a realização de mais esta Exposição Texiana. Recorde-se que temos em Anadia uma Exposição PERMANENTE dedicada a Tex, exposição essa que se encontra patente no Museu do Vinho Bairrada e tem a (enorme) particularidade de ser a ÚNICA Exposição PERMANENTE (exposta numa ala inaugurada em 2017 na 4ª Mostra) neste magnífico Museu Bairradino que não está relacionada com o vinho e que mostra bem a importância e a aposta do Executivo Camarário assim como da Direcção do Museu do Vinho Bairrada, que denominaram oficialmente Anadia como sendo a Capital Portuguesa do Tex.

Exposição permanente dedicada a Tex no Museu do Vinho Bairrada

O Museu do Vinho Bairrada foi inaugurado a 27 de Setembro de 2003. Sob a tutela da Câmara Municipal de Anadia, está instalado num edifício construído de raiz para o efeito, dotado de mobiliário adequado aos espaços e funções, com equipamentos informáticos e audiovisuais, e sistema de segurança. A Exposição Permanente, designada por Percursos do Vinho, encontra-se no piso zero do museu e exposta ao longo de seis salas temáticas, com peças de valor arqueológico, etnográfico e técnico, reunidas com a colaboração de diversos vitivinicultores, entidades locais e nacionais.  E agora, então como prova da consideração e apreço do município, realce também para a exposição permanente dedicada ao Tex no Museu do Vinho Bairrada, tratando-se, como dissemos anteriormente e não nos cansamos de repetir, da única exposição permanente que não está relacionada com o vinho, mas que exibe as belíssimas Artes com que os desenhadores de Tex agraciaram Anadia e a sua região nestes últimos anos!

Tex (Mário João Marques), José Carlos Francisco, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Anadia (Eng. Jorge Sampaio) e Dr. Pedro Dias (Director do Museu do Vinho Bairrada) e o estatuto de Anadia – Capital Portuguesa do Tex!

Por tudo isto e muito mais, caro leitor, reserve já na sua agenda os dias 30 de Abril e 1 de Maio para poder marcar presença em mais este grandioso evento que se perspectiva e onde uma vez mais a convivência com autores e coleccionadores de Tex será algo de verdadeiramente excepcional e grandioso!

7ª Mostra do Clube Tex Portugal CONFIRMADA para 30 de Abril e 1 de Maio no Museu do Vinho Bairrada em Anadia com as presenças de Laura Zuccheri e Roberto Diso

(Para aproveitar a extensão completa  das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.