As Leituras do Pedro: Nick Raider #2 Golpe de Cena

As Leituras do Pedro*

Nick Raider Agente de Homicídios #2 Golpe de Cena

Giuseppe Ferrandino (argumento)

Gustavo Trigo (desenho)

Mythos Editora
Brasil, Junho de 2018

160 x 210 mm, 96 p., pb, capa cartão

De banal a surpreendente

Grosso modo – com todos os perigos e inconvenientes das generalizações – podemos dividir os relatos policiais fundamentalmente em dois tipos: os dedutivos e os de acção; de comum a todos haverá sempre – deverá haver? – uma surpresa final que mostre ao leitor como leu quase toda a história enganado…

Nick Raider, o detective nova-iorquino da Sergio Bonelli Editore, criado por Claudio Nizzi, encaixa claramente no segundo tipo – ou não fosse ele conhecido como o ‘Tex de Nova Iorque’ e até pelo carácter eminentemente popular destas edições italianas na sua origem – não faltando neste Golpe de Cena, o volte-face final.

Na origem desta narrativa, está um assaltante surpreendido em pleno golpe pelo regresso inesperado dos donos da casa, acabando o confronto com uma morte. Desenrolando-se tudo isto perante o olhar do leitor, nada mais parece haver a esperar do que uma investigação de Nick Raider e dos seus parceiros, que os leve até à descoberta e captura do criminoso que – para o leitor – obviamente não é quem os agentes da lei inicialmente consideram o principal suspeito.

Com algumas tentativas de humor forçadas, o grosso do relato assenta no avançar do inquérito e numa longa – de mais de 20 pranchas – perseguição – a pé, de mota, de barco e a nado, de Raider ao suspeito.

Só que, fazendo jus à boa tradição do policial, quando os detectives – e com eles o leitor – julgavam o criminoso detido e o caso fechado, começam a surgir pormenores que fazem a diferença e transformam uma história pouco mas do que banal dentro do género, em algo mais. Ou seja, transforma um policial de acção dos anos 1990 satisfatório q.b. , numa leitura mais estimulante e capaz de surpreender.

* Pedro Cleto, Porto, Portugal, 1964; engenheiro químico de formação, leitor, crítico, divulgador (também no Jornal de Notícias), coleccionador (de figuras) de BD por vocação e também autor do blogue As Leituras do Pedro 

(Clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *