CARLO AMBROSINI (desenhou, entre outros, Ken Parker, Dylan Dog, Napoleone, Jan Dix, Le Storie e Tex) abrilhantará o Festival de BD de Beja, a realizar em Setembro

Carlo Ambrosini e a dedicatória num Tex Gigante, com Giovanni Ticci a seu lado

CARLO AMBROSINI, consagrado escritor e desenhador italiano pertencente aos quadros da Sergio Bonelli Editore, onde desenhou, entre outros, Ken Parker, Dylan Dog (o “Dylan Dog vol. 4: O Imenso Adeus”, com argumento de Tiziano Sclavi e Mauro Marcheselli foi publicado em Portugal pela editora A Seita na colecção Aleph), Napoleone, Jan Dix, Le Storie e Tex estará presente, pela primeira vez, em Portugal, mais precisamente em Beja, no próximo mês de Setembro, conforme anunciamos há cerca de uma semana aqui mesmo no Blogue do Tex.

Será então no XVI Festival de BD de Beja que teremos então, de 3 a 5 de Setembro, a presença de Carlo Ambrosini, no primeiro fim-de-semana do festival que contará este ano com 13 exposições, quatro delas colectivas. As mostras individuais vão ser “assinadas” por António Jorge Gonçalves, Bárbara Lopes, Luís Louro e Jorge Magalhães, de Portugal, assim como pelos estrangeiros Bartolomé Segui (Espanha), Carlo Ambrosini e Lele Vianello (Itália), e Nicolas Barral e Vicent Vanoli (França).

XVI Festival Beja 2021 – Arte do cartaz da autoria de Susa Monteiro

O evento, que vai decorrer de 3 a 19 de Setembro, promovido pela Câmara Municipal de Beja, regressa à Casa da Cultura da cidade alentejana, após ter sido cancelado no ano passado, devido à pandemia da Covid-19. Nesta 16ª edição, o festival vai incluir exposições, o Mercado do Livro e lançamento de obras, apresentação de projectos, conferências, oficinas e os “famosos concertos desenhados”, entre outros “ingredientes”.

O festival, que arrancou em 2005, procura mostrar, anualmente, diferentes abordagens da Banda Desenhada e dar a conhecer autores desta área artística, uns mais independentes, outros mais conhecidos. 

Carlo Ambrosini virá em Setembro a Portugal para participar no XVI Festival de BD de Beja

Para finalizar, deixamo-vos com uma breve biografia, escrita por Mário João Marques:
Autor completo, Carlo Ambrosini nasceu em 1954 em Azzano Mella, na Lombardia. Depois de frequentar o Liceo Artistico, diploma-se na Academia de Belas Artes de Brera e começa a trabalhar na banda desenhada em 1976 para a Editoriale Dardo, posteriormente para a Editoriale Corno, Ediperiodici e Mondadori, para quem vai desenhar alguns episódios de Storia d’Italia a Fumetti e Storia di Roma a Fumetti, ambas de Enzo Biagi.

Em 1980, inicia a sua colaboração com a Sergio Bonelli Editore, desenhando alguns episódios de Ken Parker, incluindo o último da série. Em 1984,escreve e desenha a série medieval Nico Macchia para a revista Orient Express, e em 1987 estreia-se em Dylan Dog, com a aventura Canale 666, série para a qual também vai escrever algumas histórias. Ainda para a Bonelli, cria o detective Napoleone, uma série quase inteiramente produzida por si, e que durará 54 números, desenha um Tex Speciale (Il Prezzo della vendetta), e entre 2008 e 2010 a série Jan Dix, outra sua criação.Realizou alguns episódios para Le Storie, incluindo o recente regresso de Napoleone, e em 2014 o terceiro Orfani: Ringo, até regressar a Dylan Dog. Escreveu ainda alguns argumentos de western para Paolo Eleuteri Serpieri e trabalhou para a editora francesa Casterman com Barokko. Em 2004, venceu os prémios Fumo di China de melhor desenhador e de melhor série com Napoleone.

Carlo Ambrosini estará no Festival de Beja 2021 onde concederá autógrafos aos seus fãs

(Para aproveitar a extensão completa das imagens, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *