Capas Aurelio Galleppini – Edições Tex “Normal” nº 16 a 20

Por José Rivaldo Ribeiro *

Capa original - Tex nº 109 – Novembro 1969Tex nº 16 – Território Apache

Publicação desta capa no Brasil: (Quatro vezes)

Esta capa segue a ordem original italiana!

Capa original: Tex nº 109 – Novembro 1969
História: Tex nº 108/109 – Territorio Apache / Massacro!! – Out/Nov 1969

Tex nº 16 - Editora Vecchi – Junho 19721º – Tex nº 16 – Editora Vecchi – Junho 1972

Falando inicialmente desta capa, que, aliás, é belíssima, vem-me à mente uma dúvida ou uma certeza. Naquela época os famosos fotolitos eram enviados ao Brasil pela matriz SBE, mas algumas partes das capas inevitavelmente tinham de ser retocadas pela Vecchi; refiro-me àquelas partes cobertas pelo preço, “logótipo” da revista ou mesmo os títulos originais das histórias. Felizmente, com o advento Internet e programas como Photoshop, esses pequenos detalhes podem ser facilmente modificados. Só para confirmar o que digo, basta comparar (na edição italiana) o bico da bota direita de Tex, coberta pelo título e na reedição “Tre Strelle” o bico da bota está quadrado enquanto que no Tex (brasileiro) com o retoque o bico da bota ficou arredondado. Não vou detalhar tudo de cada capa, basta comparar as mesmas e notar as pequenas diferenças.
Em Tempo:Território Apache”, desta edição é, de facto, uma ventura que todo Texmaníaco não pode deixar de ler e se tiver a oportunidade de reler a versão Vecchi e verá uma diferença tremenda na nova tradução; falas como: “E não tente puxar do pequeno revolver que geralmente traz junto à pança”, ficaram:“E não tente sacar a Derringer que sempre carrega no colete!” entre tantas outras diferenças!!
– Publicada em TEX#154/155/156 & TEH#19, com o mesmo título e uma nova tradução!
Apenas para lembrar que a história não é de Galep e sim de G. Ticci que diga-se de passagem possui um do traços mais marcantes da carreira do Ranger.

Tex nº 16 - Segunda Edição - Editora Vecchi – Julho 19782º – Tex nº 16 – Segunda Edição – Editora Vecchi – Julho 1978

Capa com cores totalmente modificadas pela Vecchi e com os péssimos retoques!
Edição especial de 192 páginas. Quem colecciona TEX não pode de forma alguma deixar de fora a série (2ª EDIÇÃO); são diferenças não só apenas nas capas que, aliás, parece que ou eram mal-pintadas propositadamente para serem diferenciadas da série original “se bem que até ao nº 37 é outro formato”.
Esta edição curiosamente traz 18 páginas em quadradinhos com a apresentação de Zagor, personagem Bonelliano recém adquirido pela VECCHI e que ganharia revista própria no mês seguinte.

Tex Coleção nº 83 - Editora Globo – Dezembro 19933º – Tex Coleção nº 83 – Editora Globo – Dezembro 1993

Capa fora da ordem cronológica, utilizada como simples encaixe!
Esta capa da Globo está excelente, apenas a cor de fundo foi modificada!

Tex Coleção nº 155 - Mythos Editora – Dezembro 19994º – Tex Coleção nº 155 – Mythos Editora – Dezembro 1999

Finalmente; além de estar na ordem exacta a capa está magnífica, com nova tradução e repintada com todo carinho e cuidado que esta revista merece!

Capa original - Tex nº 56 – Junho 1965Tex nº 17 – O Massacre dos Búfalos / O Mistério do Vale da Lua
Publicação desta capa no Brasil: (Três vezes)

Esta capa segue a ordem original italiana!

Capa original: Tex nº 56 – Junho 1965
História: Tex nº 133/134 – Condor Pass – Nov/Dez 1971
História: Tex nº 55/56 – La Valle della Luna/La rivolta – Mai/Jun 1965

Tex nº 17 - Editora Vecchi – Julho 19721º – Tex nº 17 – Editora Vecchi – Julho 1972

Nota-se nitidamente uma diferença entre a capa italiana e a brasileira, a “lamparina” quase esbarra no ombro de Tex; a cena da capa é algo à parte que não aparece nas histórias desta edição. Tex jogando baralho? Eu não me lembro!
Estaria absolutamente na ordem original italiana, não fosse o deslize de “O Massacre dos Búfalos”. De facto as duas histórias que compõem esta edição são curtas para os padrões da época, porém são bem raras as aventuras de Tex com um enredo curto, afinal os leitores estão acostumados a aventuras mais longas; esta história foi desenhada especialmente para intercalar duas histórias longas, talvez porque a história seguinte “Missão em Silver Bell ” ainda não estivesse devidamente pronta e a ser assim seria inserida uma história com enredo curto! Por aqui a Vecchi por algum motivo deixou essa história de fora da série normal.
Em Tempo: O Massacre dos Búfalos foi reeditada em TXC#185 pela Mythos com o título “Os Exterminadores”, que foi republicada em TEH#68; já O Vale da Lua, foi reeditada em TXC#87 e também pode ser lida em TEH#32.

Tex nº 17 - Segunda Edição - Editora Vecchi – Agosto 19782º – Tex nº 17 – Segunda Edição – Editora Vecchi – Agosto 1978

Capa com cores totalmente modificadas pela Vecchi e com os péssimos retoques!
Em tempo: Notem que na reedição, os títulos das histórias aparecem sem as tarjas, dessa forma a capa ficou até mais “limpa”. E nitidamente a imagem está invertida!

Tex Coleção nº 75 - Editora Globo – Abril 19933º – Tex Coleção nº 75 – Editora Globo – Abril 1993

Capa fora da ordem cronológica, utilizada como simples encaixe!
A Globo fez algumas modificações; a lamparina está bem próxima à cabeça de Tex e a chave que acende a lamparina foi retirada!!

Capa original - Tex nº 66 – Abril 1965Tex nº 18 – Drama no Circo
Publicação desta capa no Brasil: (Duas vezes)

Capa original: Tex nº 66 – Abril 1965
História: Tex nº 65/66/67 – La banda dei Mormoni/Dramma al Circo  Mar/Abr/Mai 1966

Tex nº 18 - Editora Vecchi – Agosto 19721º – Tex nº 18 – Editora Vecchi – Agosto 1972

Total e absolutamente diferente das outras histórias que os leitores estão acostumados a ver; “Drama no Circo” foge um pouco à regra “faroeste”,mas sem sair do contexto das tramas de Tex já consagradas. Onde se escondem um grupo de bandidos denominados “O Bando dos Mórmons”, é a nova tarefa incumbida a Tex e Carson; uma pista leva-os ao Great American Circus; nossos Rangers logo descobrem que às vezes o que se procura está mais perto do que se imagina e como sempre as aparências enganam, o que de facto para Tex isso já não é mais novidade! Pat Mac Ryan também está nesta história e literalmente dá um show! Vale a pena conferir!!
Publicada pela GLOBO em TXC#100/101/102 como “ O Bando dos Mórmons”, com uma nova tradução e livre dos cortes, assim como na publicação na 1ª e 2ª edição, as tiras não são numerada! Também pode ser lida em TEH#37 pela Mythos!

Tex nº 18 - Segunda Edição - Editora Vecchi2º – Tex nº 18 – Segunda Edição – Editora Vecchi – Setembro 1978

Capa com cores totalmente modificadas pela Vecchi!
Um facto curioso é que na primeira e segunda edição Tex e Carson ainda são chamados de “Guardas Rurais”.

Capa original - Tex nº 62 – Dezembro 1965Tex nº 19 – Cidade sem Lei
Publicação desta capa no Brasil: (Três vezes)

Capa original: Tex nº 62 – Dezembro 1965
História: Tex nº 61/62/63 – La città senza Legge/Squali. Nov/Dez 1965/Jan 1966

Tex nº 19 - Editora Vecchi – Setembro 19721º – Tex nº 19 – Editora Vecchi – Setembro 1972

G. L. Bonelli sempre teve o cuidado de não mencionar datas nas aventuras do nosso Ranger, porém todo bom leitor aficionado sabe que as tramas passam-se na segunda metade do século 19. Esta aventura faz menção à tão famosa “Corrida do Ouro da Califórnia – 1848/1855”, e para quem acompanha a saga, essa não é a primeira vez que uma aventura de Tex tem como pano de fundo, “A Febre do Ouro”.  O ouro foi, é e sempre será sinal de riquezas, mas também sinal de ganância, traição, morte etc… Histórias em quadradinhos de diversos criadores e autores em diversas épocas usaram a corrida do ouro para ilustrar belíssimas aventuras, Bonelli não podia deixar o seu consagrado personagem de fora. Eu recomendo esta história para quem está afim de muita pancadaria, tiros, bombas e subtis factos históricos; quem puder comparar as edições da VECCHI e MYTHOS terá algumas surpresas!
Em tempo: Capas como estas certamente ficaram “perdidas” nas colecções passadas e talvez nunca mais serão republicadas; mas de certa forma é uma que não ficou de fora! Existem muitas, mas muitas capas de Galep ainda inéditas no Brasil; mesmo sendo editadas aos poucos, como assim vem sendo feito com o apoio e escolha de  José Carlos Francisco, as capas demorariam anos para saírem todas. Publicada pela GLOBO em TXC#95/96 com uma nova e belíssima tradução, a história teve o mesmo título, porém, as versões anteriores saíram com os números que dividem as tiras!!

Tex nº 19 - Segunda Edição - Editora Vecchi – Outubro 19782º – Tex nº 19 – Segunda Edição – Editora Vecchi – Outubro 1978

Capa com cores e tons modificados pela Vecchi!
A sequência da história é exactamente a mesma.
Em tempo: Muitos coleccionadores e leitores “fundem” as séries 1ª e 2ª edição numa só colecção; afinal a 2ª foi lançada devido ao sucesso da revista e para dar oportunidade a quem perdeu os raríssimos primeiros números de finalmente “fechar” a sua colecção!
Mas há controversas; como coleccionador e leitor, digo convicto que: “São duas colecções distintas; apesar de seguirem as sequências de histórias, uma nada tem a ver com a outra”. A própria Vecchi induziu os seus leitores de misturarem as duas séries, basta olhar no expediente das revistas, na série de edições disponíveis; não há distinção entre uma e outra!
Em suma; uma colecção de Tex que tem inseridos números da segunda edição, não está completa!

Tex Coleção nº 65 - Editora Globo – Junho 19923º – Tex Coleção nº 65 – Editora Globo – Junho 1992

Capa fora da ordem cronológica, utilizada como simples encaixe!

Capa original - Tex nº 38 – Dezembro 1963Tex nº 20 – A Quadrilha do Ás de Espadas
Publicação desta capa no Brasil: (Duas vezes)

Capa original: Tex nº 38 – Dezembro 1963
História: Tex nº 37/38 – L’Asso di Picche/Sabbie mobili  – Nov/Dez 1963

Tex nº 20 - Editora Vecchi – Outubro 19721º – Tex nº 20 – Editora Vecchi – Outubro 1972

São poucas as capas que vemos e ficam fixadas para sempre em nossa memória, essa sem sombra de dúvida é uma delas, a cena é absolutamente fora do “normal” que conhecemos para uma capa de uma revista do Tex! Claro que ajudar o próximo sempre foi algo trivial para Tex, afinal, ele é o “mocinho” e ele tem algo de “humano” que outros heróis da BD não possuem. Há quem critique o Ranger e o chame de “matador”, porém esquecem-se de mencionar que milhares de pessoas já foram salvas devido à sua sagaz interferência e inteligência. Albo D’oro nº 8 oitava sérieCuriosamente essa capa foi totalmente modificada; em “Albo D’oro nº 8 oitava série”,o cenário é um incêndio; já na versão da série “Tre Strele”, muda-se o cenário e os pés do personagens ficam imersos no lamaçal; outro facto curioso é que mesmo nas versões italianas posteriores algumas mudanças foram feitas nessa capa, na Série “Tutto Tex” o rosto do Ranger foi totalmente  modificado e os arbustos do fundo também “cresceram”, como podemos ver no quadro de capas mostrados um pouco mais abaixo.

Publicada pela GLOBO  em TXC#62/63 com o título  “O  Às de Espadas”, nova tradução e sem números de tiras. Essa Aventura também pode ser lida em TEH#23!!
Para quem curte aventuras do Ranger em meio a rios e embarcações essa é uma óptima oportunidade de leitura!

Tutto TexTex Nuova Ristampa
.
.
Tex nº 20 – Segunda Edição - Editora Vecchi – Dezembro 19782º – Tex nº 20 – Segunda Edição – Editora Vecchi – Dezembro 1978

Capa com cores e tons modificados pela Vecchi; apesar disso nesta segunda versão vemos detalhes redesenhados e dessa vez o fundo vermelho respeitou o original que foi trocado pelo azul da primeira série!
Em tempo: A pesar de ter sido cancelada na edição nº 149, pois a qualidade sequencial estava péssima, a 2ª edição se estivesse hoje nas bancas poderia ser uma boa oportunidade de podermos ler boas histórias que tiveram sequências e páginas cortadas pela GLOBO; aos poucos muitas dessas histórias vem sendo relançadas pela MYTHOS em edições especiais.


* José Rivaldo Ribeiro é um grande coleccionador brasileiro de banda desenhada, tendo participado activamente de pesquisas para edições, blogues e sites referentes a BD de diversos géneros!
Considera-se um crítico de banda desenhada e é também leitor e coleccionador de Tex.

2 Comentários

  1. Olá Rivaldo, o levantamento que você está fazendo é maravilhoso, um verdadeiro mestrado, parabéns. Só queria registrar aqui que discordo de você no que diz respeito a primeira edição ser uma coleção e a segunda edição outra. Em minha opinião, é apenas uma nova prensagem, de repente até com uma nova roupagem, como é o caso por exemplo na Itália, da série TUTTO TEX e TEX NUOVA RISTAMPA, mas, que continua sendo apenas uma nova prensagem da primeira edição. Considero coleções separadas, embora contenham as mesmas histórias, as séries: Edição Histórica, Tex Ouro e Clássicos do Tex. Forte abraço, Sílvio Introvabili

  2. Caro José Rivaldo, parabéns por mais um lote de capas e informações, curiosidades. Belo trabalho o seu. Espero ansioso pelos próximos posts.

    Um abraço

    Jesus Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *