Biblioteca Tex, da Panini Comics, regressa em 2022 com dois novos livros

Tex Willer continua a ser um fenómeno extraordinário de vendas à escala planetária tendo em conta os milhões de exemplares que a cada novo ano são vendidos em países, sobretudo, como Itália e Brasil, mas também Portugal, França, Finlândia ou até na Índia, apesar da “crise” que assola a banda desenhada mundial onde praticamente se constata que a cada ano a Nona Arte vai perdendo milhares de leitores no seu todo.

E um dos países onde Tex tem uma extraordinária pujança e até uma expansão cada vez maior é no Brasil, a segunda casa do Ranger, já que depois de Itália não há a menor dúvida que a legião mais fervorosa de texianos se encontra no Brasil, sobretudo em número de exemplares adquiridos, número esse que somente é suplantado, obviamente, pelo mercado italiano.

Actualmente Tex é publicado pela Mythos Editora, a casa de Tex no Brasil há mais de duas décadas, mas também foi recentemente publicado pela Editora Salvat que distribuiu a luxuosa série Tex Gold. E a partir de Maio deste ano, outro colosso mundial, depois de um breve hiato, volta a publicar Tex no Brasil, a Editora Panini Comics

Trata-se da colecção Biblioteca Tex, cujo número inaugural, em 2020, trouxe a história “Os justiceiros de Vegas”, escrita por Mauro Boselli e ilustrada por Corrado Mastantuono. Ainda em finais de 2020 tivemos o segundo título da colecção: “Juiz Bean“, aventura igualmente escrita por Mauro Boselli, mas desenhada por Pasquale Frisenda. Em Março de 2021 tivemos no número 3 da Biblioteca Tex, “Os fanáticos do Tigre Negro“, uma belíssima história escrita por Claudio Nizzi e desenhada por Claudio Villa.

Agora em Maio, mas já em pré-venda com o valor de 99,90 Reais, teremos no quarto número da Biblioteca Tex Colorado Belle, aventura de 220 páginas (em cores) da dupla Mauro Boselli & Alfonso Font, no habitual formato: 17X26 cm e capa dura: Na trilha de uma gangue sangrenta, Tex e Kit Willer encontram o reverendo Charles Morrow, que está procurando por sua irmã desaparecida; uma cantora de salão conhecida como Colorado Belle! Mas uma outra busca é ainda mais urgente: depois de exterminar uma pequena caravana, bandidos sequestraram três meninos para vender aos índios. Tex e seus companheiros decidem então salvar os reféns, mas, perseguidos nas montanhas do Colorado, eles ainda precisam rastrear outra garota sequestrada e tentar deter a gangue de Deadman Dick antes que eles ataquem o banco de Colorado Springs!

Capa original italiana de ‘Colorado Belle’

Quanto ao segundo título a publicar em 2022, o número 5 da Biblioteca Tex, terá por título “A Máscara do Terror”, com argumento de Claudio Nizzi e desenhos de José Ortiz.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens, clique nas mesmas)

15 Comentários

  1. Muito boas as histórias, interagem de maneira que o leitor se vê no meio das histórias.

  2. Que maravilha pard Zeca. É uma excelente notícia, pois é sempre bom termos publicações de alta qualidade como esta. Tomara que continue além disso.
    A Panini também poderia colocar algumas histórias clássicas que foram publicadas nesta coleção na Itália, como El Muerto, e histórias do Mefisto, entre outras. Abraços.

  3. Essa história está sendo vendida atualmente na Tex Ouro 97. Nesse momento por 12,50. Quem não pode ou não quer pagar esse valor abusivo da Panini mas quer ler, é só ir no site da Mythos.

    • Obrigado pela dica Raphael, sou fã do Tex, mas são tantas revistas que a grana fica curta. Poderia passar os números das outras que saíram .

  4. Os valores de HQ’s atualmente estão surreais. E pensar que paguei apenas aproximadamente R$ 10,00 à época para comprar as duas edições de Tex mensal em que foi publicada essa história.
    Vendo pela trajetória histórica, concluo que a Mythos vem sim fazendo um ótimo trabalho com o personagem, o mantendo a preços acessíveis (ou mais acessíveis que a grande maioria das publicações no mercado editorial atual), ainda mais com a oferta de promoções periódicas. Imaginem se a Mythos perdesse os direitos e a Panini assumisse Tex, lançando edições a preços absurdos. Seria o meu fim.
    No fim, há de se observar que essa coleção é destinada para um tipo mais específico de consumidor, talvez atraia até novos leitores para Tex.

    • Essa coleção da Panini supera em beleza o Tex Gold na minha opinião… É obvio que essa história no Tex ouro e em P/B precisa ser mais em conta. A encadernação e o colorido é show nesse Tex da Panini. Que tenha vida longa. Sds

      • Amigo, com devido respeito, tenho todas as coleções de Tex completas. O Tex Gold da Salvat, na minha opinião de colecionador e admirador de Tex? Eu considero a coleção mais linda do Tex. Também de igual beleza aqueles Tex grandes da Mythos, até o número 12.

  5. Maravilha vou continuar minha coleção a PANINI… já tenho os três lançados…

  6. Caro José Carlos Francisco,
    Não tens alguma novidade sobre a volta do Tex em Cores? Existe um boato que pode voltar e ser adquirido num sistema de Catarse?
    Sds.

    • Pard Dirk,
      Oficialmente não há nada de concreto por enquanto… talvez haja essa hipótese mas a haver, somente no segundo semestre…

  7. Zeca, boa noite… tem como você saber da MYTHOS por que não lançaram este mês Tex Bis já que estava no cronograma do ano…

    • Tex Bis foi adiado, é o que sabemos. Vamos tentar apurar se será publicado em Junho 😉

  8. Buenas! Gratidão pelas informações valiosas. Li hoje o volume 2 da coleção “Biblioteca Tex”. Edição belíssima. Qualidade excelente. Gostei bem mais do que a coleção “As grandes aventuras de Tex”, cuja qualidade, a meu ver, poderia ser bem melhor, e as histórias poderiam ser mais bem selecionadas. Vou com tudo nessa nova coleção da Panini. Saudadona da melhor coleção de todas: a velha e boa Tex edição em cores da inconstante Mythos. Vida longa a todos os leitores de Tex.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *