Barack TEX Obama no jornal “Negócios”, de 13 de Janeiro de 2012

Por José Carlos Francisco, após “descoberta” de Orlando Santos Silva

O Jornal de Negócios, um caso raro em que apareceu primeiro na Internet do que nas bancas, pois lançado em 1997, o negocios.pt foi o primeiro jornal económico e financeiro online em Portugal sendo preciso esperar um ano pela edição em papel do semanário Jornal de Negócios que em 2003 passou a ser diário (pertencente ao poderoso grupo português de empresas de media, Cofina), surpreendeu os fãs e coleccionadores portugueses de Tex ao colocar na sua primeira página Barack Tex Obama!

Expliquemos: no topo da capa do jornal há a menção para um trabalho da autoria do humorista João Quadros a propósito de um seu olhar sobre as primárias americanas e para ilustrar esse trabalho o jornal colocou como chamada de capa uma ilustração de Tex (representativa de uma das mais famosas capas de Tex que por sua vez foi inspirada em John Wayne) cujo rosto é “só” de um dos homens mais poderosos do mundo: Barack Hussein Obama, o 44º e actual presidente dos Estados Unidos da América, desde 24 de Janeiro de 2009 e Nobel da Paz de 2009.

No interior do jornal e para ilustrar o artigo de opinião de João Quadros, a mesma imagem e novamente a cores, mas em tamanho muito maior, ilustra o texto intitulado “O Prior do Mundo – Um breve olhar sobre as primárias americanas)” dando uma vez mais um belo destaque à personagem maior dos fumetti (banda desenhada em Itália) italianos e que não deixa de ser imediatamente por todo e qualquer fã do Ranger que se preze.

Seria interessante descobrir se o autor do texto do jornal “Negócios”, ou seja, o humorista João Quadros também é um fã e coleccionador de Tex ou se a imagem para ilustrar o seu artigo de opinião foi escolhida ao acaso e fosse qual fosse a resposta, dissesse qual o critério para a escolha de tão famosa ilustração de Tex da autoria de Aurelio Galleppini, mas enquanto apenas podemos deduzir hipóteses, eis o artigo em todo o seu tamanho:

O Prior do Mundo (Um breve olhar sobre as primárias americanas).

Se em Portugal parece pré-histórico a influência de seitas na política, nos Estados Unidos, na passada quarta-feira, em New Hampshire, os americanos hesitaram entre votar num mórmon, num adventista ou num criacionista, para derrotar Obama. Estamos melhor. Pode parecer despiciendo, dada a paz no mundo e a situação calma dos mercados, conhecer os candidatos a candidatos à Sala Oval, mas os outros temas da semana eram mais chatos.

Rick Perry
(61 anos)
Governador do Texas, em Agosto de 2011 organizou um “rally” evangélico de orações, em Houston, para mais de 30.000 almas. Aqui está uma coisa de que nem a Cristas se lembrava: um “rally” de Portugal de joelhos. Dizem que é um bêbedo – a “drunken whacko” – mas se calhar, o que ele faz, são transfusões com o “sangue do senhor”.

Rick Santorum
(53 anos)
Tem nome de actor de filmes pornográficos mas tudo o que vem a seguir é uma decepção: católico devoto, ultraconservador, é o preferido dos eleitores evangélicos. Renega Darwin e acha estúpidos os seres que Deus criou e que foram capazes de pôr mamutes nas pinturas rupestres em vez de dinossauros; quando os T-rex eram tão grandes e andavam por ali à solta e davam tanto jeito para sustentar a sua teoria. Acha que o homem não vem do macaco porque isso não faz sentido uma vez que Adão tinha uma costela mágica que fazia pessoas, sem pipi. Compara a homossexualidade à pedofilia e ao bestialismo; e a ter de optar talvez escolhesse a terceira se o parceiro fosse um cordeiro que tira o pecado do mundo. É o João César da Neves do Texas.

Newton Gingrich
( 67 anos)
É o bota abaixo – era favorito há uns meses mas assim que começou a falar sofreu o efeito Fernando Nobre. Mesmo que lhe façam como ao Kennedy, não vai a lado nenhum.

Jon Huntsman
(51 anos)
Ex-embaixador americano na China – queremos este! Para Portugal, em termos estratégicos e económicos, era o que mais nos convinha. Fazíamos uma troika. Nesta altura dava mais jeito que o cão de água português de Obama, que não tem correspondido às expectativas que todos tínhamos e de que os jornais tanto falaram. Pensávamos que, com o Bo na presidência, tudo ia mudar e, afinal, nada. Os cães copiam os hábitos dos donos. Com o ex-embaixador da China na Casa Branca e Mário Crespo em Washington, os EUA podiam ser oficialmente os nossos melhores amigos. Desculpem. A seguir aos chineses.

Ron Paul
(LXXVI anos)
De cara é muito parecido ao que seria o piu-piu (do gato silvestre) se os periquitos vivessem até aos 110 anos. Foi candidato a estas eleições em 2008, mas os eleitores acharam que ele estava muito velho. Nada que não se resolva com uma segunda candidatura, anos depois. É ginecologista e quer ir para a Sala Oval mas, ao contrário de Clinton, não tenciona misturar as coisas.

Mitt Romney
(64 anos)
Vencedor das eleições em New Hampshire, é o favorito. É mórmon. Há muita gente que desconhece o que são os Mórmons e que diz coisas sobre esta seita sem saber do que realmente se está a falar. Eu vou explicar, mas escusam de ir buscar o dicionário Ouaassis que eu não sou o Adelino Maltês. Lá vai: um mórmon é um Helder. O mais famoso casal de Helder e Sisters é o casal Merkozy. Há quem pense que esta candidatura não passa de uma maneira de poder abordar as pessoas sem ter de usar calças pretas, camisa branca, uma gravata azul marinho e uma mochila parva. A grande vantagem de ter um presidente dos Estados Unidos mórmon é que, por mais coisas que ele nos queria esconder, sabemos sempre que roupa interior usa.

Resumo: Fecha-se um ciclo: os americanos gastaram centenas de vidas e biliões de dólares para tentar libertar o Afeganistão de radicais religiosos para agora poderem ter disso em casa.

Casa negra
1. “Greece Gov Bond – 1Year yield 381.272%” – o juro grego ainda vai descobrir o bosão de Higgs.
2. “Doentes da Madeira sem direito a comparticipação de medicamentos” – se o fogo de artifício da passagem de ano da Madeira fosse feito à base de ben-u-ron haveria dinheiro para isso?
3. “Banco de Portugal passa ao lado do corte de 13.º e 14.º mês” – Banco de?
4. “Défice de 2012 vai ter derrapagem, transferência dos fundos de pensões irá obrigar ao pagamento ADICIONAL de 478 milhões em reformas” – Gaspar teve um desvio colossal! Será que afinal temos robot avariado?! Temos, para ministro das finanças, uma bimby que não sabe fazer sopa?!
5. Eusébio teve alta hospitalar” – ui! E agora?!! vão cortar nos noticiários?! reduzir o número de jornalistas?!! Mais desemprego?!! Pode ser que ele se constipe.

Copyright: © 2012 Jornal “Negócios”; João Quadros
(Para aproveitar a extensão completa das fotos acima, clique nas mesmas)

3 Comentários

  1. Hahahahahah!!
    Isso me faz pensar: imaginem se Tex Willer fosse o presidente dos Estados Unidos!
    Obviamente o ranger nunca aceitaria, pois é avesso à politica e à burocracia, mas seria interessante.
    Abraço!

  2. Com todo respeito a todos quero dizer que não gostei nem um pouco desta imagem do nosso querido Tex por um simples motivo, o nosso Tex é muito maior que esse tal de Obama, desculpem mas é minha opinião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.