As histórias de Tex em produção, autor a autor!

Directamente de Itália, recebemos importantes e actuais novidades Texianas, enviadas pelo nosso correspondente Carlo Monni e que nos apressamos a dar a conhecer aos nossos leitores: Creio que é chegado de novo o momento de fazer para o blogue português do Tex, um novo ponto da situação sobre o estado de produção das histórias de Tex em curso na Itália, com base nas informações de que disponho nesta data, mas antes algumas advertências metodológicas:

1) Qualquer inexactidão, repito-o sempre, deve ser imputada exclusivamente a mim mesmo, como é óbvio;

2) Considerei todas as histórias que serão publicadas a partir de Maio de 2009;

3) Reagrupei as histórias por argumentista e fiz a lista dos argumentistas por antiguidade de serviço;

4) Usei o mesmo critério para os desenhadores;

5) Diferenciei entre elas, as séries do Ranger;

6) Em todos os casos que tenho conhecimento, indiquei em itálico o título provisório e em itálico negrito, o título definitivo, quando já existente;

7) Indiquei o estado da história e quando possível a sua data de publicação;

8) Não considerei o Texone (Tex Gigante) da autoria de Nizzi & Garcia Seijas, porque no momento não há ainda indícios significativos de que será alguma vez publicado.

E agora, comecemos:

CLAUDIO NIZZI

SÉRIE REGULAR

Cinco histórias:

José Ortiz (com o retorno de Cão Amarelo). Estado: terminada tanto no roteiro como nos desenhos. Data provável de publicação: A partir de 2010.

Andrea Venturi
(com o novo retorno de Tigre Negro). Estado: roteiro terminado; desenhos em torno da página 200. Data provável de publicação: Setembro/Outubro de 2009. Pode, porém derrapar para Novembro ou mesmo Janeiro de 2010 para dar lugar à primeira história da dupla Faraci & Bruzzo.

Rossano Rossi:Intrigo Militare”. Estado: roteiro terminado; desenhos em torno das páginas 90/100. Data provável de publicação: a partir de 2011.

Pasquale Del Vecchio. Estado: roteiro terminado; desenhos presumivelmente terminados. Data provável de publicação: Novembro/Dezembro de 2009.

Lucio Filippucci:Inferno bianco”. Estado: roteiro presumivelmente terminado; desenhos em torno da página 130. Data provável de publicação: a partir de 2011.

ALMANACCO DEL WEST

Uma história:

Fernando Fusco. Estado: terminada tanto a nível de roteiro como de desenhos. Data provável de publicação: 2011 ou 2012.

MAURO BOSELLI

SÉRIE REGULAR

Dez histórias:

Giovanni Ticci (o tão aguardado Tex n° 600 com argumento de Nolitta & Boselli).  Estado: terminada tanto no roteiro como nos desenhos. Data provável de publicação: Outubro de 2010.

Fabio Civitelli:La cavalcata del morto”. Estado: roteiro escrito até à página 46; desenhos prestes a serem iniciados. Data provável de publicação: a partir de Março de 2011. Pois bem, finalmente é revelado  o arcano. Possa o Céu… e sobretudo Boselli, perdoar-me.

Claudio Villa:Eagle Pass”. Estado: roteiro em suspenso; desenhos parados na página 94. Data provável de publicação: incerta.

Alfonso Font. Estado: roteiro em curso; desenhos provavelmente  em torno da página 150. Data provável de publicação: Julho/Setembro de 2010.

Ernesto Garcia Seijas
: Estado: roteiro em curso; desenhos provavelmente  em torno da página 50. Data provável de publicação: a partir de 2011.

Corrado Mastantuono:Missouri”. Estado: terminada tanto no roteiro como nos desenhos. Data de publicação confirmada: Maio/Junho de 2009.

Corrado Mastantuono: Estado: roteiro em curso; desenhos provavelmente  em torno da página 80. Data provável de publicação: a partir de 2011.

Leomacs. Estado: roteiro em curso; desenhos provavelmente  em torno da página 80. Data provável de publicação: a partir de 2010.

Alessandro Piccinelli. Estado: roteiro em curso; desenhos provavelmente  em torno da página 60. Data provável de publicação: a partir de 2011.

Desenhador Misterioso (com o retorno de Laredo): Estado: roteiro em curso; desenhos provavelmente  em torno da página 170. Data provável de publicação: a partir de Novembro de 2010.

Para além de todas estas histórias existe ainda:

1) Um argumento aprovado para Pasquale Frisenda. Estado: roteiro e desenhos prestes a serem iniciados. Data provável de publicação: a partir de 2011.

2) Um argumento aprovado para Andrea Venturi. Estado: roteiro e desenhos prestes a serem iniciados. Data provável de publicação: a partir de 2012.

TEXONE

Duas histórias:

Pasquale Frisenda (de uma ideia de Guido Nolitta): “Patagonia”. Estado: roteiro terminado; desenhos  terminados.Data de publicação confirmada: Junho de 2009.

Orestes Suarez (com argumento de Guido Nolitta): “Cuba libre”. Estado: terminada tanto no roteiro como nos desenhos. Data provável de publicação: Junho de 2010.

MAXI TEX

Uma única história:

Angel Fernandez (história seguinte virtualmente à história “Nei Territori del Nordovest”). Estado: roteiro e desenhos em curso (desconheço o número de páginas realizadas). Data provável de publicação: 2011.

ALMANACCO DEL WEST

Duas histórias:

Marco Torricelli:L’uomo senza volto“. Estado: terminada tanto no roteiro como nos desenhos. Data provável de publicação: a partir de 2010.

Giacomo Danubio:La città del diavolo”. Estado: terminada tanto no roteiro como nos desenhos. Data provável de publicação: a partir de 2011.

ANTONIO SEGURA

MAXI TEX:

Duas histórias:

José Ortiz:Oro, color di sangue”. Estado: terminada tanto no roteiro como nos desenhos. Data provável de publicação: Outubro de 2009.

José Ortiz. Estado: roteiro em curso. Desenhos provavelmente  em torno da página 80. Data provável de publicação: a partir de 2012.

PASQUALE RUJU

SÉRIE REGULAR

Uma história:

Ernesto Garcia Seijas: Ranger del Texas”. Estado: roteiro e desenhos terminados; Data provável de publicação: 2010.

GIANFRANCO MANFREDI

SÉRIE REGULAR

Três histórias

Fabio Civitelli:La guerra dell’acqua”. Estado: roteiro terminado; desenhos em torno da página 215. Data de publicação confirmada: Julho/Agosto de 2009.

Giovanni Ticci:
Estado: roteiro em curso; desenhos em torno das páginas 10 e 20.

Carlos Gomez: Estado: roteiro em curso; desenhos iniciados por estes dias.

TEXONE

Uma única história:

Carlos Gomez. Estado: roteiro terminado e desenhos provavelmente também. Data provável de publicação: Junho de 2011.

TITO FARACI

SÉRIE REGULAR

Cinco histórias:

Raul & Gianluca Cestaro:Diluvio di piombo”. Estado: roteiro em curso; desenhos presumivelmente em torno da página 112.  Data provável de publicação: a partir de 2010.

Pasquale Del Vecchio. Estado: roteiro e desenhos iniciados por estes dias. Data provável de publicação: a partir de 2011.

Marco Bianchini: Tiro incrociato”. Estado: roteiro em curso; desenhos presumivelmente em torno das páginas 40/50.  Data provável de publicação: a partir de 2011.

Giovanni Bruzzo: In corsa con la morte”. Estado: roteiro e desenhos terminados. Data provável de publicação: 2010 ou talvez ainda em Setembro/Outubro de 2009.

Giovanni Bruzzo: Estado: roteiro e desenhos em curso. Data provável de publicação: 2011 ou 2012.

MAXI TEX

Duas histórias:

Miguel Angel Repetto: La legge di Starkey”. Estado: roteiro terminado; desenhos provavelmente  em torno da página 260. Data provável de publicação: a partir de 2010.

Roberto Diso. Estado: terminada tanto no roteiro como nos desenhos. Data provável de publicação: Outubro de 2010 ou talvez ainda em Outubro de 2009.

ALMANACCO DEL WEST

Duas histórias:

Orestes Suarez: Estado: roteiro e desenhos presumivelmente iniciados por estes dias.  Data provável de publicação: a partir de 2012.

Giacomo Danubio: Estado: roteiro em curso; desenhos presumivelmente em torno da página 40.  Data provável de publicação: a partir de 2011.

Permito-me, a esta altura, de fazer um par (ou talvez mais) de observações estatísticas:

1) Nítido predomínio de Boselli entre os argumentistas, com 17 histórias entre terminadas, em curso e a iniciar em breve (embora na realidade esteja concretamente a trabalhar só em oito no presente).

2) Sempre com relação a argumentistas, Faraci está consolidando-se cada vez mais no staff, como bem provam as 9 histórias inéditas no seu activo.

3) Confirma-se inversamente, a cada vez menor influência de Nizzi, com as mesma cinco histórias, todas escritas entre 2006 e 2007.

4) Entre os desenhadores, o record é, por sua vez, de Ortiz com duas histórias já terminadas e uma em curso.

5) Record de histórias em absoluto: 39, contando também com as duas que Boselli deva ainda iniciar. Bastam para assegurar a produção dos Tex Gigantes até 2011 e da série regular, dos Maxi e dos Almanaques até 2013.

E com isto, termino por agora.

Texto de Carlo Monni (traduzido e adaptado por José Carlos Francisco)

10 Comentários

  1. Maravilha de noticias a nós colecionadores de Tex que o Ranger já tem histórias que dá para assegurar a produção dos Tex Gigantes até 2011 e da série regular, dos Maxi e dos Almanaques até 2013. Isso na Itália, aqui no Brasil, até 2015, penso eu.
    Iranildo

  2. Excelentes novidades para os fãs de Águia da Noite! Parabéns a você, Zeca, pelo atualíssimo blog, e ao Monni, por nos trazer essas notícias tão boas. É ótimo saber que nosso ranger ainda viverá muitas aventuras. E é melhor ainda saber que Civitelli, Ortiz e Mastantuono têm várias histórias a serem publicadas! Um abraço direto do Brasil!
    Levi Trindade

  3. Parabéns ao blogue pelas novidades em primeira mão.
    Aguardo ansiosamente os primeiros trabalhos de Leomacs, Carlos Gomes e o desenhador misterioso, (algúem faz a minima ideia de quem será?) e Angel Fernandes.
    Sérgio Sousa

  4. Caramba!
    Assim eu fico mais tranquilo com tantos Tex para serem publicados, garantindo assim mais diversões para mim e muitos, e calando assim a boca daqueles que acreditavam que Tex ja teria data para acabar.
    Lucílio Valério

  5. Nossa, caramba e carambita!!! Como diz nosso velho amigo Chico, isso que é informação de primeira, Zeca! Parabêns, agora temos noticias quentissimas para transmitir aos nossos amigos e para papear sobre a luz do luar.
    O jeito é esperar para que o Claudio Villa, resolva logo terminar a história “Eagle Pass”.
    Mas com tanta bagagem de informações já ficamos mais que satisfeito,uma pena que dá uma vontade enorme de já ter todas essas histórias publicadas de uma só vez,ri,ri,ri. valeu!!!
    WELLINGTON VERDAN – MANHUAÇU/MG – BRASIL
    wellingtonverdan@yahoo.com.br

  6. Que bom que teremos uma história com o retorno do TIGRE NEGRO. Já era hora, pois ele tinha sobrevivido ao último confronto com TEX!

  7. As notícias sobre as novas produções são excelentes. Destaco a participação de Guido Nolitta e observo que Boselli tem certa predominância nos roteiros, ótimo (O Tex de Boselli é cinematográfico). Faraci está começando em terreno desconhecido. Segura só escreve para Ortiz (seria influência de uma parceria de muitos anos?). Ruju não incorpora Tex em minha opiniâo, falta um certo feeling. Manfredi não está à vontade como em Mágico Vento, limitando-se a um resultado mediano, tende a melhorar, visto sua capacidade.

  8. Villa faz os texmaníacos sofrerem com a espera. Ticci, Civitelli, Irmãos Cestaro, Font, Ortiz, Venturi e também Mastantuono que já mostrou a que veio são indiscutíveis. Diso, excelente estilo para Mister No, mas para Tex? Pasquale Frisenda vai surpreender pela qualidade, Torricelli também. Os demais? Preocupa-me essa diversidade, embora seja uma sequência natural, com a descaracterização do personagem quanto ao desenho. Quem sobreviver, verá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.