Apresentação DANTE SPADA: Desenhador de Tex presente em Anadia nos dias 29 e 30 de Abril integrado na 8ª Mostra do Clube Tex Portugal

Por Mário João Marques

Dante Spada estará em Anadia nos dias 29 e 30 de Abril para deleite dos fãs de Tex

Nasceu em Castellaneta em 1960. Como autodidata, começou a dedicar-se profissionalmente à banda desenhada em 1993, em Zona X, a convite de Alfredo Castelli, onde se vai estrear com La strega.

Começa a colaborar desde o primeiro número em Storie da Altrove, ainda com Castelli e com Carlo Recagno, onde vai desenhar mais três histórias. Este percurso foi, segundo o próprio autor, fundamental na sua formação de desenhador.

Desenha duas histórias para Martin Mystère, em 2000 para o sexto Gigante (L’isola di ghiaccio e di fuoco) e em 2011 para um Almanacco del Mistero (L’ombra di Fantômas).

Em 2007 desenha Spedizione in Messico, escrita por Mauro Boselli, o seu único trabalho para Tex, que reúne os quatro pards numa história sólida e tradicional, bem elaborada e plena de ação. Dante Spada apresenta um belo trabalho com o seu traço detalhado, caracterizando graficamente os pards com um toque pessoal nas bandas dos seus chapéus: decorado o de Tex, preto o de Kit e branco o de Carson.

La Giungla Nera, publicado para a coleção Le Storie (2020), escrito por Paolo Morales, é o seu ultimo trabalho na banda desenhada, uma vez que, após 25 anos dedicados à 9ª Arte, Dante Spada decide distanciar-se do mundo dos fumetti. O autor organiza cursos de técnica do desenho, o que lhe permite exprimir-se em modos diversos como, por exemplo, a ilustração e a pintura.

Dante Spada e Tex estarão no Museu do Vinho Bairrada, em Anadia, nos dias 29 e 30 de Abril de 2023

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *