Apresentação BRUNO RAMELLA: Desenhador presente em PORTUGAL (Amadora) nos dias 29 e 30 de Setembro, integrado nas comemorações dos 70 anos de Tex

Por Mário João Marques

Bruno Ramella

Nascido em Borgoratto (Imperia) em 31 de Outubro de 1959, Bruno Ramella teve uma chegada original ao mundo da banda desenhada. Na verdade, aos 25 anos redescobre o prazer da literatura desenhada devido ao facto de se encontrar imobilizado em convalescença de uma operação às costas. Depois de recuperado, contacta com Ivo Milazzo que o vai ajudar a aperfeiçoar a sua técnica, acabando por publicar duas histórias para a editora Eura.

Conhece Claudio Nizzi durante uma mostra, autor que o apresentará na Sergio Bonelli Editore para trabalhar em Nick Raider, uma série que se preparava para sair para as bancas. Ramella estreia-se em 1988 com “Il caso Geronimo“, seguindo-se outros trabalhos e as capas da série desde o nº 44 até ao 99.

Em 1996 realiza graficamente Magico Vento, a partir do modelo do actor Daniel Day-Lewis, tornando-se num dos principais desenhadores da série. Ainda para a Sergio Bonelli Editore trabalha em Shanghai-Devil e na mini-série Coney Island, ambas de Gianfranco Manfredi.

Tex na arte de Bruno Ramella

Habituado a desenhar os ambientes do western, Bruno Ramella recebe com naturalidade o telefonema de Mauro Boselli a convidá-lo para desenhar Tex, desafio que culmina na aventura “Il ritorno di Proteus”, recentemente publicada em Itália e que marca o regresso de Proteus à série.

A arte de Bruno Ramella em Tex

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *