Antecipações 2009/2010

Carlo Monni e José Carlos FranciscoDo nosso correspondente italiano, Carlo Monni (que vemos na foto ao lado, com José Carlos Francisco e nas fotos abaixo com Sergio Bonelli e Fabio Civitelli), recebemos um texto contendo algumas antecipações editoriais para os anos de 2009 e também 2010, texto que nos apressamos a dar conhecimento a todos os frequentadores do blogue do Tex!

Começo por informar os Texianos de língua portuguesa, que os atrasos de alguns desenhadores, mas também alguns outros factores, levaram a que houvesse algumas alterações ao que estava inicialmente previsto para ser publicado pela SBE em 2009, no que ao nosso Ranger diz respeito.

Pranchas de Alessandro PiccinelliSem ousar propor ainda programações precisas, posso, porém, afirmar que os primeiros seis meses do próximo ano trarão na série regular de Águia da Noite (não necessariamente nesta ordem): “Lo sceriffo indiano”, de Faraci & Irmãos Cestaro (inicialmente previsto para 2008), “Missouri” de Boselli & Mastantuono e “Vendetta per Montales” de Boselli & Piccinelli (todos os títulos são de produção e podem, portanto ser alterados no momento da sua publicação).

A segunda metade do ano deve trazer: “La guerra dell’acqua” de Manfredi & Civitelli, uma história de Faraci & Bruzzo de que não me recordo no momento o título de produção e a terceira história com a presença de Tigre Negro, da autoria da dupla Nizzi & Venturi.

O Almanacco de 2009 deverá trazer uma história de Boselli & Torricelli ou aquela de Nizzi & Sommer + Leomacs (pseudónimo di Massimiliano Leonardo, desenhador do staff de Mágico Vento e que está terminando a história deixada incompleta por Manfred Sommer, devido ao seu falecimento) ou ainda, embora mais remotamente, uma história de Nizzi & Fusco.

Pranchas de Tex expostas no MouraBD2007Texone (Tex Gigante) do próximo ano deverá ser, salvo alguma surpresa, aquele de Nolitta/Boselli & Suarez (que praticamente está concluído), mas não é de excluir um outro, de Manfredi & Gomez (até por este ser um desenhador velocíssimo).

Quanto ao Maxi, para 2008 restará confirmar aquilo que vi em Lucca, isto é, a história de Nizzi & Cossu com o título “Lo squadrone fantasma” e se assim for, o Maxi de 2009 se jogará entre Faraci & Diso (inicialmente previsto para este ano), Segura & Ortiz ou ainda Faraci & Repetto.
Passando agora para o ano seguinte, quais as possíveis histórias para 2010? Por agora a única certeza é aquela que será publicada em Outubro, a história do número 600 de Boselli & Ticci, baseado num argumento de Nolitta & Boselli. Por motivos, dígamos assim, de palimpsesto, estou praticamente certo que até ao número 599 sairá também a história de 3 álbuns em que Alfonso Font está actualmente a trabalhar e sobre cujo argumento vigora a mais absoluta discrição por parte do autor da história, o Mauro Boselli.

Carlo Monni e Sergio BonelliPara o resto, entramos no reino das puras hipóteses, visto que não é ainda claro quantas e quais das histórias actualmente em produção estarão prontas em tempo útil. Pessoalmente aposto em “Il ranger del Texas” de Ruju & Garcia Seijas (título provisório, que por óbvios motivos não será absolutamente aquele definitivo) e na história de Nizzi & Del Vecchio, que deverá estar bem adiantada, conforme se constatou na recente entrevista concedida por Del Vecchio ao blogue do Tex

O Almanacco 2010 será, em ordem de probabilidades, de Boselli & Danubio, Nizzi & Sommer/Leomacs ou de Nizzi & Fusco. Já para o Texone de 2010 as chances dividem-se entre Boselli & Frisenda ou Manfredi & Gomez. Por sua vez, o Maxi 2010 será disputado pelos “derrotados” de 2009.

Tex em Moura, desenhado por Fabio CivitelliAdiantando ainda um pouco mais, posso informar que estão actualmente em produção e poderão estar terminadas para publicação ainda em 2010:
– “Intrigo militare” de Nizzi & Rossi. Rossano Rossi (que em breve será entrevistado pelo blogue do Tex) está actualmente um pouco adiante da página 40 e ao ritmo actual serão ainda necessários perto de dois anos para concluir a história.
– A história do “Retorno de Laredo” de Boselli e um novo desenhador “misterioso” (de quem ainda não posso dizer nada).

Adiantando um pouco mais: – Leomacs, desenhador de Mágico Vento (como referi anteriormente) e Volto Nascosto, terminado o empenho com a história deixada incompleta por Sommer, deverá continuar a desenhar o Tex, numa história de Boselli originalmente destinada a De Vescovi.

– Mastantuono está já a desenhar uma nova história de Boselli que deverá ser de 2 álbuns e ter uma típica ambientação western.

– Não devemos esquecer a história de Boselli & Villa, parada há bastante tempo, devido aos inúmeros empenhos de Claudio Villa, sobretudo com as muitas capas que tem estado a desenhar.

Fabio Civitelli em Moura– Civitelli sofreu um abrandamento na sua produção nos últimos tempos, devido a vários empenhos com convites para Mostras e Exposições, um pouco por toda a Europa (tendo sido o Salão de Moura em Portugal o ponto de partida) e “somente” chegou agora ao fim do primeiro álbum da história escrita para ele por Manfredi (cujas primeiras páginas puderam ser apreciadas em Moura por quem contactou com o autor).

Vozes muito respeitáveis e influentes confidenciaram-me que Mauro Boselli está já a preparar-se para que quando Fabio Civitelli concluir a história em produção, entregar-lhe também ele uma história. As mesmas vozes disseram-me, porém, que Manfredi não tem intenções de “prescindir” do desenhador aretino e que também Tito Faraci está com ideias, ou seja, no presente, todos desejam trabalhar com Civitelli.

Fabio Civitelli e Carlo Monni– Um recente argumento de Tito Faraci, agora já um encorpado roteiro, parece que já foi destinado a um desenhador, mas não estou ainda em posição de dizer quem seja.

– Parece de qualquer forma que Tito Faraci tenha visto aprovado um novo argumento e que já está a trabalhar no roteiro. Também aqui não é ainda possível para mim, saber se foi destinado a um desenhador já pertencente ao staff do Ranger que esteja livre ou se foi destinado a um novo reforço do staff, embora os indícios que possuo apontem para Fusco.

– Confirmo por fim, que Filippucci está a trabalhar numa nova história de Nizzi, história ambientada no Canadá e concluo dizendo que no presente nada sei de concreto sobre o espanhol José Ortiz.
E por agora é tudo!!!

Texto de Carlo Monni (traduzido e adaptado por José Carlos Francisco)

Fotos de José Carlos Francisco e Marco Andrea Corbetta

(Para aproveitar a extensão completa das imagens, clique nas mesmas)

11 Comentários

  1. Gostei muito do seu Blog. Parece que você gosta e entende muito do universo do Tex Willer. Diante disso, gostaria de convidá-lo para participar de um novo Projeto idealizado pelo amigo da Toca do Calango.
    Trata-se de tentar criar um Wikipédia Brasileira dos Quadrinhos, onde todos aqueles que se interessam pelo tema poderia contribuir com um artigo sobre quadrinhos. E em contrapartida teriámos um forma de divulgar os nossos blogs. Se o amigo estiver interessado nos faça uma visita. O projeto ainda está em um estado embrinário mas que esperamos que se desenvolva rapidamente, com a colaboração dos aficionados pela nona arte, os quadrinhos.

    Um abraço do amigo Quadrideko

  2. Muita coisa boa virá nos próximos anos!…
    Uma coisa eu gostei: é que o Diso não desenhará o MAXI deste ano como estava previsto!… Não gostei – apesar de ser um dos meus desenhistas favoritos – do Ticci ser escalado para desenhar o n° 600 de Tex (o n° 500 tambem foi ele que desenhou)… E pelo que pude perceber, o José Ortiz ficará um bom tempo sem desenhar Tex! Mas, no contexto geral, muita coisa boa virá por’aí!

    Vida longa a TEX!!!

  3. Que ótima notícia essa que o blogue do Tex nos traz do retorno do vilão Tigre Negro em 2009… ainda mais nos traços magníficos do desenhista Andrea Venturi!!!
    Tomara que 2009 chegue logo!!!

  4. Sim, essa é uma notícia excelente. A volta de um dos mais mortais inimigos do Tex. Quem não se lembra da última aparição do Tigre Negro pelos traços de Civitelli, numa aventura inspiradíssima.

  5. Muitas novidades que apesar de não terem a confirmação das datas, não deixam de criar uma expectativa enorme. Gostei principalmente de existirem vários argumentistas a escrever e também de poder conhecer os novos desenhadores. Fico surpreendido com o facto de um dos desenhadores que mais histórias do ranger têm desenhado nos últimos anos, não apresentar nenhuma nos próximos dois. O que é que se passa com José Ortiz?
    Além dos quinze desenhadores que entraram recentemente no “staff”, dos quais, alguns deles ainda não viram os seus trabalhos publicados, parece que não são suficientes para as necessidades da “personagem”.
    Quem será o desenhador misterioso?
    Quem é Gomez? E porquê ir buscar Leomacs e não utilizar um desenhador dos titulares.
    Perguntas que gostaria de ver respondidas.
    Sérgio Sousa

  6. Pard Sérgio, ao que sei o Ortiz está a terminar (ou já terminou) o Maxi Tex escrito pelo Antonio Segura e deverá estar a começar, se ainda não começou a desenhar a história escrita pelo Claudio Nizzi em 2006 e que traz o retorno de Cão Amarelo, o “mau” de Tex 152 (Vecchi) e que inicialmente era destinada ao Fusco. A ausência provável do Ortiz, é que em princípio o Maxi dele vai ser atrasado a nível de publicação, já que parece haver outras prioridades…

    Quanto ao Carlos Gomez é um desenhador argentino (nascido em 1964) que a SBE foi “buscar” à Editora Eura, onde era o principal desenhador da personagem Dago, após a morte de Salinas.

    Relativamente ao Leomacs, penso que a escolha para concluir o trabalho do Sommer, recaiu nele, devido a semelhanças no traço de ambos e porque já estava previsto que ele fizesse um “teste” com Tex… agora fica é a dúvida é se ele desenhará uma nova história de Tex, após concluir a do Sommer, mas parece que irá continuar…

    Ah, e quanto aos 15 novos desenhadores, vários deles só passaram pelo Tex, já que não continuam como por exemplo o Santucci (passou para o staff de Dampyr) e o Dante Spada que retornou a Martin Mystère…

  7. Esta lista deixa qualquer texiano ansioso pelos próximos anos, e prova que Sergio Bonelli fez bem em contratar novos desenhistas, gerando nos leitores uma certa tensão. Gostaria de saber quem é o desenhista misterioso e porque nao terá nenhuma história do Mario Milano.E porque Devescovi e Dante Spada ficaram de fora?

  8. Caro pard Glauber, o desenhista misterioso é alguém que ainda é desconhecido, pelo menos para o blogue do Tex, daí ele ser denominado de misterioso, mas penso que em breve o mistério será desvendado…

    Quanto a Mario Milano, ele abandonou o staff de Tex e no presente trabalha para o mercado francês. A história de Tex que lhe estava “destinada” e que o Mario Milano nem sequer tinha começado devido aos seus novos empenhos, é aquela que está a ser desenhada actualmente por Rossano Rossi. Mas ainda a propósito, o primeiro álbum de Touna Mara, o personagem que Mario Milano está realizando para o mercado francês, com o título “La Memoire de Pierre”, com argumento de Patrick Galliano, acabou de ser publicado no passado dia 4 de Junho. A capa também é da autoria do próprio Mario Milano.

    Relativamente a Dante Spada, como disse anteriormente, retornou a Martin Mystère, tal como Franco Devescovi, que depois de ter desenhado Tex, também retornou a Martin Mystere para desenhar uma história escrita por Carlo Recagno.

  9. Uma dúvida: Quem está a escrever a história do Font? O próprio?

    Fico feliz em ver Martin Mystère recuperar seus desenhadores, após ter cedido quase todos os artistas de primeira linha para Tex nos últimos anos. Lamentavelmente parece que o melhor de todos, Filippucci, não vai voltar…

    Hunter (Pedro Bouça)

  10. Caro Pedro Bouça, o autor da história que Alfonso Font está a desenhar no presente, é o Mauro Boselli, informação que por lapso não saiu no texto, mas que devido ao seu questionamento já foi corrigido.

    Quanto ao Filippucci parece que no presente está mesmo de pedra e cal no staff do Ranger, inclusive Filippucci é a estrela que está a abrilhantar a Mostra de Tex que está a decorrer actualmente na Itália (7 a 14 de Junho) intitulada “7 Giorni con Tex a Loiano ” e que conta com um belo cartaz de sua autoria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.