A propósito da nova série As Grandes Aventuras de Tex/Tex Deluxe, eleja as suas 10 melhores histórias de Tex e ganhe um volume português de Tex, da editora Polvo

Por José Carlos Francisco

Há 24 horas atrás o Blogue do Tex deu algumas informações exclusivas a propósito de As Grandes Aventuras de Tex/Tex Deluxe, a mais recente série (luxuosa) da Mythos Editora dedicada a Tex no Brasil. Uma série inspirada numa colecção italiana, também luxuosa, intitulada “Le grandi storie di Tex” e que reuniu 40 grandes histórias da saga de Tex Willer, sempre com aventuras completas e coloridas.

Anunciado o 1º volume, intitulado “A morte de Lilyth” que traz a famosa história “Juramento de vingança” da dupla Gian Luigi Bonelli & Aurelio Galleppini, para este mês de Março, informamos, também ontem, que se trata de uma colecção de 10 volumes com 10 grandes aventuras da longa saga dos 70 anos de vida editorial de Tex. Também anunciamos nomes de escritores e de desenhadores que terão histórias suas publicadas nesta já tão ansiada colecção.

As Grandes Aventuras de Tex – Volume 1

A divulgação dos nomes anunciados (Gian Luigi Bonelli, Claudio Nizzi, Mauro Boselli, Aurelio Galleppini, Carlo Raffaele Marcello, Claudio Villa, Fabio Civitelli, Giovanni Ticci e Vincenzo Monti) gerou grandes repercussões e diversos comentários, tanto aqui mesmo no Blogue do Tex como em outras plataformas como o Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, WordPress, Blogger, Tumblr, etc., sobretudo pela ausência entre os nomes anunciados de autores como Guido Nolitta, Fernando Fusco, Erio Nicoló, Guglielmo Letteri, Magnus e José Ortiz.

.
Antes de mais, alguns nomes não foram propositadamente mencionados, porque se trata de uma colecção que terá uma vida longa, já que deverá durar até meio de 2021 uma vez que estão previstos 4 volumes por ano e ainda pode haver uma ou outra alteração, sobretudo nos 2 volumes a publicar daqui a dois anos.

.
Mas atente-se na grande dificuldade de eleger apenas as 10 melhores histórias de Tex… bastava pedir 100 listas a 100 texianos que muito provavelmente não haveria duas listas iguais, mas relativamente à questão dos desenhadores, no texto já constam 6 nomes (Aurelio Galleppini, Carlo Raffaele Marcello, Claudio Villa, Fabio Civitelli, Giovanni Ticci e Vincenzo Monti) se acrescentarmos os mencionados nos comentários só aqui no Blogue do Tex (Fusco, Nicoló e Letteri) já temos 9 desenhadores… e facilmente se poderia incluir outros grandes nomes do staff de Tex… e todos sabemos que nas 10 melhores histórias de Tex de cada pard garantidamente vai haver desenhadores que estarão em mais do que uma história (só do Galep muitos pards poderiam considerar qualquer das aventuras O juramento, Pacto de sangue, Sangue Navajo, Entre duas bandeiras, O filho de Mefisto e El Muerto como sendo 10 das melhores histórias de toda a saga Tex), o que faria com que alguns nomes “grandes” não estivessem na “sua” lista… logo seria impossível termos nas 10 melhores aventuras de Tex, histórias de 10 desenhadores diferentes a não se que a colecção se chamasse “A grande aventura de cada desenhador de Tex”
;-)

Mas passemos das palavras aos actos e desafiamos os nossos leitores a fazerem, na forma de comentário a este post, a sua lista com as suas 10 melhores aventuras de Tex… certamente teremos no final não 10, mas talvez umas 40/50 histórias diferentes. É uma “brincadeira” interessante com a particularidade de mais tarde virmos a saber se algum leitor “acertará” nas 10 aventuras que veremos publicadas nesta colecção da Mythos Editora (e se tal acontecer o Blogue do Tex brindará esse leitor com um volume português de Tex, da editora Polvo) ressalvando que somente serão consideradas as listas publicadas aqui no Blogue do Tex e que cada leitor apenas poderá concorrer uma vez.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

22 Comentários

  1. Buenas
    Lá vai minha lista:
    JURAMENTO DE VINGANÇA (G. L. Bonelli – Galep); Flechas Pretas Assassinas (G. L. Bonelli – Ticci); Assassinatos em Família (Boselli- Marcello); O homem sem passado (Nizzi – Villa); O passado de Kit Carson (Nizzi- Marcello); As colinas dos Sioux (Nizzi- Monti); Terra Prometida (G. L. Bonelli – Ticci); O homem que veio do rio (Civitelli); Entre duas bandeiras (G. L. Bonelli – Galep); Chamas de guerra (Nizzi- Ticci).

  2. Juramento de vingança
    Navajos em pé de guerra
    Os sinos dobram por Lucero
    El muerto
    Caçada humana
    Flechas pretas assassinas
    A grande intriga
    A noite dos assassinos
    Texas Billy
    Terra prometida

  3. 1- juramento de vingança
    2- flechas pretas assassinas
    3- o ouro do colorado
    4- cao amarelo
    5- el muerto
    6- o passado de kit Carson
    7- o suplicio de um povo
    8- prata maldita
    9- terra prometida
    10- a volta de mefisto

  4. 1- Vale do terror
    2- A noite dos assassinos
    3- Ouro negro
    4- O passado de kit Carson
    5- Grande roubo
    6- Ouro dos confederados
    7- Navajos em pé de guerra
    8- Os assasssinos
    9- O idolo de cristal
    10- Oklahoma

  5. 1 Corcel sagrado
    2 Estranguladores
    3 Búfalo branco
    4 Bando dos irlandeses
    5 Soldados Buffalos
    6 Fantasmas do passados
    7 A volta de Montales
    8 Missão em Great Falls
    9 O sinal de Cruzado
    10 Fogueiras da noite

  6. 1- Vingança de Índia
    2- Juramento de Vingança
    3- A Noite dos Assassinos
    4- Território Apache/ O Massacre de Goldena
    5- Drama no Circo
    6- Terror no Rio Sonora
    7- A Flor da Morte
    8- Os Caçadores de Escalpos
    9- El Muerto
    10- El Mouro – O Senhor do Abismo

  7. 1- Vale do terror
    2- A noite dos assassinos
    3- juramento de vingança
    4- O passado de kit Carson
    5- a volta de Mefisto
    6- Flechas pretas assassinas
    7- Navajos em pé de guerra
    8- Os assassinos
    9- El Muerto
    10- Oklahoma

  8. Como o foco da coleção é na série regular, segue uma boa lista:

    1 – Juramento de Vingança
    2 – Flechas Pretas Assassinas
    3 – Entre Duas Bandeiras
    4 – Caçada Humana
    5 – El Muerto
    6 – O Suplício de um Povo
    7 – O Passado de Kit Carson
    8 – Fuga de Alcatraz
    9 – As Colinas Sioux
    10 – O Bando dos Irlandeses

  9. Juramento de Vingança
    O filho de Mefisto
    Os sinos dobram por Lucero
    Os fanáticos do Tigre Negro
    A noite dos Assassinos
    O passado de Kit Carson
    Encontro com a morte
    Zhenda
    A história de Jack Tigre
    Retorno a Pilares

  10. El Muerto
    Drama na pradaria
    Horda selvagem
    A noite dos assassinos
    Território Apache
    A flecha negra
    Cidade sem lei
    Assalto ao trem
    Yama o filho de Mefisto
    A verdadeira justiça (Nizzi)

    • Prezado Fábio, este Blogue é Universal e fala sobre Tex em todo o mundo, por isso é considerado unanimemente o melhor espaço na Internet Mundial dedicado a Tex, sem falsas modéstias… com notícias e actualidades do Brasil, Portugal, Itália e muitos outros países onde Tex é ou foi publicado e sendo a Mythos a editora a nível mundial que mais publica Tex, obviamente que muito se tem que falar da Mythos aqui…

  11. El Muerto
    Entre duas bandeiras
    O Passado de Kit Carson
    Juramento de vingança
    Flechas pretas assassinas
    O homem sem passado
    Zhenda
    As colinas dos Sioux
    Os fanáticos do Tigre Negro
    Assassinatos em família

  12. Eis a minha Lista:
    1- Juramento de Vingança
    2- Os Sete Assassinos
    3- O Presságio
    4- A Noite dos Assassinos
    5- A volta de Mefisto
    6- Território Apache
    7- Cheyenne Club
    8- O Passado de Kit Carson
    9- Caçada Humana
    10- El Muerto

  13. 1 – Caçada humana
    2 – Navajos em pé de guerra
    3 – A morte vem do céu
    4 – Juramento de vingança
    5 – Flechas pretas assassinas
    6 – A grande intriga
    7 – A noite dos assassinos
    8 – Terra prometida
    9 – Os prisioneiros do deserto
    10 – O retorno de Montales

  14. 70-Os Caçadores de Escalpos!
    68-Caçada Humana!
    65-A Flor da Morte!
    62,63,64-Os Apaches Atacam!
    74,75-Na Fronteira do Colorado!
    77,78-Pesadelo!
    95,96,97-Terra Prometida!
    107 A 110-O Grande Golpe!
    120 A 123-Trapper!
    131 A 134-Missão em Great Falls!
    E Com Certeza Varias Outras!

  15. Zeca,

    Não sei se entendi o seu critério. Ganhará uma edição da Polvo aquele que acertar as 10 edições que serão publicadas pela Mythos, seria isto? A brincadeira é bacana, mas provavelmente ninguém vai levar o prêmio. Todos que postaram suas 10 edições, até o momento, não incluíram a história A Morte de Lilyth nas suas listas, já ficando automaticamente fora da disputa. Pessoalmente, eu tenho algumas histórias na minha lista particular que não creio que serão publicadas nesta nova coleção pelo fato de já terem sido (re)publicadas recentemente ou que ainda sairão pela coleção da Salvat, não sendo lógico que a Mythos as inclua em As Grandes Aventuras de Tex.

    Entenda que não estou desvalorizando o exercício lúdico proposto nem desdenhando sua generosa oferta, apenas sugiro que use um critério mais direto, tal como um sorteio entre todos que se manifestarem. Assim ficamos 100% livres para escolher verdadeiramente as nossas dez mais. E depois seria até possível juntar todos os votos e tabular um ranking do público do blog.

    Peço desculpas caso tenha entendido errado sua proposta.

    Grande abraço.

    • Prezado pard Luciano,
      O objectivo deste “concurso” seria o de acertar as 10 histórias escolhidas pela Mythos… sei que é tremendamente difícil porque as 10 melhores histórias para a Mythos não serão as minhas melhores 10, nem as suas, nem da maioria dos leitores porque cada um tem as suas preferências.
      Atendendo à dificuldade talvez se mude o critério quanto a quem vencerá o desafio, mas antes vamos a ver se ninguém mesmo acerta, porque apesar de remota pode haver quem acerte as 10 aventuras e acabe ganhando o prémio nos moldes propostos…
      Quanto à aventura da Morte da Lilyth, trata-se da história que originalmente se chama “Juramento de vingança” e que já está na lista de vários comentários abaixo e que por isso já só precisam acertar as outras 9 😉

  16. LUCIANO, LEIA COM MAIS ATÊNÇÃO…
    Mas passemos das palavras aos actos e desafiamos os nossos leitores a fazerem, na forma de comentário a este post, a sua lista com as suas 10 melhores aventuras de Tex… certamente teremos no final não 10, mas talvez umas 40/50 histórias diferentes. É uma “BRINCADEIRA” interessante com a particularidade de mais tarde virmos a saber se algum leitor “acertará” nas 10 aventuras que veremos publicadas nesta colecção da Mythos Editora (e se tal acontecer o Blogue do Tex brindará esse leitor com um volume português de Tex, da editora Polvo) ressalvando que somente serão consideradas as listas publicadas aqui no Blogue do Tex e que cada leitor apenas poderá concorrer uma vez.

  17. FLechas Pretas Assassinas – Ticci
    Terra Prometida – Ticci
    Selva Cruel – Ticci
    Cão Amarelo – Ticci
    Sequestro na Colina dos Ventos – Ticci
    Furia Vermelha – Ticci
    A Noite dos Assassinos – Ticci
    Caçada Humana – Fusco
    Os Caçadores de Escalpos – Galep
    A Volta de Mefisto – Villa

  18. Zeca,

    Muito obrigado pelos esclarecimentos, inclusive pela questão do título original da primeira história. Ser um texiano relativamente tardio nos faz cometer gafes 🙂

    Segue a minha lista pessoal e que independe da expectativa do que será lançado na nova coleção da Mythos: El Muerto, Caçada Humana, O Passado de Kit Carson, Os Sete Assassinos, O Bando dos Irlandeses, Oklahoma, O Vale do Terror, O Ouro dos Confederados, O Cavaleiro Solitário, Patagônia.

  19. Seguem as minhas escolhas, que estão muito longe da daquelas que eu considero as melhores histórias.
    A escolha está limitada às histórias publicadas na colecção original italiana, e também, à escolha de um desenhador diferente para cada história (não consegui encaixar o Monti, por isso repeti Galep).
    Adicionalmente, procurei incluir os 4 grandes escritores.

    1 – Os lobos vermelhos Boselli Font
    2 – Cheynne Club Nolitta Fusco
    3 – Juramento de vingança Bonelli Galep
    4 – O bruxo Mouro Bonelli Letteri
    5 – O passado de Kit Carson Boselli Marcello
    6 – O solitário do Oeste Nolitta Ticci
    7 – O Tigre Negro Nizzi Villa
    8 – Intriga em Santa Fé Nizzi Civitelli
    9 – A flecha quebrada Nolitta Nicolò
    10 – Na policia Montada Bonelli Ticci

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *