As Grandes Aventuras de Tex/Tex Deluxe: Os escritores, os desenhadores, a arte original da lombada e a arte original da capa do volume nº 1

Por José Carlos Francisco

As Grandes Aventuras de Tex – Volume 1

As Grandes Aventuras de Tex/Tex Deluxe é a mais recente série da Mythos Editora dedicada a Tex no Brasil. Uma série luxuosa que o Ranger há muito merecia em língua portuguesa e que é inspirada numa colecção italiana, também luxuosa, intitulada “Le grandi storie di Tex” e que reuniu 40 grandes histórias da saga de Tex Willer, sempre com aventuras completas e coloridas e com capas inéditas de Claudio Villa.

As Grandes Aventuras de Tex – Volume 1

Anunciado o 1º volume, intitulado “A morte de Lilyth” que traz a famosa história “Juramento de vingança” da dupla Gian Luigi Bonelli & Aurelio Galleppini, para o próximo mês de Março, podemos já informar que se trata de uma colecção de 10 volumes com 10 grandes aventuras da longa saga dos 70 anos de vida editorial de Tex, aventuras essas escritas por Gian Luigi Bonelli, Claudio Nizzi e Mauro Boselli e com desenhos de Aurelio Galleppini, Carlo Raffaele Marcello, Claudio Villa, Fabio Civitelli, Giovanni Ticci e Vincenzo Monti.

Para além de serem edições com capa cartonada (ou capa dura, como se diz no Brasil), no formato 15,7 x 21 cm esta colecção tem a particularidade de juntando as lombadas se visualizar uma magnífica ilustração quadrada, ilustração essa da autoria de Fabio Civitelli e onde estão presentes Tex e a sua amada Lilyth e cuja arte original do mestre Aretino, damos a conhecer já de seguida:


.
Voltando ao 1º volume desta colecção, cuja capa de Claudio Villa poderemos apreciar através da arte original que mostramos após este pequeno resumo da história:
“Tex conta ao filho Kit os factos ocorridos anos antes, pelos quais os desonestos comerciantes Brennan e Teller, para se vingarem do Ranger que os havia mandado para a prisão, encarregam capangas sem escrúpulos de levar à aldeia de Flecha Vermelha uma carga de cobertores infectados com varíola, causando a morte de Lilyth e de muitos outros navajos. Tempos depois da tragédia, um dos mandantes do crime cai crivado pelas balas de Tex. Agora os quatro pards saem à caça do patife sobrevivente que, anos antes, havia escapado do justo castigo. Uma velha lança, fincada no túmulo da esposa de Tex, dali não pode ser retirada enquanto não se cumprir a vingança.”

Arte original de Claudio Villa para a capa de As Grandes Aventuras de Tex – Volume 1

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

24 Comentários

  1. Olá Amigos. Boa idéia essa republicação melhorada de grandes aventuras do nosso Herói. Confio que serão só clássicos do Tex. E dá para fazer um jogo de adivinhação (de brincadeira) a partir dos Desenhistas. Quem arrisca dizer qual será a aventura desenhada pelo V. Monti?
    Parabéns.

  2. Excelente coleção… para NOVOS leitores!
    Nova roupagem, com re-publicações!
    Italia & BRasil, momentos-econômicos nada semelhantes!
    Boa $orte… aos novos-leitores!

  3. E cadê Fusco, Nicoló e Letteri???
    Pitzburgh… outra coleção que a exemplo da Salvat não quer ir pra minha estante???

  4. Essa primeira aventura acho excelente a republicação quanto as demais eu gostaria que fossem somente do Bonelli pai e Galep e os desenhistas antigos como Letteri, Nicolo e Fusco que são verdadeiramente os clássicos do Tex.

  5. Faltou Suplício de um Povo ou Cheyenne Clube pelo Ferdinando Fusco, do V. Monti não lembro de nenhuma que entre em um top 10.

    • Pard Thiago, a arte que vai ser formada na lombada é a que mostramos a ilustrar este post… não a temos com melhor qualidade, nem colorida…

  6. Olá pard e amigo Zeca, boa tarde.
    Parabéns por mais este exclusivo do blogue. Sei que algum amigo já perguntou, então reforço a questão: Não teremos Nicolò e nem Letteri nestes especiais? Ou alguns nomes não foram propositalmente mencionados?
    Abraços
    Jesus Ferreira

    • De facto alguns nomes não foram propositadamente mencionados, porque se trata de uma colecção que terá uma vida longa, já que deverá durar até meio de 2020 uma vez que estão previstos 4 volumes por ano e ainda pode haver uma ou outra alteração, sobretudo nos 2 volumes a publicar em 2021.
      Mas atente-se na grande dificuldade de eleger apenas as 10 melhores histórias de Tex… bastava pedir 100 listas a 100 texianos que muito provavelmente não haveria duas listas iguais, mas relativamente à questão dos desenhadores, no texto já constam 6 nomes (Aurelio Galleppini, Carlo Raffaele Marcello, Claudio Villa, Fabio Civitelli, Giovanni Ticci e Vincenzo Monti) se acrescentarmos os mencionados nos comentários (Fusco, Nicoló e Letteri) já temos 9 desenhadores… e facilmente se poderia incluir outros grandes nomes do staff de Tex… e todos sabemos que nas 10 melhores histórias de Tex de cada pard garantidamente vai haver desenhadores que estarão em mais do que uma história (só do Galep muitos pards poderiam considerar qualquer das aventuras O juramento, Pacto de sangue, Sangue Navajo, Entre duas bandeiras, O filho de Mefisto e El Muerto como sendo 10 das melhores histórias de Tex), o que faria com que alguns nomes “grandes” não estivessem na “sua” lista… logo seria impossível termos nas 10 melhores aventuras de Tex, histórias de 10 desenhadores diferentes a não se que a colecção se chamasse “A grande aventura de cada desenhador de Tex” 😉

  7. O mais importante é que o Grande Giovanni Ticci vai estar presente nesta coleção, com o seu Talento descomunal, o Cara é um Gênio, junto com Guido Nollita forma uma Dupla perfeita. (Minha Opinião)

  8. Lembrei de As Colinas Sioux desenhada pelo Monti, uma excelente história. Agora essa imagem parece ser bem curta para caber na lombada de dez volumes.
    Teria que ser uma arte na horizontal e não na vertical.

  9. Confesso que eu vou adquiri-la, desde que a encontre numa banca-de-revistas e/ou sebo (loja de revistas usadas)!

    Lista de ”TOP”, eh infinita para cada um da gente!
    VIVA! E re-VIVA o Personagem!

  10. Bom dia, Zeca…
    Rapaz de Deus, se você não acabar com esse suspense sobre as NOVE HISTÓRIAS de Tex De Luxe eu vou rogar uma praga para o PORTO ganhar NOVE CAMPEONATOS SEGUIDOS, (um por cada história). E minhas pragas NÃO FALHAM, portanto…
    Abraços, pard, hehehe…

    • Pelo menos para não ser 9 já que espero que o Benfica ganhe este campeonato, pard Neimar, digo-lhe que o número 2 desta nova colecção de Tex trará a aventura “Entre duas bandeiras” 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *