A ESPLÊNDIDA ilustração de ANDREA VENTURI para a CAPA da edição nº 1 da revista do Clube Tex Portugal e o respectivo EDITORIAL

Por José Carlos Francisco


Conforme já foi anunciado aqui mesmo no blogue do Tex, a revista do Clube Tex Portugal, devidamente autorizada pela Sergio Bonelli Editore, no seu primeiro número terá uma CAPA INÉDITA e EXCLUSIVA feita PROPOSITADAMENTE por ANDREA VENTURI.

Capa essa que terá uma magnífica ilustração de Tex a cavalo que damos hoje a conhecer a todos os leitores do blogue português do Tex (após a SBE fazer há poucas horas a divulgação, em estreia mundial, na página oficial de Tex no Facebook, o que demonstra bem a importância que a própria editora de Tex dá a este projecto português), na versão a preto e branco, mas também na versão colorida, com cores do próprio Andrea Venturi que deste modo comprova a importância e o carinho posto também por ele neste projecto editorial dedicado aos sócios do jovem Clube Tex Portugal.

Magnífica ilustração de Andrea Venturi para a capa da edição nº 1 da revista do Clube Tex Portugal

Para uma apresentação melhor  desta importante iniciativa dirigida por Mário João Marques, o director da revista, e destinada aos sócios do Clube (cada sócio do Clube Tex Portugal terá direito a um exemplar totalmente grátis e de modo a tornar a revista mais cobiçada e valiosa pelos amantes do Ranger cada sócio só poderá comprar um segundo exemplar) damos a conhecer de seguida o editorial deste primeiro número da revista:

EDITORIAL

Em Agosto de 2013, durante uma tertúlia texiana organizada quando do 18º Salão Internacional de Banda Desenhada de Viseu, um grupo de amigos teve a oportunidade de formalizar a criação de um clube que pudesse fomentar o convívio e a troca de ideias sobre Tex. Idealizado uns meses antes, a ocasião proporcionada e a presença inspiradora de Andrea Venturi, desenhador convidado para o Salão, serviram assim de catalisadores, permitindo firmar a criação do Clube Tex Portugal.

Andrea Venturi, de pin ao peito, exibe orgulhosamente o cartão de Sócio Honorário do Clube Tex Portugal

A revista que agora está nas vossas mãos é um objectivo a que nos propusemos desde a primeira hora, um instrumento privilegiado que permite divulgar, aprofundar e sobretudo homenagear um grande herói e uma grande série que, ano após ano, se vem batendo pelos ideais da justiça e da honra, unindo muitos em redor de valores infelizmente cada vez mais raros.

Devidamente autorizada pela Sergio Bonelli Editore, que desde o início nos concedeu a honra do seu apoio e do seu carinho, a revista é o trabalho de muitos e que nos enche de orgulho, representando o culminar de um primeiro ano do Clube pleno de actividades e de sucesso. Todos são convidados a participar, apresentando trabalhos sobre Tex, o seu mundo, as suas personagens, os seus autores. Queremos fomentar o convívio, desejamos divulgar a personagem, ansiamos que apreciem e possam retirar o mesmo prazer que todos os que colaboraram neste primeiro número tiveram na sua preparação e elaboração.

Este primeiro número conta com artigos de José Carlos Francisco, Sérgio Madeira de Sousa, Pedro Cleto, Jorge Magalhães e Mário João Marques, assim como com um pequeno texto escrito por Júlio Schneider, em jeito de homenagem à amizade em torno de Tex. Mas outros, de uma forma ou de outra, deram o seu grande contributo, permitindo que o projecto pudesse ver a luz do dia. Carlos Moreira, Hernâni Portovedo, Orlando Silva, António Guerreiro, Jorge Machado Dias, Dorival Lopes (e a Mythos), Gianni Petino e todas as mulheres texianas, foram baluartes fundamentais. A todos o Clube Tex Portugal agradece!

Apesar desta paixão, nada teria sido possível sem o apoio dado pela Sergio Bonelli Editore, que não cansamos de sublinhar, particularmente Davide Bonelli e Mauro Boselli, a quem o Clube Tex Portugal agradece eternamente. E é também um enorme motivo de orgulho poder contar, na capa deste primeiro número, com um desenho exclusivo de um grande talento, Andrea Venturi. Um grande desenho de um grande desenhador, desde o início ao nosso lado. Grazie mille Andrea!

Leiam, releiam, comentem, sugiram, pois a participação de todos é fundamental para juntos podemos fazer cada vez mais e melhor. Sem qualquer presunção, humildemente queremos alimentar o sonho e a paixão.

Clube Tex Portugal

(Para aproveitar a extensão completa  das imagens acima, clique nas mesmas)

3 Comentários

  1. A ARTE está deslumbrante, as cores estão perfeitas! Não poderia ser diferente, se levarmos em conta a grandiosidade do evento do qual ela fará parte.
    Zecão, meu Estimado Amigo, estou muito feliz por você(s) e muito orgulhoso, pelo que os nossos Irmãos Portugueses vêm fazendo por TEX. De coração eu os parabenizo!

    Forte abraço!

    Sílvio introvabili

  2. Parabéns, Zeca! Certamente um produto de valor inimaginável! Vida longa ao Clube Português! Vida longa a Tex!

  3. A ajuizar pela capa, com uma pujante ilustração de Andrea Venturi (um dos maiores desenhadores texianos da actualidade, no meu critério pessoal), e pela excelente nota de abertura, que dignificaria a apresentação de qualquer revista, mesmo sem ser de BD, este 1º número vai ter um êxito retumbante.
    Parabéns a todos os membros do Clube Tex Portugal a quem se deve a concretização desta brilhante iniciativa, que ficará, sem dúvida, registada com letras de ouro no ano em que o Clube deu os seus primeiros passos, rumo a um futuro que se vaticina largamente auspicioso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *