A capa (e muito mais) de “TEX: MAIS QUE UM HERÓI”, livro (com cerca de 500 páginas) temático dedicado a Tex, da autoria de Mário Marques e com selo de ‘A Seita’

* TEX: MAIS QUE UM HERÓI“, é o primeiro livro temático, publicado em Portugal, dedicado à mítica personagem Tex Willer, nascida em Setembro de 1948 pela mente brilhante de Gian Luigi Bonelli e pela pena mágica de Aurelio Galleppini.

* A mais extensa obra jamais publicada sobre o ranger eterno desvenda mais de sete décadas de autores, ilustradores, sagas e segredos desta personagem.
Ricamente ilustrada e recheada de anotações bibliográficas, esta é a história definitiva de Tex, mais do que uma personagem de BD.
.

* Tex Willer cavalga a vastidão do Velho Oeste desde 1948. Com uma personalidade multifacetada que se presta a diversos níveis de leitura, Tex tornou-se num verdadeiro ícone da cultura italiana, muito por força do seu carisma de herói positivo. O seu sentido inato de justiça leva-o a enfrentar poderes instituídos e gente corrupta, e ao mesmo tempo a ultrapassar a nossa realidade e a confrontar outros poderes, menos racionais ou mais fantásticos. As suas aventuras recolheram uma herança narrativa única, e, ainda hoje, ele é o elo que continua a unir diversas gerações de leitores ao longo de décadas.

O lançamento de “TEX: MAIS QUE UM HERÓI“, um livro com a chancela d’A Seita, com cerca de 500 páginas, escrito por Mário João Marques, que levou mais de dez anos a escrever esta completíssima obra, está para muito breve, mais precisamente para o próximo mês de Outubro.

Tex: Mais que um Herói – Capa de João Marin (a partir de um desenho de Laura Zuccheri)

A obra cujo formato é idêntico aos volumes de Tex publicados anteriormente pela editora A Seita (207 x 286 mm) terá um prefácio de José Carlos Francisco e uma edição gráfica de João Marin e conterá 9 capítulos escritos pelo Mário Marques: O Mito, O Herói, Os Atores, A Evolução, As Capas, Os Ambientes, A História, Os Autores e O Modelo.

O livro a preto e branco, está recheado de centenas de ilustrações, várias delas totalmente inéditas oriundas da coleção pessoal do autor Mário Marques, vinhetas e fotografias e tem a devida autorização da Sergio Bonelli Editore.

O autor Mário Marques com a autora do Tex na capa, Laura Zuccheri

A paginação, tal como capa de “TEX: MAIS QUE UM HERÓI” é da autoria de João Marin (a partir de um desenho de Laura Zuccheri, com a devida autorização da SBE) e a contracapa é da responsabilidade de Stefano Biglia (desenho exclusivo gentilmente cedido pelo autor com a devida autorização da SBE). A revisão da obra é de José Hartvig de Freitas e de José Carlos Francisco.

Tex: Mais que um Herói – Contracapa de Stefano Biglia (desenho exclusivo gentilmente cedido pelo autor)

TEX: MAIS QUE UM HERÓI” insere-se numa vasta lista (8 obras + 1 projecto para um renovado percurso pela história da Nona Arte em Portugal) de títulos da editora A Seita que candidatou-se ao programa Garantir Cultura, criado no ano passado para compensar as dificuldades criadas pelas medidas ligadas ao Covid, e para ajudar as empresas mais afetadas na área da cultura. A editora tem vindo a desenvolver uma série de projetos, como a edição de oito livros, 4 DE BD e outros 4 SOBRE BD, mas também projetos ligados à divulgação e à internacionalização de autores portugueses. Chamaram ao seu projeto (coordenado por José Hartvig de Freitas, no montante de mais de 80 mil euros, financiado em cerca de 60% do investimento total pelo programa Garantir Cultura) muito simplesmente “Garantir BD”, já que apoia diretamente autores e muitos mais profissionais da área em Portugal.

Tex: Mais que um Herói – Sumário

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

7 Comentários

  1. Que novidade espetacular… um livro que certamente irá entrar para a história. Desde já parabenizo ao autor Mário João Marque pelo projeto, à editora A Seita e já aguardo ansioso pelo momento em que poderei desfrutar da leitura dessa fabulosa obra.

    • Pard Rouxinol, creio que a editora A Seita possa vender pelo correio para os interessados no Brasil. Outra hipótese é ser adquirido por um amigo que depois lhe possa levar em mãos (por exemplo na próxima Mostra do Clube Tex) ou lhe enviar pelo correio.

  2. Sou suspeito de falar (risos), mas é uma grande obra escrita pelo Mário, imperdível para os fãs de Tex.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *