Entrevista com o fã e coleccionador: Francesco Micoli

Entrevista conduzida por José Carlos Francisco, com as colaborações de Júlio Schneider (tradutor de Tex para o Brasil) na tradução e de Bira Dantas na caricatura.

Francesco Micoli caricaturado por Bira Dantas

Vamos começar com uma apresentação: data e local de nascimento, família, profissão.
Francesco Micoli: Eu nasci em 5 de Outubro de 1959 em Fasano, província de Brindisi, na região de Puglia, sul da Itália. Perdi a minha esposa muito cedo, em razão de uma doença, e tenho dois filhos, Manuela, de 32 anos, que mora e trabalha na Califórnia (EUA), e Mattia, de 28 anos, que mora comigo. Actualmente vivo com a minha companheira Laura, moramos em Pádua, na região do Vêneto, norte da Itália, a uns 30 quilómetros de Veneza. Eu cheguei a Pádua em 1977, a trabalho. Por 36 anos eu fui técnico da Aeronáutica Militar, trabalhei nas áreas de telecomunicações e de meteorologia. Aposentei-me há pouco e agora dedico-me apenas à família e aos quadradinhos. Sou um bonelliano de carteirinha, aficionado sobretudo (aliás, quase que exclusivamente) por Tex!

Francesco Micoli e os 4 pards no seu estúdio

Quando começou a sua paixão pela BD, sobretudo por Tex?
Francesco Micoli: A minha paixão pelos quadradinhos começou quando eu era bem pequeno, e a primeira vez que peguei um Tex eu devia ter uns três anos. Além dele, o meu pai lia Zagor e outras BDs. Ao crescer e aprender a ler, para mim Tex era o número um. Impressionava-me a sua determinação, a sua força, a sua lealdade mas sobretudo e sua equidade com as pessoas mais fracas sem olhar para a cor da pele. E impressionavam-me os desenhos, o Galep dos primeiros tempos, mas principalmente quando chegaram Ticci, Lettèri, Nicolò, Fusco e depois todos os outros. A minha primeira colecção foi a do Pequeno Ranger, mas logo eu a troquei pelos Tex que me faltavam.

Francesco Micoli e os itens brasileiros de Tex

Porque Tex e não outra personagem?
Francesco Micoli: Tex era e é o melhor, nunca tem dúvidas, o leitor sabe de imediato como as coisas vão acontecer, ele tem o carácter de seu criador. G. L. Bonelli dizia “Tex é Tex e pronto!“. Tex é o que cada um de nós gostaria de ser.

Francesco Micoli exibe os símbolos do Clube Tex Portugal, na sua qualidade de sócio

O que Tex representa para si?
Francesco Micoli: Para mim, Tex é uma fé, uma religião. Na vida, qualquer ícone, qualquer ídolo, cedo ou tarde vacila, cai, some. Inclusive no desporto mudam as pessoas, no futebol existem equipas imbatíveis que uma hora caem, na política as bandeiras mudam de cor. Tex não. Tex é um farol na noite, jamais trai as expectativas, está sempre ali com a mão estendida a nos guiar – com Tex como guia, ninguém se perde! Eu não consigo imaginar a minha vida sem Tex!

Francesco Micoli e Fabio Civitelli no estúdio de Civitelli em Arezzo, 2015

Quantos volumes de Tex você tem na sua colecção? E qual é o mais importante para si?
Francesco Micoli: Entre as séries em tiras, as republicações em tiras, a série “albi d’oro“, a primeira série 1/29 (reedição), a série inédita mensal, os anuais Tex Gigante, Maxi Tex, Almanaque do Oeste e Tex Especial em Cores, além dos vários especiais, das três séries de reedição (Tex Tre Stelle, Tutto Tex, Tex nuova ristampa), várias edições estrangeiras (alguns exemplares), edições comemorativas, os cartonados da Mondadori e da Rizzoli, e todos os volumes da reedição em cores de Repubblica-L’Espresso, são uns 4.250. Mas sinceramente eu nunca contei, e levaria um mês para contá-los um a um. Quanto ao mais importante, não sei dizer, porque ao citar um, eu faria uma desfeita com outro. Eu gosto de todos os Tex, mas quero mencionar um em particular, o primeiro que eu li assim que aprendi a ler: o número 94, Black Baron, quando Tex, depois de lançar o antagonista ao mar, não pensa duas vezes em mergulhar para salvá-lo dos tubarões! Épico! Mas eu poderia mencionar muitos outros, como toda a saga de Mefisto, por exemplo. Mas sobretudo o número 91, Vingança de Índia!

Fabio Civitelli, Fernando Fusco e Francesco Micoli

Você colecciona somente as BDs da personagem, só o material escrito?
Francesco Micoli: Quem dera coleccionasse só as revistas, mas como todos os masoquistas, eu colecciono tudo da personagem: de páginas originais (algumas delas, evidente, de acordo com as minhas possibilidades financeiras), desenhos originais, estatuetas, gadgets vários, fotos com desenhadores, cartazes de mostras, cartões postais, em suma, tudo o que fala do nosso Ranger, e, a partir de agora, o cartão, o pin e a belíssima revista do nosso Clube Tex Portugal!

Lucio Filippucci e Francesco Micoli

Qual é a sua história favorita? E qual o desenhador que você mais aprecia? E o argumentista?
Francesco Micoli: São tantas histórias belíssimas, aqui também é difícil falar de uma só, mas se devo escolher uma, é Flechas Pretas Assassinas (ou A Cruz Trágica), de Bonelli/Ticci, edições italianas 122 a 124. O desenhador que mais aprecio, sem esquecer o grande Galep (ele merece um capítulo à parte), é Giovanni Ticci, mas tenho no coração Fernando Fusco e, claro, Fabio Civitelli, que também é um amigo. O argumentista que mais aprecio é G. L. Bonelli e, logo em seguida, Claudio Nizzi.

Rossano Rossi e Francesco Micoli

O que você gosta mais e o que gosta menos em Tex?
Francesco Micoli: Não sou partidário dos que sempre sabem tudo e criticam esse desenhador ou aquele escritor. Claro que nem todas as histórias de Tex são do mesmo nível, como nem todos os escritores ou os desenhadores. Mas devo dizer uma coisa muito importante para mim: se depois de quase setenta anos Tex ainda desponta nos quiosques e nas livrarias de quase toda a Europa, da América do Sul e até na Índia, deve haver uma razão! Eu leio Tex como ele é, com todas as suas qualidades e, sobretudo, com os seus poucos defeitos. Aliás, são os defeitos que o fazem mais humano e o fazem se assemelhar a um homem real. Tex é como uma paixão, alguém que se ama na boa e na má sorte. Ele é escrito e desenhado por homens como nós, com as nossas mesmas emoções, com os mesmos estados de ânimo. Eu destaco esse aspecto porque todos os homens de Tex que conheço são pessoas excepcionais e óptimos profissionais.

Carlo Ambrosini e Francesco Micoli

Na sua visão, qual é a característica de Tex que faz dele o ícone que é?
Francesco Micoli: Isso teria que ser perguntado a psicólogos e sociólogos. Eu creio que Tex é um ícone porque representa aquilo que cada um de nós gostaria de ser na realidade. Quantas vezes na nossa vida quotidiana não gostaríamos de resolver os problemas ao estilo de Tex? Quantas vezes no trabalho não gostaríamos de dar um soco no chefe? Dar uma lição em um funcionário público ignorante, dizer umas palavras a um guarda? Enfiar a cabeça de um político corrupto em um balde de água? Essas são as características do nosso Tex! O ícone do respeito às regras, aos mais fracos e aos indefesos.

Italo Marucci, Roberto Diso e Francesco Micoli

Para concluir, como você vê o futuro do Ranger?
Francesco Micoli: Eu vejo um futuro radioso para o nosso Ranger. Não quero entrar no âmbito da crise editorial, da queda das vendas ou da idade média do leitor de Tex. Eu não conheço os problemas da Editora, do aumento do custo do papel, problemas de distribuição, coisas assim. Eu penso que a Sergio Bonelli Editore é uma empresa sadia, Sergio a deixou em boas mãos. Eu digo isso porque Tex é a própria SBE, ele não pode ficar mal, senão que fim teriam todas as outras publicações? Sem Tex, na Itália a BD não sobreviveria, todas as demais sobrevivem porque Tex está vivo. E os caros amigos que nos lêem, como imaginam a vida sem Tex? É impossível, não é verdade? Tex é imortal e viverá além de todos nós. Os maiores escritores e desenhadores chegam a Tex e cada um inclui uma peça nesse quebra-cabeça belíssimo e variado! Viva Tex! Longa vida a Tex! So Long, Amigos!

Francesco Micoli e Pasquale Del Vecchio no seu estúdio em Milão, 2015

Francesco Micoli e Giacomo Danubio em Godega, 2015

Francesco Micoli e um quadro de Luca Vannini

Prezado pard Francesco Micoli, agradecemos muitíssimo pela entrevista que gentilmente nos concedeu.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *