Exposição Tex 500 Brasil e os COLECCIONADORES

Por Ezequiel Guimarães (texto e fotos)

O magnífico evento TEX 500 BRASIL que foi realizado no sábado 20 de Agosto de 2011 na Gibiteca da  Biblioteca Nair Lacerda em Santo André, Brasil, também trouxe itens coleccionáveis. Não tratarei aqui do evento em si, pois isso já foi feito AQUI no blogue do Tex, mas sim dos itens coleccionáveis gerados pelo evento.

Um evento desse porte, sempre reúne público diverso, mas esse público é composto na sua maioria por fãs da personagem que teve enfoque no evento, e esses fãs na maioria são coleccionadores. O objecto de desejo maior, obviamente, são as edições da personagem, mas a partir daí tudo relacionado ao mundo da mesma torna-se coleccionável para a maioria dos aficionados. Cartazes de bancas, marcadores de páginas, outras revistas com reportagens, e muito mais itens, passam a integrar diversas colecções, inclusive itens que foram feitos exclusivamente para o evento onde a personagem foi atracção.

Neste evento em Santo André, o que mais chamou a atenção dos coleccionadores, sem sombra de dúvidas foi a gigantesca e impressionante colecção do pard Adriano Rodrigues Rainho (organizador do evento) que contou com centenas e centenas de itens como revistas, pósters, estatuetas, cartazes promocionais de banca, bottons, marcadores de páginas, revistas com matérias sobre o Ranger e muitas outras coisas, brasileiras e internacionais.

Os coleccionadores ficaram horas admirando esse belíssimo acervo (que continuará exposto à visitação pública até ao dia 28 de Outubro de 2011); mas, obviamente, ninguém pode sair levando um item debaixo do braço (mas sim anotar nomes e referências para tentar adquirir na Internet ou em alfarrabistas futuramente), mas os coleccionadores também tiveram um outro prazer no quesito colecções: o de levar (esses sim podem ser levados) outros itens que fizeram parte oficialmente do evento.

Em maior ou menor número também foram disputados e agora já fazem parte de acervos de colecções de norte a sul do Brasil e já se tornaram itens cobiçados pelos texianos. Tivemos nesse evento vários itens exclusivos que são coleccionáveis: o belo cartaz do evento, o convite do evento, e marcadores de páginas exclusivos.

O que torna mais interessante esses itens é que não há um “padrão” por evento. Por exemplo, na GibiCon 2011 (outro grandioso evento texiano – em Curitiba – como podemos rever clicando AQUI) tivemos, por exemplo, botton, cartão-postal-convite e programa oficial, itens que não tivemos aqui na TEX 500 BRASIL. Mas neste evento tivemos outros muito interessantes que não tivemos lá: cartaz do evento e marcadores de páginas especiais exclusivos para o evento.

No quesito marcador de páginas, tivemos dois magníficos exemplares:
– “EXPOSIÇÃO TEX 500” – belíssimo marcador de páginas “G.G.Carsan”, pois foi criado pelo pard Carsan, onde temos Tex da capa do nº. 500 (com material fotográfico especial). Desse item foram feitos apenas 36 exemplares, o que o torna mais especial ainda, pois é limitado.
– “EXPOSIÇÃO TEX 500”  – criativo marcador de páginas “Túnel do tempo” , do pard João Batista da Cunha e seu Sebo e Gibiteca Túnel do Tempo, onde temos saindo de um “túnel” primeiramente a imagem de Tex do nº. 1 e em primeiro plano a imagem de Tex do nº. 500, simbolizando a trajectória da personagem. No alto temos o logótipo das 4 editoras a editar a revista TEX no Brasil.


.

Outro item interessante que surgiu como coleccionável neste evento, foi o cartão de visitas (cartão pessoal) de duas personalidades texianas, e contendo o logótipo de “TEX” (conter o logótipo texiano é fundamental para entrar na lista de coleccionáveis, além de que o cartão ter de ser de uma personalidade texiana, obviamente):
– Marcos Maldonado (lendário letrista desde os tempos da Editora Vecchi)
– Adriano Rodrigues Rainho (organizador do evento e nova personalidade texiana)

O simpático Marcos Maldonado ainda colocou no verso uma belíssima imagem de Tex, do monumental criador gráfico da personagem, Aurelio Galleppini (que nos remete à belíssima capa de Tex Ouro #3, a que teve as cores do saudoso Hermes Tadeu).

Outros itens cobiçados pelos coleccionadores nos eventos são os autógrafos. Obviamente o ápice desse desejo é ter os autógrafos dos autores, mas os autógrafos de todos os envolvidos na produção das revistas são desejados também, e, no caso do evento, dos organizadores também, já que nos dois casos eles se enquadram no quesito de personalidades texianas (outras personalidades texianas que comparecem ou participam directamente do evento também têm os seus autógrafos solicitados; o mesmo procede para quem, mesmo não sendo personalidade, mas de alguma maneira está directamente envolvido com algum item coleccionável do evento).

E isso também não faltou neste evento: os representantes oficiais da Mythos Editora (que publica Tex em língua portuguesa) foram solicitados a fazê-lo: Dorival Vitor Lopes (editor), Dr. Júlio Schneider (tradutor de vários títulos bonellianos, articulista, e advogado da Sergio Bonelli Editore), Marcos Maldonado (lendário letrista de Tex) deram suas contribuições com simpatia. Outras personalidades texianas também foram muito procuradas, e também com simpatia contribuíram: Gervásio Santana de Freitas (Portal TexBR , TexBR Revistaria, Revista TexBR, e organizador de diversos encontros de coleccionadores na região Sul do Brasil) e G.G. Carsan (organizador das famosas Expo-Tex no Nordeste brasileiro e  autor de livro temático sobre o Ranger – “Tex no Brasil – O Grande Herói do Faroeste”).

Um grande coleccionador que “nasceu” como nova personalidade texiana ao organizar este grande evento, Adriano Rodrigues Rainho, também foi solicitado a autografar diversos itens. Enfim, essas são algumas particularidades que atraem os coleccionadores aos eventos, além dos próprios eventos em si.

Até a própria equipa de oradores fez questão de ter o seu cartaz do evento – e autografado por todos os oradores

Aguardemos as novidades do próximo, já que, após longa pausa (falando-se de eventos oficiais), tivemos 3 eventos em dois anos – 2010 e 2011 (FestComix – São Paulo, GibiCon – Curitiba, Tex 500 Brasil – Santo André), e não podemos parar mais. Qualquer personagem precisa de divulgação para ampliar e/ou renovar os seus leitores, algo fundamental num mundo cada vez mais virtual, sob pena de desaparecer das bancas.

Agradecemos à Mythos Editora pelo envolvimento no projecto do pard Adriano, mas que ela cada vez mais apoie outros eventos.

Até ao próximo evento, à procura dos autógrafos e dos “coleccionáveis”…

(Para aproveitar a extensão completa das fotos acima, clique nas mesmas)

13 Comentários

  1. Caros pards,

    Nosso pard João Batista da Cunha está OFERECENDO o MARCADOR DE PÁGINAS ESPECIAL da EXPOSIÇÃO TEX 500 BRASIL, para qualquer leitor e/ou coleccionador de Tex que queira ter essa lembrança especial.

    Escrevam-lhe um e-mail ( faclubetex2000@ibest.com.br ) dizendo querer ter um dos seus marcadores de páginas, igual a este que mostro mais abaixo, para a sua colecção, inteiramente grátis, que o pard João Batista o fará chegar às suas mãos.

    Marcador de páginas da Exposição Tex 500 Brasil

  2. Muito bonito esse material. É legal ir a eventos também por causa disso. Vou pedir esse marcador aí muito bonito. Parabéns pelo material. O outro tem até Disney, gosto muito de Disney também.

  3. Sem dúvida que é um novo item – o marcador de página – que faz muito sucesso com quem visita a exposição. Todo mundo quer. E nessa Expo o Rainho inovou e pediu autógrafos dos palestrantes em diversos cartazes e panfletos, já imaginando presentear alguns pards com estas peças.
    Fiz apenas 36 itens e foram rapidamente distribuídos, seja como item de colecionador, seja como lembrança da participação no evento.
    Na próxima já estão todos avisados que haverá muito material para levar pra casa, pois a cada Expo aumenta o número de itens.
    Mais uma vez um belo gol do pard Ezequiel, que percebeu a importância dos itens extraordinários.
    Abraços,
    G.G.Carsan

  4. Caro pard GG, agradeço muito suas palavras.
    E agradeço o belíssimo exemplar do marcador que vc me presenteou.
    Excelente idéia ter feito esse marcador de páginas.
    Esses itens especiais abrilhantam ainda mais os eventos. Que outros texianos sigam seu exemplo.
    Já estou curioso pelo próximo evento para ver o que o caro pard vai aprontar !!!!!
    Abraços
    Ezequiel

  5. Parabéns ao pard Ezequiel pela Matéria, um enfoque diferente e bem interessante, os colecionadores gostam muito destes itens especiais, um pequeno autógrafo já torna um item único, de coleção. Como disse o pard GGCarsan este foi meu objetivo ao pegar os autógrafos das personalidades texianas presentes para distribuir para os Texianos uma lembrança marcante da Exposição!

  6. Olá pard Adriano, muito obrigado pelas palavras.
    E excelente ter pego autógrafos nos itens; com isso eles que já eram valorizados, ficaram muito mais.
    Abraço

  7. Lógico que sabemos que o marcador de páginas é originário do Sebo Tunel do Tempo, do pard João Cunha, mas quero parabenizar o pard João Sorocaba, que foi o ‘arteiro’, captando e realizando esta bela arte, onde atrelado ao nome do sebo, encampou a longevidade texiana e nos remeteu a ótima séria que foi O Túnel do Tempo. Ele foi sacando e atirando, sem errar uma sequer!
    Portanto, parabéns João Sorocaba e João Cunha.

  8. Muito bom, muito legal ver os itens de coleção. Essa exposição foi maravilhosa. Muito bom ter criado essa seção dos colecionáveis assim fica fácil acesso à essas matérias excelentes.

  9. Vi na casa de um amigo esse marcador de páginas do túnel e realmente ele é muito bonito. Pena que ele só tinha um.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *