Comicguia #71: 60 anos com Tex

Por José Carlos Francisco

Comicguia #71 - 60 anos com TexComicguia, o fanzine (48 páginas, formato 15,5 x 21,5 cm) espanhol sobre crítica e investigação da banda desenhada, fundado em 1976 pelo historiador e crítico de banda desenhada Francisco Tadeo Juan e que tem como lema “A revista mais pobre do mundo, porém a mais rica em amigos“, traz no seu número 71 una capa de Roberto Diso criada especialmente para este número dedicado aos 60 anos da mítica personagem do oeste americano TEX WILLER, criado pela dupla Aurelio Galleppini “Galep” (nos desenhos) e Gian Luigi Bonelli (no guião).

Neste mais recente número, publicado no Inverno de 2008, o destaque é todo para os 60 anos de Tex, a personagem emblemática da BD italiana que superou todo o tipo de crises e que apesar do tempo transcorrido, mantêm-se no mercado com notável êxito e dando a impressão de que ainda tem muitos anos de vida pela frente. A edição que contém no seu interior um rico dossier ilustrado sobre Tex com imagens belas e raras e por isso deve fazer parte da colecção de qualquer Texiano que se preze, pode ser encomendada mediante subscrição anual no valor de 20 € (3 ou 4 números por ano dependendo de alguns factores) através de Francisco Tadeo Juan, C/ Editor Manuel Aguilar, 17 – 7ª – 46001 Valencia (Espanha) ou através do telefone 00 34 96 391 80 95.

Comicguia #71 - Páginas interioresComicguia #71 - Páginas  interiores

Para uma maior informação sobre este número especial dedicado ao Ranger, damos a conhecer o Índice:

Página 1 – Capa de Roberto Diso com Tex e Lilyth.
Página 2 – Créditos e índice.
Página 3 – Editorial, por F. Tadeo Juan.
Páginas 4 a 19 – Diferentes amostras de Tex desenhado pelos diversos autores, com reprodução de capas de exemplares italianos, de ilustrações e vinhetas de Galep e de números antigos de Comicguía, retratos de Claudio Nizzi, G.L. Bonelli, A. Galleppini e Tea Bonelli.
Páginas 22 a 26 –  Artigo, de Francisco Tadel Juan: “Nuevas aventuras de Texas Bill”. Texto sobre uma colecção de revistas editada em Espanha, com comentários sobre a série de Tex publicada pelos nuestros hermanos.
Páginas 30 a 37 – Reprodução de páginas de algumas histórias de Tex da autoria das duplas Nizzi e Jesús Blasco, Mauro Boselli e José Ortiz, Nizzi e De la Fuente, de M. Boselli e Alfonso Font, Nizzi e Jordi Bernet, Antonio Segura e Miguel Angel Repetto e Nizzi e Manfred Sommer.
Página 38 – Artigo escrito por Sergio Bonelli: “Dubbi, curiosità e domande varie al Direttore“, em que fala  de Comícguía e Tex. Em italiano, sem tradução.
Páginas 39 a 41 – Reprodução de capas, vinhetas e ilustrações de Galep, de edições argentinas de Tex (Rayo Rojo), um estudo inédito e uma amostra de censura e ainda um retrato da família Bonelli de Tacconi.
Páginas 42 e 43 – Recomendações editoriais.
Páginas 44 a 46 – Artigo escrito por Francisco Tadeo Juan: “¿Folchi, el primer “castoonist” español?”. Texto sobre o ilustrador e humorista valenciano Manuel González Martín.
Página 47 – Secção “Curiosidades Culturais“, por Alexandre Dumás (pseudónimo).
Página 48 – Ilustração de Nené Estivill, com a personagem Rosalino Felpudo (da série Agamenón).

Comicguia #71 - Páginas interiores com Tex em grande destaque

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Um comentário

  1. Sem dúvida é uma publicação de peso, bem documentada e abrangente. Parabéns ao blogue pela iniciativa da divulgação. Animo a todos os texianos a prestigiá-la.
    Saudações a todos. Tizziana

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *