Por Rui Ferreira [1]
A 2ª Mostra do Clube Tex Portugal que irá decorrer este ano novamente na Anadia vai trazer a Portugal os autores Pasquale FRISENDA e Stefano BIGLIA. O Clube Tex Portugal é caso único em Portugal, de um Clube dedicado exclusivamente a um herói da BD, para além de ser também o primeiro Clube oficial de Tex no mundo.
.
.
Trata-se de uma iniciativa dedicada aos fãs e coleccionadores portugueses, que visa um maior convívio não somente entre os admiradores do Ranger, mas também, entre outras coisas, proporcionar a vinda a Portugal e consequente convívio com autores de Tex que se mostrem disponíveis para se deslocarem ao nosso país. E prova disso mesmo, o blogue português do Tex confirmou a presença, nos dias 9 e 10 de Maio, dos consagrados desenhadores italianos PASQUALE FRISENDA e STEFANO BIGLIA na 2ª Mostra do Clube Tex Portugal, a realizar, novamente, na capital da Bairrada, mais precisamente na pacata cidade de Anadia.
.
.
Esta é mais uma iniciativa de muitas com grande sucesso ocorridas em Portugal com as várias exposições ligadas ao Tex:
Os desenhadores dos Tex Gigantes, em 2005 no Salão de Viseu;
A nova vaga de desenhadores de Tex, em 2007 no Salão de Moura;
Os 60 anos de Tex, em 2008 no Festival da Amadora;
Os 25 anos de Fabio Civitelli a desenhar Tex, em 2010 no Festival de Beja;
As Cidades do Tex, em 2011 no Salão de Viseu;
A antestreia mundial do Tex Gigante ”La cavalcata del morto“ e a exposição de homenagem a Sergio Bonelli, em 2012 no MAB Invicta realizado na cidade do Porto;
A exposição dedicada ao Tex Gigante, “Os Pioneiros“, em 2013 no Salão de Viseu;
A antestreia mundial do Color Tex nº 7, em 2014 na 1ª Mostra do Clube Tex Portugal.
.
.
Também nestes últimos anos estiveram presentes em Portugal:
Fabio Civitelli por 5 vezes (2007 em Moura, 2008 na Amadora, 2010 em Beja, 2011 em Viseu e 2012 no Porto), Marco Bianchini (2008 na Amadora), Andrea Venturi (2013 em Viseu) e Pasquale Del Vecchio (2014 em Anadia) não esquecendo também a presença de Ivo Milazzo em 2011 no Festival de Beja onde estiveram expostas páginas originais do seu Tex Gigante.
.
.

.
[1] (Texto publicado originalmente no Universo BD, em 18 de Fevereiro de 2015)
(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)