10º ANIVERSÁRIO do blogue português do Tex – Uma DÉCADA na vanguarda da informação texiana

28 de Setembro de 2006/28 de Setembro de 2016


Por Mário João Marques (mentor e criador do blogue português do Tex)

Parece que foi ontem, mas hoje já comemora 10 anos de plena actividade diária.

Já devem ter percebido que estou a falar do Blogue Tex Willer, um desafio que em boa hora lancei ao meu bom amigo José Carlos Francisco, popularmente conhecido por Zeca, em virtude da grande paixão que ambos nutrimos por esta personagem emblemática da banda desenhada italiana e mundial.

Decorrido todos este tempo, após 3.708 posts, 101 categorias, 493 tags e mais de 12.800 comentários creio que valeu bem a pena.
Mas se o blogue hoje é um sucesso, visitado por texianos (e não só) dos quatro cantos do mundo, um manancial de informação diária, muitas vezes em verdadeiro exclusivo e primeira mão, uma verdadeira referência de tantos e tantos que alimentam a paixão pela personagem criada em 1948 por Gianluigi Bonelli e Aurelio Galleppini, tal se deve ao trabalho, à dedicação, ao carinho e ao labor do Zeca, que durante estes anos foi sempre capaz de manter o blogue renovado diariamente, trazendo  assuntos e informação de grande interesse e actualidade.

Aliás, foi essa a condição que lhe impus quando da criação do blogue. A única, mas na realidade um verdadeiro desafio: lancei a ideia, criei os primeiros posts, mas depois deixei-lhe o recém nascido nos braços, entregando-lhe o duro papel de fazer crescer o blogue e o moldar à sua imagem. Na verdade, deixei-lhe o principal papel, o papel mais difícil, mas que ele soube sempre desempenhar a contento, como o faz sempre em prol de Tex Willer.

Não andarei longe da verdade se aqui sublinhar que o blogue veio criar condições para que mais tarde tivéssemos abraçado outros projectos. Esta paixão que o Zeca revela diariamente pelo Ranger e que se encontra bem evidente nestes dez anos de blogue, acabou por nos contagiar a todos e levar a pensar noutros voos. Primeiro o Clube Tex Portugal, depois a organização de um evento anual que pudesse ser uma referência, sem esquecer a revista semestral. Tal não nos impede de sonhar, porque sabemos que ainda está para vir o melhor dia e outras ideias fervilham. 2018 está ali ao virar da esquina, ano em que Tex Willer comemora setenta anos de publicação ininterrupta. E nós, assim nos deixem, estaremos cá para comemorar.

Parabéns ao Blogue Tex Willer, parabéns a todos os que permitiram e contribuíram para que nestes 10 anos se tornasse numa referência.

E obrigado Tex por me teres permitido, para além de tudo o mais, conhecer gente tão boa e criar verdadeiros laços de amizade duradouros, genuínos e fortes.


(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

14 Comentários

  1. Já 10 anos?! Parece que foi ontem que recebi um e-mail de um tal José Carlos Francisco a solicitar-me a disponibilidade para responder a uma perguntas sobre TEX, só por que tinha lido um post que eu publicara no meu blog onde fazia referêrncia a Tex Willer que me ajudara a gostar cada vez mais do Velho Oeste!… E no entanto, tudo isto aconteceu em 2013… há apenas 3 anos!!
    Depois disso, veio o Clube Tex Portugal (do qual sou sócio, com muito prazer), a Revista do Clube (na qual colaboro com a maior honra!)… que dizer de tudo isto?
    Apenas isto: OBRIGADO e PARABÉNS Zé! E PARABÉNS ao BLOG do TEX, que continue vivo por muitos e bons anos!!
    Rui Cunha

  2. Muito obrigado a todos vós (os que comentaram aqui no blogue e os que me escreveram a nível pessoal) pelos vossos parabéns e palavras de apreço e gratidão pelo 10º aniversário do TEX WILLER BLOG. São (mais) um (grande) estímulo para (todos juntos) fazermos mais (e melhor) nos anos vindouros, em prol do nosso amado Tex Wiiler!

  3. Dez anos de vida de um blogue é obra! E ainda por cima com actividade diária ininterrupta, sem a mínima falha, ao longo de todo esse tempo, encontrando sempre novos temas, novas informações, novas formas de aliciar os visitantes e manter viva a afeição que inúmeros texianos acalentam por um carismático personagem que se tornou o seu modelo ideal.
    Muitos parabéns aos criadores do Tex Willer Blog, mas sobretudo ao Zeca, que demonstra em todas as suas acções, em prol da ardente causa que abraçou, ter autêntica alma de pioneiro, na melhor tradição dos indomáveis heróis saídos das mentes e das mãos de Gian Luigi Bonelli e Aurelio Galleppini e de tantos outros continuadores da saga texiana! E longa vida ao Tex Willer Blog!!!

  4. Quando o Blogue foi ao ar pela primeira vez, o Marinho augurava que o sítio se tornasse “mais um local de encontro para troca de ideias e de amizade” entre os apreciadores do Ranger mais temido do Oeste.
    O objetivo foi plenamente alcançado e maravilhosamente superado pelos “fanáticos no bom sentido” (como o Marinho e o Zeca se autodefiniam), que consolidaram uma verdadeira família texiana em terras portuguesas.
    Dez anos já se passaram (nossa, que rápido!) e muitas outras décadas virão, sempre embaladas pela paixão insuperável que enche a alma dos meus amigos de além-mar, os únicos que fazem Tex apreciar a troca do bife com cerveja por um belo leitão com vinho!

  5. Parabéns ao blog e a seus idealizadores pelo primeiro decênio de vida, em especial ao pard Zeca pelo seu exemplo e dedicação em manter todos os texianos sempre em dia com as últimas novidades sobre o nosso herói favorito. É minha leitura quase que diária desde o seu início. Vida longa ao Tex Willer Blog e que venham mais vinte, trinta quarenta… anos.

  6. Parabéns ao blog, eu também desde que descobri, acesso várias vezes ao dia sempre em busca das novidades. Vida longa ao belo trabalho que vocês realizam.

  7. Parabéns, caros amigos, por mais essa importante comemoração, estou muito orgulhoso em participar também do Blog Tex Willer, durante anos colaborando, com vocês, em O ALFABETO DO VELHO OESTE, caros amigos. Vamos todos apoiar esse excelente espaço dedicado aos personagens Bonellianos ou não. Agradeço como fui sempre bem tratado pelo José e Mário. Vida longa ao TEX WILLER BLOG!!

  8. Muitos parabéns ao blogue. Aqui, dez anos de vida significam dez anos de muita qualidade!
    Um grande abraço!

  9. Parabéns para o Blog Português e seus artífices. Realmente prestam um grande serviço à comunidade mundial texiana.

  10. Parabéns ao blog e a seus idealizadores. Desde que o descobri praticamente todos os dias acesso para ver as novidades do nosso herói favorito.

  11. Parabéns ao blog pelos seus 10 anos e vida muito longa a divulgar as informações sobre Tex e a Casa Bonelli.
    Pela paixão texiana que o move e que acalenta todos os seus leitores, só tenho a agradecer pelo espetacular trabalho desenvolvido.
    Um abraço a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.