WALTER VENTURI (desenhador de Tex, Zagor e O grande Belzoni) e EXPOSIÇÃO (DE ORIGINAIS) DEDICADA AOS 70 ANOS DE TEX em grande destaque no Coimbra BD (8 a 11 de Março de 2018)

Ainda não foi anunciado oficialmente, mas o Coimbra BD está a chegar e só faltam uns 20 dias…
Fica já aqui um cartaz não-oficial desenhado pelo André Caetano, um artista da terra.

O evento será no mesmo local dos anos anteriores, ou seja, na Casa da Cultura de Coimbra e será entre os dias 8 e 11 de Março (um dia a mais que na edição do ano passado). À semelhança dos anos anteriores o Coimbra BD além das bancas com algumas editoras nacionais, também terá sessões de cinema, exposições, conversas com os autores e as famosas sessões de autógrafos. Como novidade, este ano o evento aventurou-se a trazer alguns autores estrangeiros para conhecerem a bela cidade do conhecimento. Fala-se também que o evento terá o já “clássico” desfile e concurso de cosplay, e que este ano terá um prémio monetário.

Tex e Kit Carson não podem faltar a este concurso, por isso preparem as vossas melhores vestes, Ricardo Leite, Mário Marques e demais pards portugueses.

Tex Willer terá uma grande presença neste evento, contando com a presença do consagrado desenhador Walter Venturi, um mestre dos fumetti – Desenhador italiano que tem trabalhado nas séries Tex, e Zagor, da editora Bonelli, e é autor da novela gráfica Il Grande Belzoni (dedicada à vida do grande egiptólogo Giovanni Battista Belzoni, que foi um dos responsáveis pela descoberta de Abu Simbel e o primeiro homem a entrar na segunda pirâmide de Gizé).


Walter Venturi,, que fez uma maravilhosa ilustração EXCLUSIVA com Tex e Kit Carson a subirem o rio Mondego, com o skyline da Colina da Sabedoria ao fundo, vai estar pela primeira vez em Portugal com exposição própria, para além de ter trabalhos seus integrados na exposição dedicada aos 70 Anos de Tex. O artista estará presente na 3ª edição do Coimbra BD – Mostra Internacional de Banda Desenhada. Com sessões de autógrafos agendadas para Sábado e Domingo.

Quanto à exposição dedicada aos 70 Anos de Tex, em breve daremos mais informações, mas já podemos confirmar que será abrilhantada, entre outras coisas, pela exposição de dezenas de pranchas e ilustrações ORIGINAIS de Tex Willer, feitas por muitos dos mais talentosos e admirados desenhadores do staff do Ranger e da Editora Bonelli, como por exemplo Claudio Villa, Giovanni Ticci, Fabio Civitelli, Guglielmo Letteri e tantos outros.

O programa completo do Coimbra BD será divulgado daqui a poucos dias, mas podemos já indicar um segundo convidado, é um dos mais consagrados artistas portugueses do momento. André Lima Araújo tem trabalhos publicados na Marvel, Image Comics e Titan Books.

Actualmente está a desenhar o título mensal do Black Panther, mas já desenhou histórias dos Vingadores, Quarteto Fantástico e Homem-Aranha, entre outros. Mas são as suas criações, como o recente Generation Gone (na Image, com argumento de Ales Kot) ou o livro que a Kingpin recentemente editou em Portugal, Man Plus (originalmente publicado na Titan Books, que ele escreveu e desenhou por inteiro), que têm ganho destaque nas prateleiras de coleccionadores pelo mundo fora e cujas pranchas originais estarão em exposição no Coimbra BD. André Lima Araújo estará presente para autógrafos no sábado, dia 10 de Março.

Já agora, informa-se que a estreia em Portugal de Jason Aaron e R. M. Guéra (desenhador sérvio que está a desenhar uma história de Tex), a premiada dupla de Scalped, faz-se com The Goddamned – Os Malditos, uma edição da G Floy Studio – Portugal com lançamento marcado precisamente para o Coimbra BD.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *