Volkswagen lança carro dedicado a Tex Willer

Por José Carlos Francisco

O Salão Automóvel de Genebra 2011, um dos mais importantes eventos mundiais do sector automóvel, abriu esta terça-feira as portas, mas apenas para a imprensa. A partir de quinta-feira, e até 13 de Março, estará aberto ao público em geral para dar a conhecer as novidades do mundo automóvel, com destaque para os modelos eléctricos. Apesar da aposta em motorizações ecológicas, são também esperadas novidades ao nível dos topo de gama.

Mas a maior novidade de Genebra no que aos fãs de Tex diz respeito é o lançamento por parte da Volkswagen de um “concept car” (um protótipo) dedicado a Tex Willer: o Volkswagen Tex!

O Volkswagen Tex da Italdesign marca a estreia de Giorgetto Giugiaro no Grupo Volkswagen e o nome é dedicado a Tex Willer, o herói da banda desenhada  italiana publicado por Sergio Bonelli e é sem dúvida alguma uma linda e prestigiosíssima homenagem ao nosso Ranger.

Volkswagen Tex representa a nova visão do estúdio italiano de design, com um coupê que utiliza a tecnologia Blue e-motion da Volkswagen e também o sistema de direcção Twin Drive. Isso quer dizer que este conceito utiliza um sistema híbrido no seu motor de 1.4 litros turbo, que possui 85 Kw de potência com a bateria carregada.


.

A sua transmissão possui sete velocidades sequenciais. Com este sistema, o Volkswagen Tex poderá acelerar de 0 a 100 km/h em 6 segundos, e atingir a velocidade máxima de 220 km/h. Rodando apenas com o motor eléctrico, a sua velocidade máxima é de 35 km/h.

Mas neste caso, o desportivismo e a ecologia não são mundos distintos: “Para a nossa estreia no grupo fizemos umas pesquisas imaginando os Volkswagens do futuro próximo, automóveis pensados maioritariamente para a cidade, e demos uma interpretação pessoal. Tex é a nossa interpretação do Volkswagen desportivo do amanhã” declarou Giorgetto Giugiaro, o estilista (e autor do conceito).

A linha é, obviamente, caracterizada por um espírito desportivo, em que os destaques são os “sulcos” sobre o capô com um desenho em “V”, que termina no logótipo da Volkswagen posicionado no centro da subtil grelha. O aspecto geral é o de um carro bem preso ao chão, com um baixo centro de gravidade e uma linha de cintura discretamente ascendente em direcção à traseira, o que torna o vidro posterior, onde está inserido um aileron, muito compacto.


.

A autonomia do Volkswagen Tex é de 240 km com a bateria totalmente carregada, ou seja, emissão zero do veículo. O seu interior tem quatro assentos, com design ergonómico para maior conforto dos passageiros e optimização do espaço interno.

Quanto às dimensões, o Volkswagen Tex mede 3,99 metros de comprimento, 1,75 metros de largura e 1,35 metros de altura e tem algo que o torna único: ao contrário de muitos outros híbridos vistos até hoje, o Volkswagen Tex não é de tracção dianteira ou integral. É simplesmente de tracção traseira a 100%, em honra do desportivismo.

Finalizamos dizendo que ainda não se sabe se o Volkswagen Tex chegará a ser produzido em série, mas em caso positivo, não o será antes de 2018.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

18 Comentários

  1. Uau! Que belos bólidos! Babei, grande Zeca!
    Esse modelito Tex tb é de arrasar!
    Até eu vou querer comprar um desse… (Rsss…).
    Espero q saia logo ele aqui no Brasil!
    Isto é q é sucesso do nosso velho e querido ranger, né?
    Nunca vi algo parecido… um carro com o nome de um personagem de BDs… grande sacada da Bonelli Comics.
    Os caras tão faturando alto!
    Maravilha e grande furo de reportagem!
    Os bengalas friends, admiradores de Tex, por aqui, vão ficar malucos, babando tanto qto eu!
    Valeu!

  2. he he he… e o nome deste Fusca vai ser “Dinamite” ?
    😉
    Beleza Zeca, sempre na frente, neh?

  3. Geniale!
    E pure carina come modello.
    Ma il rombo del motore all’accensione sarà un colpo di Colt? :mrgreen:

    Se e quando verrà commercializzata non potrai non averla, Zeca! 🙂

  4. Addirittura una macchina 😯 😯 😯
    Sarà felice Carson: i suoi dolori saranno un lontano ricordo una volta a bordo di quest’auto 🙁
    Grazie come sempre per la notizia Zeca

  5. Não sei se funciona do ponto de vista de marketing.

    Volkswagen Tex, tão veloz e confortável quanto um cavalo.

    Agora, com tantos fabricantes de automóvel na Itália, por que diabos o carro do Tex teve de ser fabricado por um boche?

  6. Amigo Zeca, não tenho transporte próprio (sou um brasileiro que não tenho paixão por carros), é tanto que pra ficar mais próximo do trabalho mudei de endereço, ao invés de comprar um. Mas agora, pela primeira vez, me deu vontade de possuir carro! (rsrsr.)

    Realmente esta é uma grande homenagem ao nosso herói!

  7. Realmente esse Ranger tem poderes na Europa.
    Incrível… nunca vi uma coisa dessa, herói de HQ ser homenageado com um modelo de carro.

  8. Quem diria… Um carro feito em homenagem a Tex!
    Que texiano não gostaria de ter esse item na sua coleção? 😆

  9. Nos dias atuais toda grande marca colhe preciosos frutos,a midia proporciona números gigantescos, investimentos milionários, chegou a vez do Tex, pra se eternizar mundialmente, como outros grandes personagens da Marvel, DC, Disney, etc…
    Fico feliz de ver um personagem tão brilhante transformar-se num fenómeno, demorou, mas, chegou a vez da Bonelli, que sempre usou padrão de qualidade em todos os produtos, especialmente Tex. Espero que a Mythos passe a divulgar melhor nosso lendário ranger, exemplo de qualidade pra todas as pessoas.

  10. Os bengalas friends, admiradores de Tex.” Não vamos generalizar, sou fã de Tex, gostei muito do carro e ainda não sou uma “bengala friends“. Para ser mais exata, tenho 17 anos.

  11. Leggo che la VW Tex ha una potenza di 85 Kw. Non mi esprimo sulla macchina ma sicuramente è la prima volta che Tex cavalca tanti cavalli contemporaneamente 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.