Vídeo: Tex (publicado em Portugal pela Editora Levoir) em grande destaque no bdnauta

O bdnauta é o espaço, no Youtube, em que a banda desenhada, uma forma de contar histórias de que o português Nelson Chantre (pessoa bem disposta, criativa, polivalente e que gosta de estar presente nas várias etapas do processo criativo. Gosta de ler, escrever, cinema, banda-desenhada, música e desenhar) muito gosta, ganha espaço. Não só a banda desenhada mas também outras formas de contar histórias que buscam actualmente inspiração no campo da banda desenhada.

Nelson Chantre

O bdnauta no seu programa número 15, de Abril de 2018, destacou o Tex, o protagonista do primeiro volume na colecção da editora Bonelli que a Levoir lançou no nosso país, dedicando cerca de meia hora à apresentação do mítico Ranger “italiano” e falando também de algumas edições de Tex publicadas no Brasil e que chegaram a Portugal ao longo dos anos.

Para aguçar ainda mais a curiosidade, apresentamos primeiro o brevíssimo (39 segundos), mas interessantíssimo, preview do bdnauta #15 e somente depois o programa na íntegra onde é também apresentada a Colecção Bonelli de Portugal:

Depois da publicação de Mater Morbi, uma aventura de Dylan Dog incluída em 2017 na terceira série da colecção Novela Gráfica, os fumetti (nome dado à BD em Itália) da Bonelli regressaram a Portugal, com uma colecção de 10 volumes inteiramente dedicada à editora de Milão. Naturalmente, no ano em que completou 70 anos de existência, a honra de abrir esta colecção coube naturalmente a Tex Willer, o ranger do Texas criado por Giovanni Luigi Bonelli e Aurelio Galleppini em 1948, cujo sucesso perene ajudou a escrever a história da editora Bonelli.

Mas, para além de Tex e de Dylan Dog, que tiveram direito a dois volumes cada (um com histórias curtas a cores, outro com histórias mais longas a preto e branco), esta colecção acolheu ainda outras personagens carismáticas da mais popular editora italiana de fumetti, como Dampyr, o caçador de vampiros, Martin Mystère, o detective do impossível, Júlia Kendall, a criminóloga com as feições de Audrey Hepburn, o explorador Mister No, para além de dois dos mais recentes sucessos da Bonelli, as séries Le Storie e Dragonero, como se pode então assistir no vídeo do bdnauta:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *