Por José Carlos Francisco

Sergio Bonelli
O blogue português do Tex apresenta hoje o trailer do documentário “Sergio Bonelli — L’avventura del fumetto” (“Sergio Bonelli — A aventura da banda desenhada“) realizado em 2009 (produzido pela Medialogo e tendo a duração de 35 minutos) pelo Município de Milão, no âmbito da série “Gente di Milano. Storie, volti e figure della cultura milanese contemporanea”, (“Gentes de Milão. Histórias, rostos e figuras da cultura milanesa contemporânea“).
No dia 25 de Outubro, pelas 21 horas acontecerá na Sala Alda Merinino do Espaço Oberdan de Milão a projecção pública com a presença do realizador do documentário Andrea Bosco, intervindo ainda Giulio Giorello (docente de Filosofia da Ciência e grande apaixonado de “Tex” e “Dylan Dog”), Alfredo Castelli (criador de Martin Mystère), Francesco Specchia (conceituado crítico de banda desenhada) e Fabio Treves (autor das músicas do documentário).

Sergio Bonelli em 2004, na cerimónia do doutoramento Honoris Causa
No documentário ver-se-ão as facetas humanas e profissionais de Sergio Bonelli: os seus pais, os primórdios artesanais de um acontecimento editorial que acabou por se tornar em História, as suas personagens e os seus colaboradores, uma cidade de Milão que não existe mais e um futuro da banda desenhada que se anuncia incerto: “Só a qualidade – disse Sergio Bonelli – poderá fazer sobreviver a banda desenhada. Uma qualidade que necessariamente se tornará cara.“, como se pode constatar assistindo a este pequeno, mas interessante “aperitivo”:
Os mais atentos, certamente viram o logótipo do blogue português do Tex em algumas das pranchas apresentadas no documentário, o que representa um enorme orgulho para toda a equipa do blogue do Tex que deste modo está também presente nesta homenagem feita pelo Município de Milão a Sergio Bonelli…
Eu estarei aí, onde já fui há dois anos atrás junto com minha esposa e filhos… e tivemos o prazer de apertar a mão do caro amigo Sergio.
Uma pena que ele não seja mais lá desta vez.
Mas ele sempre vai ficar no nosso e no meu coração.
Saravà Sergio !