Vídeo: A colecção de Rozan Silva

Por José Carlos Francisco

O blogue do Tex dá hoje a conhecer, no formato vídeo, graças à rubrica “Colecionadores” da TV Band e a Lúcio Castro e Aline Franco, mais uma das maiores colecções brasileiras de Tex. O proprietário desta fantástica colecção chama-se Rozan Silva. Natural de Barra Mansa, Estado do Rio de Janeiro e tendo 45 anos no presente, aprendeu a ler com as revistas Disney. O primeiro exemplar que ganhou do seu pai e que tem até hoje foi o Tio Patinhas nº 128, quando tinha 8 anos e a sua paixão por Tex começou quando tinha 9 anos e um amigo do seu pai lhe emprestou o Tex nº 2 (Vingança de Índia), mas em breve ficará a conhecer melhor mais este grande fã e coleccionador brasileiro de Tex, graças à entrevista exclusiva que Rozan Silva está concedendo ao blogue do Tex.

No vídeo que mostramos então de seguida, podemos constatar que Rozan Silva é proprietário de uma impressionante colecção de banda desenhada, sobretudo no que diz respeito a edições dedicadas ao Ranger, colecção essa que ronda actualmente os 3.500 exemplares:

7 Comentários

  1. Parabéns ao Rozan Silva pela coleção belíssima, organizada e conservada. Uma gibiteca, em cuja o Ranger bonelliano está ladeado por outros famosos personagens das histórias em quadrinhos.

  2. Que notícia e que visão maravilhosas para embalar o meu sono agora, que já entrei pela madrugada, caçando bandidos nas pradarias e saloons do Velho Oeste.
    Muito feliz em saber de mais um grande colecionador e com uma pulga atrás da orelha: quantos outros existirão pelo Brasil afora (daqueles mais de 100 mil de outrora)???
    Espero conhecer pessoalmente este pard para tomarmos uma ‘birra’ gelada e consumirmos alguns bifes de dois dedos de altura… ops.. cobertos de batatinhas fritas.
    Parabénsssssssss!
    G.G.Carsan

  3. Realmente é uma belíssima coleção. E sobre a quantia de colecionadores que você (G.G. Carsan) comentou, eu conheci os gibis do Tex na minha infância por volta de 1987 com um amigo do meu pai que me emprestava os quadrinhos do Tex, mas depois com o passar do tempo me mudei de cidade e perdi o contato com o Tex, até que em 2012 encontrei um blog que disponibilizava as revistas antigas do Tex, e comecei a baixar e a ler estas revistas, foi quando procurei nas bancas da cidade e encontrei os gibis do Tex novamente e comecei a comprar, e a procurar na internet sites, blogs sobre o nosso herói, e assim encontrei o Blog do Tex e alguns outros.
    Por isso acredito que existam muitos outros fãs espalhados pelo Brasil em Portugal, e no mundo.

  4. Gostaria de agradecer ao pard Zeca por postar este vídeo anunciando minha entrevista, que virá breve e que espero que todos gostem. Agradeço também aos comentários e digo que sou um antigo fã do Tex que não me manifesto muito nos blogs mas presto muita atenção (risos), inclusive nos trabalhos que são apresentados por pards como o G. G. Carsan, que só engrandecem o universo bonelliano. Claro que um dia espero estar em um encontro com outros pards. E se algum pard passar por Barra Mansa-RJ, estarei pronto para recebê-lo, com uma boa cerveja, um bife bem alto e muitas batatinhas!!! Vida longa ao TEX!!!

  5. Parabens Rozan, belíssima coleção, um verdadeiro sonho de consumo dos texmaníacos.

  6. Belíssima coleção. É um orgulho conhecer outros colecionadores que mantêm o estandarte de nosso herói firme. Todos temos uma história parecida. Também coleciono HQs há uns 30 anos, apesar de não ter uma coleção tão grande e bela como a do colega Rozan, a minha é a maior de minha cidade.

  7. Parabéns Rozan muito linda mesmo a sua coleção.
    Fiquei afastado de Tex de 1984 até 2009 quando recomecei a colecionar do zero. Há mais de 35 anos atrás eu tinha as coleções completas de Tex 1ª e 2ª edição e Zagor quando apareceu na Vecchi pela primeira vez.
    Mas como contei em minha entrevista neste valioso portal, vide https://texwillerblog.com/?p=43192,
    hoje conto com todos os livros já lançados no Brasil e O Meu Tex de Civitelli é lindo demais, todos os gigantes desde O Ídolo de Cristal, Tex 1ª edição do 50 até ao atual (procuro os números abaixo do cinquenta da primeira menos o 08, 27 e 40), da 2ª edição do 01 ao 149 (faltando apenas 12 revistas), Coleção Anual e colorida completas, Ouro, Almanaque, Histórica, Férias, Grandes Clássicos e muitas italianas.
    É isso ai o desejo de seguir Tex é muito forte e quero espalhar por minha cidade criando a primeira Gibiteca associação sem fim lucrativo para divulgar nosso Ranger à nova geração.

Comments are closed.