Uma tarde Bonelli – ‘Tex 75 anos’: 30 de Setembro e 1 de Outubro na Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul

EVENTO BONELLI

Para a segunda edição de “Uma Tarde Bonelli”, com data prevista para 30 de setembro e 1º de outubro de 2023, pretendemos comemorar com estilo os 75 anos do cowboy Tex, criação da editora Bonelli. Além disso, iremos trazer autores de livros e profissionais brasileiros ligados com o personagem Tex. Durante o evento, buscaremos desenvolver uma série de encontros, exposições, minicursos e feira de quadrinhos, todos relacionados com o universo texiano. Como nos grandes eventos da Gibiteca, desenvolveremos uma publicação dedicada a “Uma Tarde Bonelli” (confira abaixo uma imagem de capa), trazendo curiosidades, análises e quadrinhos relacionados com a temática do faroeste e das publicações da editora italiana Bonelli. A publicação anterior contou com o patrocínio das editoras locais Skript, Tai e Trem Fantasma.

O evento terá duração de 6h em cada dia, das 13h às 19h, com atrações concomitantes em todos os espaços Biblioteca Pública do Estado, a saber: Salão de Leitura, Gibiteca BPE, Salão Mourisco e Salão Egípcio. Também contará com a presença de quadrinistas locais expondo trabalhos relacionados na feira, quatro painéis de bate-papo por dia e três oficinas por dia. Os fãs poderão vir a caráter, vestidos como o personagem de quadrinhos italianos mais querido do Brasil.

Também serão selecionados food trucks, que irão ocupar o espaço da rua, que estará fechada para o trânsito, em frente ao prédio, oferecendo pratos que tenham apelo aos fãs de Tex, como sanduíches temáticos, espetos de carne, batatas e tortas de maçãs.

É importante ressaltar que a revista Tex e o gênero fumetti, faz muito sucesso no Sul do Brasil, devido ao alto número de habitantes descendentes de italianos, que se mudaram para o Brasil, a partir de 1870. Outro fator que influencia o gosto dos gaúchos é a similaridade geográfica com o universo das histórias do Tex, que lembra o pampa gaúcho.

Também se destaca que a Biblioteca Pública do Estado é uma instituição pública, sem fins lucrativos, e que não cobra entrada do público em nenhuma das suas programações. Todo o trabalho que envolve a produção do evento é feito de forma voluntária, pelos servidores e colaboradores da BPE.

REGISTROS DO EVENTO ‘UMA TARDE BONELLI2022

A BIBLIOTECA PÚBLICA DO ESTADO

A Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (BPE), uma das instituições que fazem parte da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), destaca-se no cenário do Rio Grande do Sul e do Brasil, como um polo turístico, histórico, arquitetônico e cultural de grande relevância.

A instituição possui importância tanto pelo seu acervo valioso, quanto pelo seu prédio, uma das mais belas edificações do Rio Grande do Sul tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Estadual e Nacional. A Biblioteca mantém acervo diversificado e serviços de acesso a materiais impressos, e digitais, bem como acervo em Braile e em áudio.

A Biblioteca possui uma coleção significativa, que representa o mais importante conjunto bibliográfico de salvaguarda da memória  sul-rio- grandense e de imensurável representatividade junto à memória nacional e internacional, com livros raros, a partir do ano de 1519, documentos e acervo geral.

A BPE desenvolve ações educativas que contemplam exposições, espetáculos musicais e teatrais, além de encontros com autores de literatura e de outras áreas com temáticas que promovam a reflexão e o debate.

Além disso, está situada em belíssimo prédio centenário, localizado no Centro Histórico da Capital que está aberto de segunda a sábado, sempre com programação gratuita, atraindo diariamente vários tipos de público.

GIBITECA BPE

Sempre preocupada em atender setores variados da população, a Biblioteca inaugurou no dia 5 de novembro de 2021, a Gibiteca BPE — um acervo de revistas em quadrinhos que está à disposição dos leitores, apenas para consulta local.

A maioria desses materiais é das editoras Marvel e DC Comics, de super- heróis, em coleções e números avulsos. E também séries mensais, especiais, graphic novels e materiais em capa dura, nacionais e estrangeiros.

A ideia surgiu pela doação inicial do pesquisador e quadrinista Guilherme Miorando, que ofereceu parte da sua coleção para integrar o acervo da Biblioteca. A partir daí, outras quadrinistas se juntaram ao projeto e a coleção aumentou, significativamente, atraindo um novo público leitor e jovem, que passou a frequentar a Biblioteca diariamente.

Paralelamente, a Gibiteca começou a oferecer programação mensal com encontros, oficinas e feiras gráficas que, rapidamente, atingiram grande sucesso de crítica e público.

Entre os eventos mais prestigiados estão os de Jornalismo em Quadrinhos e sobre as Editoras de Quadrinhos Gaúchas, realizados em 2022, e o evento que trouxe ao debate o trabalho de mulheres quadrinistas gaúchas, em 2023. Também em novembro de 2022 foi realizado o evento “Uma Tarde Bonelli”, que trouxe ao Rio Grande do Sul o primeiro convidado internacional da Gibiteca BPE, Carlo Ambrosini, autor de fumetti, os quadrinhos italianos imortalizados pela editora Bonelli e que fizeram a alegria de muitos fãs durante o evento.

Mas, sem dúvida, os eventos com mais fluxo de participantes, tanto convidados como do público em geral, são as Feiras Gibizeiras, realizadas semestralmente, indo agora para sua quarta edição, em setembro de 2023.

Neste evento, ocorrem painéis de conversas, feira de venda de quadrinhos, com o trabalho de quadrinistas locais e nacionais, exposições projetadas no telão da BPE e oficinas de formação, com temas relacionados com os quadrinhos. Um dos diferenciais do evento é oferecer gratuitamente aos participantes uma publicação em formato gibi, o “Almanaque Gibizeira”, que traz os trabalhos dos expositores da feira.

Esse ano, a diretora Ana Maria Souza começou a desenvolver o trabalho de incorporação do acervo da Gibiteca ao catálogo da Biblioteca, que em breve estará disponível para consulta online dos usuários.

(Para aproveitar a extensão completa das fotografias acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *