Um bolo TEXiano no dia de aniversário

Por José Carlos Francisco

Feliz aniversário de Tex para José Carlos Francisco, por Giancarlo Malagutti

Mais um aniversário e mais uma vez a minha esposa, Fátima e as minhas filhas, Andreia Sofia (apesar de ausente neste dia em virtude de se encontrar em Lisboa, devido aos estudos na Faculdade) e Ana Beatriz resolveram oferecer-me um presente bem Texiano e que fizesse jus à minha paixão pelo Ranger criado em 1948 por G. L. Bonelli e realizado graficamente por Aurelio Galleppini… é que este ano para comemorar os meus 45 anos (feitos hoje, dia 13 de Dezembro) de existência elas elegeram um bolo TEXiano como o presente que me queriam oferecer para comprovar que apesar de Tex fazer parte integrante da minha vida, a família não tem ciúmes desta paixão pelo Ranger e que até incentiva para o facto de Tex estar sempre presente nos momentos mais especiais e deste modo também aproveitaram este dia tão especial (para mim),  para homenagear o Ranger que tem como lema a lei, justiça, humanidade e amizade e que assume, simultaneamente, o papel de justiceiro, investigador e até de chefe índio, sob o nome de Águia da Noite e que convive comigo há mais de 30 anos e que também me ajudou a ser a pessoa que sou, moldando-me, isto porque Tex é para mim um irmão mais velho e um verdadeiro Amigo de todas as horas, estando sempre presente em todos os momentos.

Feliz aniversário de Tex para José Carlos Francisco, por Catherine Labey e Jorge Magalhães

Uma paixão resultante de um amor à primeira vista, uma vez que fiquei cativado pela personagem assim que li a sua primeira história, quando, em 1980, os meus avós foram morar para Vila Nogueira de Azeitão e, durante as limpezas no sótão da habitação, descobri uma velha caixa com dezenas de livros de banda desenhada no seu interior, entre elas o Tex 94, “Pacto de Sangue”, uma aventura completa e que apresentava o casamento de Tex.


.

Essa paixão continua até hoje, como facilmente podem constatar, tanto que Tex não me proporciona apenas horas de leitura apaixonada mas porque através dele, são inúmeros os Amigos que tenho feito ao longo dos anos em vários países do mundo e isto leva-me à feliz conclusão de que, afinal, vale a pena dedicar-nos a algo que gostamos e que nos dá prazer, para mais quando isso nos permite concretizar muitas e boas amizades e passar momentos de inesquecível envolvimento, como provam o conceituado autor italiano Giancarlo Malagutti que me presenteou com o magnífico e especial cartão texiano de aniversário que se pode ver no início deste texto ou com os grandes Amigos Jorge Magalhães e Catherine Labey que me presentearam também com um magnífico e especial cartão texiano de aniversário baseado na capa do Tex Colecção nº  200, como também se pode constatar a ilustrar este meu texto.


Mas voltando ao bolo de aniversário, para escolher a ilustração de Tex que iria embelezar e tornar especial o bolo do meu aniversário, as minhas princesas recorreram aos vários desenhos de Tex que eu possuía elegendo um belo desenho da autoria de Claudio Villa magnificamente colorido pelo conceituado Jubran (e que contou com a colaboração do dilecto pard e Amigo G. G. Carsan para a inserção do logótipo de Tex) e que foi usado pela Mythos Editora para presentear os seus fieis leitores em Tex Coleção #300, onde Tex saúda os seus fãs e admiradores e que acabou ficando uma verdadeira obra de arte e ainda por cima, comestível!

Quanto a vocês, dilectos pards, são servidos? Bom apetite!


.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

38 Comentários

  1. Parabéns Zé Carlos! Um dia feliz com a família e esse bolo muito especial. Um abraço.

  2. Carissimo José Carlos,
    BUON COMPLEANNO!
    Grazie per averci fatto partecipare in questo modo alla tua festa.
    Vedo che hai 45 anni, una piena maturità in piena giovinezza!
    Beh, siamo praticamente della stessa generazione…
    Un abbraccio affettuoso,
    dal tuo amico
    Andrea

  3. Super Zeca,

    Um super e feliz aniversário e muitas luas pela frente, com as dádivas do Grande Espírito e muitas aventuras pelas pradarias texianas.
    Conto que possas vir ao Brasil o mais breve possível e possas trazer toda a família para este Nordeste tão mais próximo.
    Abraço, parabénssssssss!

    G.G.Carsan

  4. Tantissimi AUGURIIIIIIIIIIIIIIIIIIII José!
    E’ Bellissima! Sarà molto buona!
    Auguri e tante belle cose!

  5. PARABÉNS, querido pard!!!!
    Só assim é possível “meter a faca” no nosso super ranger!!!!
    Tudo de bom para você e a sua tribo neste novo ano de vida!!!
    Aquele abraço!
    Texxiana

  6. Auguri a te, Zeca, di buon compleanno (in ritardo) e di Buone Feste (in anticipo)!

    Parabens.

  7. Parabéns Pard Zeca por mais este aniversário passado em família.
    Desejo-te muitos bolos saborosos.

  8. Ah ah, amico mio che sorpresa. Bellissimo! Deve essere un’ottima torta 🙂
    Buon Compleanno !!! Trascorri una bellissima giornata!

  9. Ciao Zeca, buon compleanno !!! Complimenti per la torta con la bella figura di Tex, è quasi un peccato mangiarla!! 🙂

  10. Caríssimo Pard Zeca,
    Neste mundo de corrupção, violência, inveja e pessoas desprezíveis, além das grandes injustiças sociais e muitas das vezes a real falta de justiça, a sua existência entre nós, assim como a criação de Bonelli, nosso querido Tex, e justamente a força que encontramos para seguir em frente, para suportarmos este mundo como nos tempos do Velho Oeste. Graças a Deus pessoas boas como você existem e isto reflete na maravilhosa família que você tem. Que Deus o abençoe sempre e a sua família, com muita saúde, paz, realizações e centenas de milhares de novas portagens sobre Tex no melhor e maior sitio de conteúdo sobre o Ranger mais renomado da face da Terra.
    Abraço forte do amigo Augusto Ponte.

  11. Parabéns caro amigo Lusitano !!! Um grandissimo abraço de mim, da Luisa e desta Milano, hoje cheia de neve 😀

  12. Zeca parabéns por esse belíssimo dia e que ainda venha no mínimos mais uns 45 anos pela frente. Abraços amigo.

  13. Muitos parabéns, Zeca! Muitas felicidades e continua o excelente trabalho em prol da defesa e divulgação dos personagens Bonelli.

    Um abraço!

  14. Feliz aniversário! Parabéns, Zeca, por tudo o que você tem nos proporcionado! Só uma pergunta: como você consegue esse cabelo pretinho, pretinho? É natural??? Hauhauhauhuahuahuahuah Abração!

  15. Amigo ZeCa, muitos parabéns pelo teu aniversário, mais uma vez com requintes “texianos“, como não podia deixar de ser. É já uma imagem de marca!
    Um GRANDE ABRAÇO e um dia Feliz.

  16. Parabéns, José Carlos! Como vê, estou atrasado em meu cumprimento, mas creio que desejar tudo de bom a uma grande pessoa nunca é demais. Que você continue assim, sempre entusiasmado com a vida, com os quadrinhos e Tex, tenha sempre muita saúde, alegrias familiares e profissionais. A felicidade quase sempre é uma escolha. Por isso, seja feliz. Um grande abraço,

  17. Acrescentando aos desejos de feliz aniversário que deixei ontem no seu facebook, lamento a destruição daquele bolo que tão bom aspeto tinha. Mas como não dava para adicionar à coleção, o melhor foi mesmo tratar de comê-lo antes que se estrague. E um Tex estragado não é coisa que ninguém goste de ver.
    Um abraço.

  18. Come recitano le parole di una vecchia e famosa canzone italiana: “…come te non c’è nessuno…!“.
    I miei migliori auguri di compleanno, caro amico!
    A presto!

  19. Parabéns amigo Zeca, pelo seu aniversário e também por ter tantos amigos, isso mostra o grande ser humano que você é…

    Um abraço !

    Nei Campos !

  20. Quero agradecer profundamente a todos o(a)s pards e Amigo(a)s, os inúmeros parabéns e votos assim como todas as palavras carinhosamente dirigidas a mim a propósito de mais este aniversário. Gostaria de agradecer individualmente, respondendo a cada um mas isso tornaria o post ainda mais extenso (embora ver tantos e tantos comentários, desde Amigos a Autores que muito me honram todos com a sua amizade é um prazer imenso) para além de poder torná-lo desagradável e repetitivo, por isso num único comentário agradeço a todos e mais uma vez confirmo que TEX DEU-ME OS MELHORES AMIGOS DO MUNDO!

    Quanto ao bolo TEXiano até meteu dó cortar tão bela obra de arte e vocês nem imaginam o tempo em que eu estive verdadeiramente indeciso entre começar a cortar ou ir expô-lo de imediato para a BiblioTEX para junto de muitos dos desenhos originais que tenho expostos aqui em casa, mas no fundo, ele estava delicioso, mas mesmo assim, conforme as fotos provam, deixei algumas fatias para os pards mais atrasados virem cá comer ainda um pouco do bolo Texiano 🙂

    Aproveito também para agradecer em italiano, pois muitos destes comentários e felicitações provêm da Itália como facilmente constatam: GRAZIE MILLE A TUTTI VOI PER GLI AUGURI, CARISSIMI AMICI!!!

    Finalizo respondendo ao grande Bira Dantas que estes meus cabelos negros que nunca viram uma gota de tinta, eram algo que sempre intrigava Sergio Bonelli cada vez que eu o visitava, já que ele achava ser impossível eu com a idade que tinha ter tão farta e negra cabeleira… ele sempre perguntava (a brincar) qual era a marca de tinta que eu usava. Muito obrigado, Bira, por com o seu comentário fazer-me recordar uma vez mais o mítico editor italiano de Tex!

  21. Caro Josè,
    auguri di tutto cuore per il tuo compleanno. Fantastica la torta!!
    Un caloroso abbraccio e sinceri auguri di buone feste per te e la tua famiglia.
    A presto amigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *