Texiano Gervásio Santana de Freitas é um dos artífices na conquista do Troféu Ângelo Agostini pela revista (fanzine) Quadrante Sul

Por José Carlos Francisco

Depois de anunciarmos recentemente AQUI no blogue do Tex que Marcos Maldonado, mítico legendador (letrista) de Tex, foi agraciado, na categoria “Mestres do Quadrinho Nacional“, com o prestigiado Troféu Angelo Agostini, hoje destacamos a vitória da revista (fanzine) Quadrante Sul, na categoria “Fanzine” do então consagrado Troféu Angelo Agostini, uma das mais tradicionais premiações de arte sequencial realizada no Brasil, criado e organizado pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC – ESP).

O destaque deve-se sobretudo ao facto de Gervásio Santana de Freitas, um dos maiores fãs e coleccionadores brasileiros de Tex e também criador e  coordenador geral do maior e mais importante Portal Bonelliano do Mundo, o Portal Brasileiro TEXBR, ser um dos editores da Quadrante Sul, publicação oriunda do Estado brasileiro do Rio Grande do Sul.

Inclusive, Gervásio Santana de Freitas tem na Quadrante Sul galardoada com tão prestigiante troféu (a edição nº 4, intitulada “Vinte Anos Depois…”), uma história curta de banda desenhada de uma personagem criada por ele próprio, O Aproveitador.

O nome do prémio é em homenagem a Angelo Agostini, criador da primeira história em quadradinhos brasileira (“As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte”, que começou a ser publicada em 30 de Janeiro de 1869). A Quadrante Sul foi uma das eleitas nesta 29ª edição do prémio, que foi certamente a eleição com a maior participação da história do prestigiado troféu, já que o record de votantes foi amplamente batido:  14.937 votos!

Gervásio Santana de Freitas planeia ir a São Paulo na tarde do dia 2 de Fevereiro para receber pessoalmente o prestigiado prémio, na companhia de Denilson Reis, outro dos editores da Quadrante Sul, dando assim azo a que certamente mais fãs e coleccionadores de Tex compareçam à cerimónia de entrega de prémios.

Segue-se a relação de premiados do 29º Troféu Angelo Agostini, divulgado pela Associação dos Quadrinhistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo:

Desenhador: Danilo Beyruth
Roteirista: Petra Leão
Cartunista: Jean Galvão
Lançamento: O Astronauta — Magnetar (Panini)
Lançamento independente: Last RPG Fantasy
Prémio Jayme Cortez: Gibicon Curitiba
Fanzine: Quadrante Sul (RS)
Mestre do Quadrinho Nacional: Marcos Maldonado, Júlio Emílio Braz e Jô Fevereiro.

Entre o conteúdo das 40 páginas da Quadrante Sul #4, podemos destacar:
.
Capa de Matias Streb, talentoso desenhador gaúcho.
Estranhos Invasores“: BD que traz o encontro de Caçador (criado por Marcelo Tomazi em 1988) e Alfa (criado por Daniel HDR em 1984). Texto de Marcelo Tomazi; lápis de Carlos Lima, Marcel de Souza, Rodjer Goulart, Roger Medeiros e Daniel HDR; arte-final de Marcelo Tomazi, Matias Streb, Henrique Bittencourt e Newton Barbosa; letras de Diego Müller.
Bar“: BD de Bruce, O Exterminador, personagem criada por Denilson Reis em 1987. Arte de Julio Shimamoto e roteiro de Denilson e Alex Doeppre.
Aceita Uma Bebida?“: BD do Eliminador, criado por Denilson Reis em 1988. Texto de Fabiano “Batboy” Höltz, arte de Marcel de Souza e Alex Doeppre, letras de Diego Müller.
Martim Pescador“: BD do Aproveitador, criado por Gervásio Santana nos anos 80. Texto de Gervásio, arte de Juliano Machado e Alex Doeppre.
Dossier Quadrante Sul“: informações sobre os participantes da edição.
Quadrante Sul, Uma Experiência Histórica“: texto de Denilson Reis contando os primórdios da Quadrante.
Contracapa de Laudo Ferreira Júnior e Omar Viñole com a personagem Meia-Lua.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima,  clique nas mesmas)

2 Comentários

  1. Obrigado por dar destaque a estes fatos, Zeca. De fato, Tex é o “filus Ariadne” que me conduziu ao desenho, ao fanzine Estilo (oito edições) e à revista (fanzine) Quadrante Sul. O prêmio Ângelo Agostini é a coroação de mais de 20 anos curtindo e divulgando HQs. Ah, ao contrário do que eu planejava, não poderei ir a São Paulo na tarde do dia 02, irão os editores Denilson Reis e Alex Doeppre. Abração.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *