Tex Willer por Allan Goldman

Tex de Allan Golman para José Carlos Francisco

Por José Carlos Francisco

José Carlos Francisco e Allan GolmanNo decurso do VI Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja tive o grato prazer de conhecer pessoalmente o já consagrado desenhador brasileiro Allan Goldman, que compareceu na pacata cidade alentejana acompanhado do seu simpático pai, um fã confesso de Tex Willer, em virtude de estar a passar uma temporada em Portimão na companhia dos pais.

Capa de Comando VAllan que trouxe consigo uma mão cheia de revistas ARCO Nº1, com “Comando V” (52 páginas.), uma BD desenhada por ele, sob argumento de JJ Marreiro e um belo original de Tex Willer desenhado no formato A3 e que tinha como destino a minha galeria de desenhos originais de Tex.

Trata-se de um magnífico desenho do Ranger, conforme se pode ver nas diversas fotografias que ilustram este texto e que foi inclusive alvo de rasgados elogios por parte de Fabio Civitelli, que dedicou algum do seu tempo a admirar o desenho e a conversar com Allan parabenizando-o pela sua arte.

Fabio Civitelli aprecia o Tex desenhado por Allan GoldmanFabio Civitelli, José Carlos Francisco, Allan Golman e o pai
.

É sem dúvida alguma, mais um tesouro muito especial para a minha colecção… daí o meu muito obrigado a Allan Goldman, desenhador que passo a apresentar:

Allan Caldas Goldman, renomado Banda Desenhista brasileiro, natural do Rio de Janeiro onde nasceu a 25 de Outubro de 1982 e tendo morado no Ceará durante 17 anos, tem o seu primeiro contacto com quadradinhos com as revistas da Turma da Mônica, mas um dia mais tarde viu uma revista do Capitão América e apaixonou-se de imediato, nunca mais parando de ler revistas de Super-Heróis. Por isso Allan Goldman tem um carinho especial pela mítica personagem americana já que foi então o seu primeiro contacto com esse universo.

Allan Goldman já realizou trabalhos importantes para o mercado dos Estados Unidos da América como The Phantom (O Fantasma), Action Comics, Superman, Batman, Justice League of America e Teen Titans. No recente BDjornal #25 tem uma sua banda desenhada (com argumento de Wilson Vieira) publicada: Coulrophobia.

Tex e Allan GolmanTex e o pai de Allan Golman
.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Fotos de José Carlos Francisco e Jorge Machado-Dias

5 Comentários

  1. Salve, José Carlos! Muito legal ver grandes personalidades da Arte Sequencial a se encontrarem (isto com certeza o inclui pois sei tratar-se de um expert em Tex e BD).
    Aproveito para agradecer a divulgação e o espaço cedido ao Comando Cinco, cujo argumento fui partícipe.
    Parabéns pela contínua luta na divulgação de bons quadrinhos!

  2. Realmente um belo desenho (se não fosse o cabelo na testa diria que nosso Tex esta ficando careca e mais jovem rsrsrs). Parabens ao nosso conterrâneo brasileiro Allan Goldman, este cara tem futuro.

  3. Salve, grande amigo Zeca!
    Que baita desenhista este “gringo” chamado Allan Goldman, tchê!!! Oi-ga-le-tê, barbaridade seu!!! Também gostei muito das tuas fotos, vestido como o nosso famoso cowboy “Águia da Noite“. Meus parabéns, e por favor, continue enviando-nos mais entrevistas e matérias, alusivas aos artistas e aos quadrinhos daí… Um forte abraço deste “gaúcho” do Sul do Rio Grande, fincado no finalzinho do Brasil, e quase na fronteira com o Uruguai. “Hasta la vista, guapo hermano!

  4. Zeca, foi um grande prazer conhecê-lo e uma honra participar do evento de Beja. Espero que Allan possa vir à Portugal no ano que vem e estaremos nos encontrando novamente. Forte abraço

  5. O prazer foi todo meu, Senhor Jacob, assim como foi conhecer o seu filho e fiquei muito honrado e feliz pelo fantástico original de Tex que ele me ofereceu e já embeleza a minha BiblioTEX 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.