Tex Willer em São Paulo, Brasil

Por José Carlos Francisco

Fabio Civitelli, o consagrado desenhador italiano, que recentemente foi homenageado em Portugal, mais precisamente no Festival de Banda Desenhada de Beja, pelos seus 25 anos de carreira a desenhar Tex Willer e que nos dias 15, 16 e 17 de Outubro próximo estará presente, graças a um empreendimento conjunto entre a Mythos Editora e a Livraria Comix, no Fest Comix que se realizará na Av. Paulista, em São Paulo, onde serão lançadas duas edições especiais de Fabio Civitelli: um livro, formato 21 x 29 cm, com a visão do autor sobre o Oeste, e uma reedição especial com uma história desenhada pelo próprio artista italiano (e que poderão ser adquiridas com 20 % de desconto, para além de serem  enriquecidas com um autógrafo de Civitelli), como forma de agradecimento e para assinalar esta sua primeira presença no Brasil, fez um desenho exclusivo e alusivo à efeméride, desenho esse que o blogue português do Tex tem o privilégio e a honra de mostrar em antestreia mundial num rigoroso exclusivo:

TEX NA AVENIDA PAULISTA, EM SÃO PAULO


Fabio Civitelli elegeu a famosa Avenida Paulista como pano de fundo para ilustrar a presença de Tex na cidade de São Paulo, Avenida essa que é um dos logradouros mais importantes do município de São Paulo, a capital do Estado homónimo e que é considerada um dos principais centros financeiros da cidade, assim como também um dos seus pontos turísticos mais característicos.

A avenida revela a sua importância não só como pólo económico, mas também como centralidade cultural e de entretenimento, devido à grande quantidade de sedes de empresas, bancos, consulados, hotéis, hospitais, como o tradicional Hospital Santa Catarina e instituições científicas, como o Instituto Pasteur. Movimentam-se diariamente pela avenida Paulista milhares de pessoas oriundas de todas as regiões da cidade e de fora dela, mas mesmo assim Tex Willer não poderia passar despercebido, daí a estupefacção geral dos transeuntes que observam Tex e o seu cavalo percorrendo a ilustre avenida

Na ilustração de Fabio Civitelli vê-se também a Casa das Rosas (devido a uma sugestão de Segio Bonelli), um dos pontos turísticos mais famosos da capital paulistana.

Na época de 1920 a 1960, a Avenida Paulista era composta por casarões (quintas) dos chamados Barões do Café, fazendeiros que ficaram muito ricos com a  exportação de café. A partir de 1960 as casas foram sendo destruídas para dar lugar a altos prédios comerciais (principalmente bancos). A Casa das Rosas era uma dessas quintas, mas ela não foi destruída; foi preservada pelo governo e quem comprou o terreno teve que mantê-la e fazer o prédio no resto do terreno. O nome, Casa das Rosas, advém do facto de que o casarão possuía um dos maiores e mais belos jardins de rosas de São Paulo.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

13 Comentários

  1. Parabéns Zeca pelo “furo de post”.
    Um belo desenho do jovem Mestre Civitelli.
    Já está sendo providenciado um quadro para o mesmo.
    Abraços,

  2. Gran bel disegno anche questo.
    In particolare il cielo,con quella tecnica tipicamente civitelliana,mi piace molto.
    Certo è che con tutti quei palazzi dalle linee precise e geometriche,il tratto di Civitelli diventa ancora più pulito e ordinato del solito.
    Credo che,contrariamente a quanto si dice, il western sia il genere più congeniale al Maestro! 😉

  3. O Sr. Fábio Civitelli mostra que o impossível não existe: TEX nos nossos dias. O desenho está demais, deveras muito bom. É um dos melhores desenhistas que existem e ainda bem que desenha o “nosso amigo” Tex e companhia. Os meus parabens e um muito obrigado pelos desenhos magníficos que nos encanta. Um excelente trabalho que o José Carlos tem feito e certamente vem aí muito mais.
    Um grande abraço amigo
    Marco Aurélio da Silva Avelar

  4. Isto sim é um verdadeiro desenho, cada vez mais dá vontade ir a este encontro de grandes chefes em São Paulo

  5. Uauu!… Um magnífico presente aos fãs brasileiros de Tex Willer: “O Ranger, materializado e desfilando em plena metrópolis paulistana!” Civitelli e Sérgio Bonelli foram muito felizes com a iniciativa, tanto na concepção quanto na materialização do sugestivo desenho. Desde já um poster especial em minha estanTex. “Aguia da Noite e Chefes convocam todas tribos progressistas e de paz para grande encontro no Fest Comix da Av. Paulista no Outubro próximo (detalhe: Tex já está aqui)”. Parabéns Zeca, pela mediação de mais esta agradável novidade! Abraços,

  6. Parabéns Zeca, por mais esse furo jornalistico e ao grande Civitelli, por mais uma obra prima. Sem dúvida nenhuma é o melhor desenhista do ranger da atualidade.

  7. No desenho Civitelli fez até o céu nublado, que é tão típico de São Paulo. Um artista impecável, que na minha opinião só perde para Claudio Villa.

  8. Pingback: SOC! TUM! POW! » David Loyd e Fabio Civitelli na Fest Comix
  9. Niente da fare… i disegni di Civitelli mi fanno venire in mente una sola cosa: perchè Dio non ha creato il mondo come Civitelli lo disegna? E’ un’ingiustizia…

  10. Maravilho desenho de TEX nas “pradarias da Paulista“.
    Civitelli um dos melhores desenhistas, na minha opinião.
    Parabéns Mythos Editora & Livraria Comix por proporcionar esse evento!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.