Tex volta a ser publicado em Espanha

Por José Carlos Francisco

Depois de alguns anos de ausência, em Dezembro, mais precisamente dia 10, e por solicitação popular, TEX, o lendário herói criado por G. L. Bonelli, volta a ser publicado em Espanha e pela mãos dos lendários mestres espanhóis: Víctor de la Fuente, José Ortiz, Manfred Sommer, Antonio Segura ou Jesús Blasco são alguns dos autores espanhóis que veremos na nova colecção trimestral da Aleta Ediciones.

Colecção essa que será inaugurada com a aventura “Llamas sobre Arizona“, escrita por Claudio Nizzi e desenhada por Víctor de la Fuente e que terá um custo de 15,00€. No original “Fiamme sull’Arizona” (no Brasil: “Arizona em Chamas“), é o título que leva o quinto Texone, editado na Itália em Junho de 1992 e que apresenta um argumento de Claudio Nizzi, em que Tex e Carson devem tentar por todos os meios ao seu alcance, evitar uma guerra com os Apaches. Sergio Bonelli explica-nos na introdução do álbum que para a ocasião, Nizzi construiu um argumento com apaches, mexicanos e deserto tentando adaptar-se às qualidades do desenhador  espanhol, que fica na história como sendo o primeiro desenhador não nascido na Itália a ilustrar um dos álbuns especiais de Tex.

Mas as novidades Bonellianas em Espanha não se ficam por Tex, pois Júlia Kendall, de Giancarlo Berardi também será editada em  Espanha pela Aleta a partir de Janeiro de 2011. Terá uma periodicidade bimestral e cada número espanhol conterá duas edições italianas (divulgamos aqui em baixo a capa espanhola de Júlia nº 1).

Entretanto também conseguimos apurar que a Aleta também está a preparar futuras edições espanholas de Volto Nascosto, Caravan e Demian, caso as vendas dos fumetti continuem a ter níveis satisfatórios. Recorde-se que a Aleta já publica há algum tempo Dylan Dog, Martin Mystère, Dampyr, Nathan Never e Brad Barron, este último com vendas relativamente fracas que parecem inviabilizar inclusive as 3 publicações especiais que se seguiram na Itália após o findar da mini-série e que parecem querer dizer que ao contrário da Itália, as mini-séries Bonelli em Espanha não serão o sucesso esperado, daí ainda não haver certezas absolutas quanto à publicação de Volto Nascosto, Caravan e Demian que na Itália também nasceram como mini-séries…

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

2 Comentários

  1. A Aleta Comics, faz um trabalho fantástico há vários anos (acompanho as publicações de Nathan Never, Dylan Dog e Martin Mystere no site) – falei por email com ‘ellos de Aleta‘ até, para eu comprar direto de Espãna pagando via Santader Brasil – e mais uma vez, mostram estar sintonizados ao público espanhol e claro, ao mercado europeu, afinal sabem que, com isso, poderão em breve (sucesso dos TEX por autores “espanhóis”) levar toda a coleção colorida, quem sabe!!
    Sucesso à “los hermanos” de España y claro, voy a decir à l@s hermanit@s de acá (que están aquí e allá, también), TEX y Julia en español!! Bueno!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.