Tex no tempo das diligências! Um clássico de John Ford, Galep e Nizzi

Por Jesus Nabor Ferreira[1]

Tex no tempo das diligências!

Tex - Destinazione TucsonEm conversas com coleccionadores veteranos da série Tex, muitas vezes surge o consenso de que talvez a fase mais fraca da revista tenha sido aquela que englobou os números entre o 200 e 300. Mas nesse período existe um arco do qual eu particularmente gosto muito e que é composto pelos números 247, 248 e 249: Retorno da Morte, Diabos Vermelhos e Ataque Final.

Esta história, escrita por Claudio Nizzi é uma clara homenagem a um grande filme de Western chamado “Cavalgada Heróica” (no original americano “Stagecoach” e no Brasil “No Tempo das Diligências”). Filme estrelado por John Wayne e dirigido por John Ford que se tornou um marco do cinema americano e mundial.

A diligência em TexClaro que não seria possível colocar todas as questões que o filme de Ford mostrou, nas 200 páginas dos quadradinhos de Nizzi e Galep, mas a essência do filme está lá. Nizzi faz um excelente trabalho dando um ritmo frenético ao texto e não conseguimos parar de ler até chegar ao apoteótico final.

O covarde assassino, o caçador de recompensas velhaco, o ex-capitão que procura acertar contas com os seus fantasmas e uma dupla de tições do inferno. Todos acabarão sitiados num posto de diligências por uma horda de selvagens índios sedentos de sangue e glória…
A morte bafejava-lhes em volta, mas Tex e Carson lutariam até ao final, como sempre o fizeram…

Tex em acção na diligênciaEu acabo de receber a edição nº 137 do Tex Collezione Storica a Colori onde está esta magnifica aventura. E agora pude apreciar este lindo trabalho de Galep em toda a sua totalidade e a cores. Impressionante…

(Para aproveitar a extensão completa das imagens, clique nas mesmas)
——————————————————————————–
(Texto publicado originalmente no Blogue Zona Franca Comics, em 31   de Março de 2010)
[1] Coleccionador de Banda Desenhada desde 1976
Contacto: zonafranca34@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *