Tex no jornal Correio do Cidadão:”Em graphic novel, Tex e Carson enfrentam perigoso assassino movido pela vingança”


Texto do jornal Correio do Cidadão (Notícias de Guarapuava e região), Brasil
20 de Dezembro de 2019

Por Cris Nascimento*

Em Tex Graphic Novel#8, os pards Tex Willer e Kit Carson enfrentam Juan Gonzales, o “homem dos revólveres de ouro”. É um bandidão que empreende uma trajetória de violência e sangue para se vingar de Texas Rangers aposentados.

Reprodução de cena da nova graphic novel do personagem Tex (Foto: Cristiano Martinez/Correio)

Em seu oitavo número, a coleção Tex Graphic Novel apresenta uma história que é tiro certo: “O homem dos revólveres de ouro“.

Ou melhor, saque rápido. O grande diferencial dessa série publicada pela editora Mythos no Brasil é a concisão. Em pouco mais de 50 páginas, o leitor.conhece uma aventura em ritmo acelerado do ranger mais conhecido do Velho Oeste.

Geralmente, são quadrinhos que contam apenas com a essência de uma boa história de faroeste italiano. Ganha-se em tempo e é um atrativo para quem nunca leu os fumetti da Sergio Bonelli Editore.

Escrita por Pasquale Ruju com desenhos de R.M. Guéra “O homem dos revólveres de ouro” é uma história que se passa na fronteira do Rio Grande, onde Juan Gonzales retornou do inferno para matar os velhos rangers que o haviam caçado muitos anos antes.

No passado, esse bandoleiro sobreviveu ao confronto com um grupo de Texas Rangers (a polícia especial do Velho Oeste) que tinha em suas fileiras figuras como o ainda jovem Kit Carson, o grande parceiro de Tex Willer nas páginas da Bonelli.

Agora no presente, pouco depois da Guerra Civil, Gonzales é o tal “homem dos revólveres de ouro” que está a caça dos antigos rangers, hoje aposentados, que quase o mataram muitos anos antes por crimes de guerra.

Aventura produzida por Ruju e Guéra tem movimentadas cenas de ação, com o velho bang-bang (Foto: Cristiano Martinez-Correio)

DESENHOS

Publicado originalmente em Tex Romanzi a Fumetti de fevereiro de 2019, o material da Tex Graphic Novel#8 tem a estreia do ilustrador e quadrinista sérvio R.M. Guéra nos desenhos bonellianos. Grande conhecedor do Oeste, como se vê no seu trabalho com ‘Scalped’, personagem desenhado por ele e escrito por Jason Aaron para a DC Vertigo”, diz Davide Bonelli, em texto de apresentação da HQ na edição brasileira.

Realmente, o sérvio capta com qualidade artística o Oeste seco e violento, moldando personagens expressivos e impressionantes. Seu Juan Gonzales é a encarnação da vingança: impiedoso e implacável.

Tem-se a impressão que ninguém é páreo para a mira de seus revólveres de ouro e a ação de seu bando. Nem mesmo Tex e Carson. Mas, claro, a Justiça será feita, custe o que custar.

Guéra também se destaca pelos ângulos dinâmicos, como, por exemplo, quando mostra uma cena a partir do alto. Tudo isso valorizado pela edição em tamanho maior e colorida, como é de praxe nessa série.

Sua arte combina bem com o roteiro de Ruju, que se utiliza de cenas sem diálogos em algumas sequências em que prevalece o drama e a ação.

SEISCENTOS

Após completar 70 anos de história em 2018, o personagem Tex também comemorou uma marca recorde no Brasil em 2019.

Em outubro deste ano, a revista mensal do ranger italiano chegou ao número 600. Coube a marca à Mythos, sua atual casa no país tropical. Mas o mérito também deve ser compartilhado com as editoras Record, Globo, Rio Gráfica e Vecchi, que mantiveram a sequência da numeração histórica, mesmo mudando de mãos.

Além da edição em cores (tradicionalmente, o gibi mensal é publicado em preto e branco), o Tex#600 traz como encarte o fac-símile de Júnior #28 – Aventuras de Texas Kid, com a primeira aparição de Tex no Brasil.

Já a história da edição recorde é “O ouro dos pawnees”.

Novo número da série nacional já está disponível para aquisição (Foto: Cristiano Martinez/Correio)

SERVIÇO

Lançado em novembro de 2019, Tex Graphic Novel#8 (R$ 32,9) pode ser adquirido em bancas de jornais, lojas especializadas ou diretamente no site da Mythos.

*Copyright: © 2019 Cris Nascimento & Jornal Correio do Cidadão (Notícias de Guarapuava e região), Brasil

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *