TEX no jornal “A Planície”: 15 de Maio de 2007

O Salão Internacional Moura BD 2007, Fabio Civitelli, Tex Willer e o coleccionador Texiano José Carlos Francisco estão em destaque no jornal mourense “A Planície“.

Texto da secção das Notícias do jornal “A Planície” de 15/05/2007
MOURA BD 2007
16º Salão Internacional de Banda Desenhada

Jornal “A Planície”Entre 26 de Maio (Sábado) e 3 de Junho (Domingo) de 2007 terá lugar, em Moura, mais uma edição da mostra de Banda Desenhada Internacional. Este ano tendo como tema principal “O Gato”, decorrerá em dois espaços: no Castelo de Moura, as exposições e no Cine-Teatro Caridade, espaço destinado às homenagens e entrega de prémios.

Nesta edição, serão homenageados, José Abrantes, conceituado banda desenhista português, com mais de três décadas de carreira, numa retrospectiva da obra do autor, onde se incluem trabalhos como as aventuras do Gato Zú e do Gato Hórus, entre muitos outros, numa selecção feita pelo próprio; Fabio Civitelli, de quem poderemos ver cerca de duas dezenas de pranchas, seleccionadas pelo próprio Civitelli, que pretendem dar aos visitantes do Moura BD, uma visão geral acerca da colaboração mais recente deste consagrado desenhador italiano para com a Sergio Bonelli Editore. Poderemos ver pranchas de três histórias de Tex, nomeadamente, La banda dei tre (Tex italiano 554, acabada de sair em Itália e portanto inédita em Portugal), L’uomo venuto dal fiume ( Tex Italiano 476); Il presagio (Tex italiano 475).

Ser-lhe-ão outorgados os trofeus “Balanito de Honra“, (respectivamente para autor nacional e para autor estrangeiro) e Catherine Labey, um nome incontornável na BD portuguesa dos últimos 30 anos. A sua obra estende-se em áreas tão diferentes como a legendagem, a tradução de álbuns, edição e paginação de fanzines. para além da ilustração e do desenho e a quem será outorgado o “Balanito Especial”.

Moura BD 2007 no jornal “A Planície”Para além   destas  exposições, poderão ser vistas outras como, por exemplo, Os gatos na BD – Os gatos na BD – Panorâmica geral sobre este tema na banda desenhada. O Gato é um dos animais preferidos pelos autores de BD quando se trata de criar uma série ou um herói de personalidade bem vincada. Os exemplos são inúmeros: desde o gato Félix (um dos mais antigos personagens de desenho animado), passando por Garfield, “Fritz, the Cat”, Catwoman, Aristogatos, Silvester, “Tom & Jerry”, Top Cat, etc… até ao mais recente “BlackSad”; A nova vaga de desenhadores de Tex – um dos mais famosos “cow-boys” da banda desenhada (criado há 60 anos pelo italiano Bonelli); Coleccionando Tex – Em Portugal, temos, também, um caso raro de dedicação a Tex. Trata-se de José Carlos Francisco, que colecciona tudo o que tenha, directa ou indirectamente, a ver com o personagem, desde há cerca de vinte anos. Revistas, pósters, originais autografados, miniaturas em plástico… Enfim, tudo aquilo que mostre a figura de “Tex” é coleccionado e arquivado religiosamente por José Carlos. É essa colecção de objectos que teremos ocasião de expor em Moura, graças à gentileza do coleccionador (que, diga-se, é representante em Portugal da Mythos Editora, a editora que publica “Tex” no Brasil); “Nas garras felinas do humor” – exposição comissariada por Osvaldo de Sousa. Como sempre, a componente do “cartoon” estará presente no nosso salão graças à exposição que Osvaldo de Sousa nos apresenta. A deste ano chamar-se-á “Nas garras felinas da sátira” e fará uma retrospectiva sobre a figura do gato como interveniente na sátira social, política e desportiva, terminando com sete trabalhos inéditos, por sete caricaturistas actuais (numa alusão às sete vidas do gato); Susa Monteiro – teremos sempre, a partir da edição deste ano do Moura BD, um espaço autónomo para um jovem autor nacional, que se destaque pela qualidade do seu trabalho. Susa Monteiro é um desses casos.

Realizar-se-á também o 14º Concurso de Banda Desenhada e Cartoon – exposição dos melhores trabalhos concorrentes (tema: O gato) e o 11º Concurso Escolar de Banda Desenhada – dedicado, exclusivamente, às escolas do concelho (tema: O gato). Os diplomas serão entregues na Cerimónia de Enceramento do Salão, altura em que serão anunciados os vencedores.

Paralelamente a estas exposições, realizar-se-ão outras actividades, nomeadamente no cinema e no Espaço Ludoteca. Haverá também uma sessão de autógrafos, no dia 2 de Junho, com os autores homenageados. Absolutamente, uma iniciativa a não perder.

Copyright: © 2007 Jornal “A Planície”
(Para aproveitar a extensão completa das fotos acima, clique nas mesmas)

2 Comentários

  1. “Susa Monteiro – teremos sempre, a partir da edição deste ano do Moura BD, um espaço autónomo para um jovem autor nacional, que se destaque pela qualidade do seu trabalho. Susa Monteiro é um desses casos”. Bem assim ouvi e muito rapidamente a vi na RTP2 e que parecendo uma personagem de BD despertou-me a curiosidade de quem é esta pessoa???!!! Pinto_Silva@msn.com

  2. Caro Pinto Silva:
    Susana Philipp Baiôa Monteiro, ou Susa Monteiro como é mais conhecida, é uma jovem autora que integra o projecto Toupeira – Atelier de Banda Desenhada, desenvolvido em Beja, sob coordenação de Paulo Monteiro (actual director da Bedeteca de Beja).
    Pese embora a sua juventude, a qualidade e originalidade do traço asseguram-lhe já um lugar de destaque no panorama bedéfilo nacional. O seu trabalho espraia-se em publicações como Mais Alentejo, Venham 5, Efemérides, Black Box Stories, Barsowia ou Rodapé, entre outros.
    Susa venceu o Prémio para a Melhor BD, ex-equo com Zé Manel, na 13ª. edição do nosso Concurso de BD & “Cartoon”, em 2005, e é autora da linha gráfica do Festival de Banda Desenhada de Beja.
    Para mais informações, contacte directamente a Bedeteca de Beja.
    Saudações Bedéfilas,
    Carlos Rico

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.