TEX no Diário do Alentejo: 14 de Abril de 2007

Texto do Suplemento Alentejo Ilustrado de 14/04/2007
Espaço bd
Por Luiz Beira

Aqui há gato!…

Aqui há gato - Espaço BDPois! Vai ser uma encantadora gataria desenfreada!
O 16° Salão Internacional de Banda Desenhada de Moura, o “Moura – BD/2007″, a acontecer de 26 de Maio a 3 de Junho, tem como tema fundamental “O Gato na Banda Desenhada”.

E há uma infinidade deles, desde gatos heróis-BD (Félix, Garfield, Fritz, Blacksad, O Gato de Geluck, Hórus, Crazzy, Poussy, Silvester, Zú, etc., etc.) a simples figurantes notórios (como se observa em duas pranchas de “Camões” por Carlos Alberto, ou em “Vers 1’Oasis” de Demblans), passando por casos muito especiais como o siamês das aventuras de “Tintim” (inspirado no gato “Taíque” de Hergé), “Nanar” (das aventuras de Ric Hochet), o gato de “Gaston Lagaffe, “Iris” (de Didier Comès) ou “Ii Faut y Croire pour le Voir” (pela parceria Jean-Claude Forest – Alain Bignon).
José Abrantes (criador também de duas séries com gatos, “Hórus” e “Zú”) e Catherine Labey (ex-cidadã francesa, desenhista, colorista, tradutora e legendista), são os dois grandes artistas nacionais que receberão o Troféu Balanito na sessão solene do dia 2 de Junho (sábado). Desde já, parabéns a ambos!

Mas aqui também há um justiceiro…

Trata-se de “Tex”, o famoso “cowboy”, criação da portentosa editora italiana Boneili.
E, para grata surpresa, o Salão contará com a presença de um dos actuais e mais valorosos desenhistas de “Tex”, o italiano Fabio Civitelli, que também receberá o Troféu Balanito, na categoria de autor estrangeiro.
O espaço autónomo de “Tex” será comissariado por José Carlos Francisco (que aqui apresentei e entrevistei a 10 de Novembro de 2006), representante em Portugal das Ed. Bonelli e da Mythos Editora (editora brasileira da série “Tex”, que deverá marcar presença com um representante no referido evento).

Como outro notável espaço autónomo, conta-se com o que será dedicado a uma jovem autora nacional, desta vez, Susa Monteiro.

Copyright: © 2007 Diário do Alentejo; Luiz Beira
(Para aproveitar a extensão completa da foto acima, clique na mesma)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *