Tex na Catedral Metropolitana de São Paulo

Por José Carlos Francisco (texto) e Moreno Burattini (foto)

Fabio Civitelli no aeroporto de Fiumicino prestes a embarcar para São Paulo

Fabio Civitelli, o consagrado desenhador italiano que pela terceira vez se desloca ao Brasil para gáudio dos seus fãs e admiradores, comparecerá nos dias 20 e 21 de Outubro, graças a um empreendimento conjunto entre a Mythos Editora e a Livraria Comix, no Fest Comix que se realizará no Centro de Convenções São Luis, próximo à Avenida Paulista, onde serão lançadas duas edições especiais de Fabio Civitelli: O meu Tex, um livro impresso em preto e branco num papel nobre, capa dura e no inovativo formato 29×29 cm, contendo 90 ilu­stra­ções inéditas de Fabio Civi­telli realizadas num período de dezassete anos e o Tex Gigante #27, A cavalgada do morto, com argumento e roteiro de Mauro Boselli.

Edições que poderão ser adquiridas com desconto, para além de serem  enriquecidas com um autógrafo de Civitelli, mas também de Moreno Burattini, argumentista de Zagor que também comparecerá ao evento brasileiro (tal como Roberto Diso) e que é o autor dos textos que resumem cada uma das magníficas ilustrações da autoria de Fabio Civitelli no livro “O meu Tex“.

Como forma de agradecimento e para assinalar esta sua nova presença no Brasil, Fabio Civitelli fez um desenho exclusivo e alusivo à efeméride, desenho esse que o blogue português do Tex tem o privilégio e a honra de mostrar em antestreia mundial num rigoroso exclusivo:

TEX NA CATEDRAL DE SÃO PAULO


Fabio Civitelli elegeu a Catedral de São Paulo, um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo, como pano de fundo para ilustrar esta nova presença de Tex na cidade de São Paulo. A catedral é a maior igreja de São Paulo, com 111 metros de comprimento, 46 de largura, duas torres com 92 metros de altura e uma enorme cúpula. Tem capacidade para abrigar 8.000 pessoas. No acabamento foram usadas 800 toneladas de mármore. Suas medidas a tornam uma das maiores igrejas do Brasil e do mundo. Em termos arquitectónicos, a igreja tem forma de cruz latina, com cinco naves e transepto com cúpula sobre o cruzeiro. A fachada, dotada de um portal principal e uma grande rosácea, é flanqueada por duas altas torres. O estilo elegido foi o neogótico, então em voga no Brasil, mas a cúpula é inspirada por estruturas renascentistas como o célebre domo da Catedral de Florença.

(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

10 Comentários

  1. Excelente desenho, mais uma maravilhosa homenagem de Fabio Civitelli aos locais onde se desloca como grande embaixador do nosso Tex. O casaco (ou capa) do tipo gótico em Tex é a primeira vez que vejo.

  2. Desenho lindo do Civitelli! Muito feliz que esse excelente desenhista vai estar aqui no Brasil!! Embora não possa ir tenho certeza que vai ser demais pois se o Civitelli vai estar com seus desenhos por aqui isso vai ser demais!! Seja bem-vindo Fabio Civitelli ao Brasil!! 😉 Esse é o cara!! Que desenhista! 🙂

  3. Os desenhos de Fabio Civitelli são sempre inspiradores. É como se nós, seguindo as pisadas de Tex, também estivéssemos em solo paulista, em frente da sua magnífica catedral!

  4. Creio ser o sonho de todo fã brasileiro do Tex ver uma de suas aventuras ambientadas por aqui… como até hoje isso não foi possível, nos contentamos em ver, pelo menos, esses desenhos especiais do nosso herói em lugares e cidades de nossa pátria. Viva Tex!

  5. Beleza Fabio !!! Desenho fantástico com esta Catedral no fundo e Tex andando na rua ao encontro da festa em sua honra… Um abraço!

  6. Será que é desta que Civitelli e Burattini vão confirmar fazer juntos o tal Zagorone para 2014?

    • Se não estou errado, o original desta arte ficou com o próprio Fabio Civitelli, a não ser que a tivesse dado ao editor Dorival Vitor Lopes, agora não estou seguro…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *