Jeans (português brasileiro) ou calças de ganga (português europeu) é o nome de um tipo de brim usado para se fabricar calças, jaquetas, saias, etc. Também pode referir-se às calças reforçadas feita com esse tipo de tecido.
Peças de jeans são artigos de confecção têxtil destinado ao vestuário que usam, como matéria-prima, tecidos denim. O que podemos chamar de verdadeiro jeans é o de coloração azul, que surgiu por volta de 1890, quando Levi Strauss decidiu tingir as peças com o corante de uma planta chamada Indigus, dando-lhes a cor pela qual o jeans é hoje conhecido. Em 1910, foram adicionados bolsos traseiros. A partir de então, cada vez mais os trabalhadores passaram a usar o jeans para exercer as suas tarefas mais árduas e de exigência física.
O jeans só passou a ser utilizado no dia a dia no século XX, quando teve o seu uso popularizado pelos cobóis dos filmes norte-americanos, mas o que muitos leitores e coleccionadores de Tex não sabem, é que também o nosso Ranger, em 1981, teve a sua marca (“Tex jeans and jackets“) estampada em calças de ganga, mas não só, já que da marca também constavam t-shirts, camisas e outros simpáticos acessórios como se comprova pelas diversas ilustrações deste texto.
(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)