Tex em Sestola (Itália) com Claudio Nizzi, Fabio Civitelli e Andrea Venturi

Por Omar Bacis (texto e fotos) com a colaboração de Enzo Pedroni

Tex a SestolaDecorreu neste fim de semana de 8 e 9 de Agosto, na localidade turística de Sestola (província de Modena), Itália, próximo do Palácio do Desporto, a primeira  Mostra Mercato Fumetti & Dischi. Na ocasião a manifestação hospedou uma mostra dedicada a Tex, o mais célebre cowboy do fumetto italiano, com a participação, no sábado, de dois históricos autores de Tex, o argumentista Claudio Nizzi (autor de grande parte dos roteiros de Tex nos últimos 25 anos) e do desenhador Fabio Civitelli (actualmente com uma história sua – e de Manfredi -, à venda nos quiosques italianos) que realizou inclusive o póster  da “1ª Mostra Mercato-Scambio di Fumetti a Dischi” de Sestola, conforme se pode ver aqui ao lado.

Claudio Nizzi, Fabio Civitelli e Andrea VenturiPara abrilhantar ainda mais o evento, compareceu também o desenhador Andrea Venturi (que verá publicada a sua – e de Nizzi – história com o retorno de Tigre Negro, nas próximas edições de Tex na Itália).

Precisamente às 16 horas, chega ao local do evento, Fabio Civitelli que vem acompanhado do mítico pard Enzo Pedroni (um dos maiores coleccionadores de Tex a nível mundial e também um colaborador habitual do blogue português do Tex) que me saúda calorosamente e pouco depois chega também Claudio Nizzi.

Massimo Bonfatti (desenhador de Leo Pulp), Claudio Nizzi, Fabio Civitelli e Andrea Venturi Desse modo a conferência começa imediatamente com os autores falando das histórias passadas, presentes e futuras, fazendo com que o público começasse a inter-agir com os autores, público esse que se mostrou bem preparado, inclusive submergindo os autores com inúmeras perguntas.

Vencendo a minha proverbial timidez aproveito a presença de Nizzi para fazer-lhe uma rajada de perguntas, as quais o autor não se exime de responder, assim como de responder a muitos dos presentes, tal como Civitelli, nas mais de duas horas ininterruptas que durou a conferência, um verdadeiro record neste tipo de conferências.

Claudio Nizzi, Fabio Civitelli e uma senhora da organizaçãoDevo dizer que Claudio Nizzi, que vi assim tão próximo pela primeira vez, demonstrou-se muito cordial e disponível com todo o público, Fabio Civitelli como sempre, foi um grande,  enquanto Andrea Venturi foi igualmente muito gentil e cordial com todos. Um sincero agradecimento a estes três grandes autores de Tex pelo esplêndido fim de tarde passado em Sestola.

Fazer um relatório de tudo quanto foi dito penso que seria uma empreitada impossível, porque discutiu-se de tudo, sobretudo de Tex, mas não deixarei de dizer que Nizzi confirmou que não está escrevendo novas histórias de Tex, pois as suas aspirações actuais são as de continuar escrevendo romances e disse também que nas gavetas da Sergio Bonelli Editore repousa… uma sua velha história desenhada pelo argentino Victor Hugo Arias, história jamais publicada por os desenhos não serem considerados à altura de Tex.

Da esquerda para a direita: Omar Bacis, Alberto, Fabio CIVITELLI, Enzo Pedroni, Exodus e Enzo (Nizzi forever)

Da esquerda para a direita: Omar Bacis, Alberto, Fabio CIVITELLI, Enzo Pedroni, Exodus e Enzo (Nizzi forever)

(Para aproveitar a extensão completa das fotos acima, clique nas mesmas)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.