Tex é um dos heróis em destaque na despedida do Festival de Beja, no Jornal de Notícias de 11 de Junho de 2010

Texto da secção Cultura de 11/06/2010
Banda Desenhada
F. Cleto e Pina

“Festival de Beja na despedida”

Tex é um dos heróis em destaque em BejaAinda é possível visitar, até depois de amanhã, as 21 exposições propostas pelo VI Festival Internacional de Banda Desenhada de Beja, que durante 15 dias animou a pacata cidade alentejana.  Satisfeito com a forma como tudo decorreu, Paulo Monteiro, o seu director, estima que o número de visitantes poderá “atingir os oito milhares”.

Últimas oportunidades, portanto, para apreciar a arte de Fabio Civitelli (que há 25 anos desenha Tex), dos gémeos brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá ou dos menos sonantes Hippolyte, Dame Darcy ou Igor Hofbauer, o que comprova uma das linhas condutoras do evento desde o seu início: “juntar autores consagrados e alternativos no mesmo espaço”.

Beja é também espelho do que se vai fazendo por cá aos quadradinhos – 10 novos títulos foram lançados durante o festival, como o JN destacou esta semana – sendo também possível apreciar as pranchas de Jorge Coelho, Miguel Rocha, Regina Pessoa, João Fazenda ou do The Lisbon Studio, em exposições com a mesma montagem sóbria mas cuidada, em que apenas ressalta a ampliação de um ou outro desenho, para que sejam os originais a ter todo o destaque.

Neste último fim-de-semana, destaque para o concerto de amanhã, às 23 horas, na galeria do Dessassossego, e para a festa de encerramento, no domingo, às 19 horas.

Ao JN Paulo Monteiro revelou que a sétima edição terá lugar de 30 de Maio a 12 de Junho de 2011 e também que “já estão confirmados o italiano Andrea Bruno, e o português Alberto Varanda, há anos radicado em França”.

Texto do JN, de 11-06-2010

Copyright: © 2010 Jornal de Notícias; F. Cleto e Pina
(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *