Tex e Carson nas páginas da Disney!

Por Sílvio Raimundo

A Disney brasileira está passando por uma fase excelente, isso é facto!

Em 2010 para comemorar o aniversário de 60 anos de publicação da revista Pato Donald no Brasil, a Editora Abril lançou uma linda colecção em 40 volumes, intitulada Clássicos da Literatura Disney, que ao ser colocada na estante com os volumes em pé, forma um painel maravilhoso na lombada. Esta colecção de periodicidade semanal propunha-se a trazer um tema por volume, tendo como organizador das edições brasileiras, o competente Paulo Maffia.

O volume #32 cujo tema é o Velho Oeste, traz uma curiosidade que decerto agradará a todos os Texianos de plantão.

A quarta história desse volume tem como título… A lei do Velho Oeste e foi produzida na Itália em 1998 tendo como base o clássico do cinema Matar ou morrer de 1952, protagonizado por Gary Cooper. O argumentista dessa BD é o Giorgio Pezzin e os desenhos ficaram a cargo de ninguém menos que Massimo de Vita. A personagem central aqui é o Mickey, que encarna as vestes de um típico cavaleiro solitário e, no segundo quadradinho da página 97, quando este adentra a main street de Gold City, vemos ao fundo passando defronte ao Saloon TEX e CARSON, nessa que é uma bela homenagem dos artistas Disneyanos Italianos à principal personagem dos fumetti da velha bota.

(Para aproveitar a extensão completa das fotografias acima, clique nas mesmas)

7 Comentários

  1. Quando eu era criança ficava fascinado com os desenhos das histórias italianas da Disney. Depois que descobri que os códigos das histórias continham a inicial do país de origem, foi fácil notar que os melhores estavam lá na “bota”… Só depois de adulto fui descobrir os nomes por trás delas, como o Giorgio Cavazzano, Marco Rota, Giovan Carpi, Massimo de Vita…

    Gênios.

  2. E eu nem tomei conhecimento desta série.
    Certamente perdi uma grande oportunidade.
    Mas devo isso a péssima publicidade que os quadrinhos tem no Brasil.

  3. Eu comprei e nem tinha reparado!

    Agora peguei a edição e fui conferir… Bem bacana e sutil…

  4. De fato é uma série maravilhosa, AMora e, você tem razão, a divulgação de quadrinhos no Brasil ainda é deficitária, se bem, que naquilo que diz respeito à Disney, você encontra muita divulgação no UHQ e no Planeta Gibi, eu aconselho a visita. Há pouco, não sei se você soube, foi relançada toda a saga do Pateta faz história em 20 volumes, eu comprei e te digo que vale à pena, sem contar que tem uma nova série sendo editada nesse momento, ainda dá tempo de adquirir.

    Abraços,

    Sílvio Introvabili

  5. Oi Henrique!
    Oi Pimenta!

    A Bota simplesmente é boa em tudo o que produz em termos de HQ e, realmente essa homenagem é tão sutil que chega a passar despercebida, talvez venha daí a sua maior beleza.

    Abraços a ambos!

    Sílvio Introvabili

  6. Tenho vários gibis da Disney aqui em casa, não conhecia essa série porque faz anos que não compro, muito bacana essa homenagem.

  7. Buenas!!!!! – quando a gente diz aqui em nosso grupo que esse jovem rapaz sabe tudo e mais um pouco sobre quadrinhos não estamos brincando não……. Silvio Raimundo sabe muuuiiitooo!!! Que sorte a nossa tê-lo em nossa companhia. Para mim é uma honra e um enorme privilégio poder trocar alguns dedinhos de prosa contigo. Abração!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.