Jornal O Correio da linha, de 18/10/2018
TEX comemorou 70 anos
Um dos mais conhecidos e importantes cowboys do mundo da banda desenhada comemora uma idade invejável. Tex celebra este ano 70 anos e continua a arrastar consigo muitos fãs e apreciadores das suas aventuras. Para assinalar esta efeméride o Clube Português de Banda Desenhada (CPBD) realizou, em conjunto com o Clube Tex Portugal e a Sergio Bonelli Editore, uma exposição dedicada ao cowboy que culminou com uma conversa entre os fãs e dois dos actuais autores desta personagem: Bruno Ramella (desenhador) e Moreno Burattini (argumentista). A exposição contou com vários livros, figuras em pvc (carroças, diligências, soldados, cowboys associados ao mundo do western).
Esta iniciativa ocorreu em paralelo com outras espalhadas por diversos países. Em Portugal coube ao CPBD acolher na sua sede, sita na Amadora, as comemorações que assinalam esta importante data para os amantes da banda desenhada. Foi uma sala cheia que acolheu não só as peças e pranchas em exposição como os dois autores que participaram, com os fãs, numa conversa animada, interessante e envolvente na qual explicaram o processo de produção das histórias assim como contaram alguns episódios marcantes da vida da construção deste que é mais que um personagem para os seus verdadeiros apreciadores: Tex.
Pedro Mota, presidente do CPBD, realçou a importância deste evento destacando a “parceria com o Clube Tex Portugal, uma associação jovem e muito dinâmica. Além disso, mostra o sucesso de uma personagem com 70 anos, uma longevidade assinalável para um protagonista de banda desenhada realista e do género western, que não é propriamente popular hoje em dia. Este acontecimento e esta adesão espelha diferentes factores: o dinamismo do Clube Tex Portugal, a capacidade do CPBD para acolher a iniciativa e a popularidade da personagem junto dos leitores portugueses”.
Copyright: © 2018 Jornal O Correio da Linha