Tex – 70 anos de um mito: A Grande Exposição que a cidade de Milão dedica ao Ranger!

De 2 de Outubro de 2018 a 27 de Janeiro de 2019, o Museu Della Permanente (Belas Artes e Cultura) em Milão, vai sediar uma grande exposição, patrocinada pela Câmara Municipal de Milão, dedicada aos setenta anos do Ranger. Descubra, a seguir, todos os detalhes!.


Era dia 30 de Setembro de 1948 quando nos quiosques italianos estreava o primeiro volume (em tiras) de Tex, o mítico personagem criado por Gianluigi Bonelli e realizado graficamente por Aurelio Galleppini destinado a tornar-se o mais amado herói da banda desenhada italiana e um dos mais duradouros da banda desenhada mundial.

Setenta anos depois, a Sergio Bonelli Editore celebra o Ranger com una grande mostra intitulada TEX. 70 ANOS DE UM MITO, aberta de 2 de Outubro de 2018 até 27 de Janeiro de 2019 no Museu Della Permanente (Via Filippo Turati, 34) em Milão e patrocinada pela Autarquia de Milão.

Tutelada por Gianni Bono, estudioso histórico da banda desenhada italiana, em colaboração com a redacção da Sergio Bonelli Editore, a exposição mostrará como Tex conseguiu, ano após ano, não somente passar a fazer parte dos hábitos de leitura dos italianos, conquistando diversas gerações, de 1948 até hoje, graças ao seu profundo senso de justiça e à sua inapta generosidade, mas também a tornar-se um herói e um verdadeiro fenómeno de massas, um nome que não necessita de apresentações.

Nos 70 anos da sua história, Tex, o aventureiro, o Ranger, o sábio líder dos índios Navajos, viveu histórias épicas e memoráveis, enfrentou bandidos e malfeitores e salvou tribos índias injustamente perseguidas, cavalgou sobre inúmeras trilhas empoeiradas  do velho Oeste, assim como nos desertos ardentes do México e nas frias regiões do Grande Norte. E inesquecíveis, naturalmente são os desafios com o seu inimigo de sempre: Mefisto, a encarnação do mal. Agora, graças a desenhos, fotografias, materiais raros, alguns raramente vistos e através de instalações temáticas criadas propositadamente para este evento, a mostra TEX. 70 ANOS DE UM MITO, a mais importante homenagem jamais dedicada a Águia da Noite, percorrerá a epopeia de Tex Willer, que é também a da Fronteira Americana, desde a sua criação até aos nossos dias, atravessando os eventos e os personagens da série e os extraordinários artistas do lápis e do pincel que tornaram o Tex no mito que todos nós conhecemos.

A exposição é destinada aos fãs de todas as idades, mas também é pensada para todos aqueles que queiram abordar pela primeira vez o mundo corajoso e anti-racista de Tex e do seu filho Kit Willer, do simpático Kit Carson e do fiel navajo Jack Tigre.

Através das primeiras páginas dos jornais TEX. 70 ANOS DE UM MITO percorrerá também 70 anos da história italiana, que realçarão o paralelismo entre as aventuras desenhadas do corajoso Ranger e as aventuras reais da Itália, e oferecerá aos visitantes a ocasião para cavalgar ao lado de Tex através de pradarias, florestas e desertos, do Arizona ao Canadá, do Rio Grande ao Oceano Pacifico, enfrentando com Tex os bandidos e os índios rebeldes, assim como feiticeiros vodu e seitas secretas…

Para finalizar mostramos um espectacular trailer realizado por Alex Dante para introduzir a atmosfera da exposição:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *