Por Thiago Gardinali (jornalista, repórter, apresentador e director de televisão que no passado mês de Abril veio a Anadia cobrir a 4ª Mostra do Clube Tex Portugal)
Em conferência realizada durante a Etna Comics, na Sicília, evento ocorrido de 1 a a 4 de Junho, o director geral da Sergio Bonelli Editore, Simone Airoldi, falou sobre as perspectivas da editora para o futuro. Três aspectos chamaram atenção do público presente no auditório do Centro de Eventos Le Ciminiere, na cidade de Catânia:
A BONELLI PRODUZ MAIS PÁGINAS DE QUADRADINHOS DO QUE A MARVEL
Um dado impressionante divulgado por Airoldi diz respeito ao volume de produção da Sergio Bonelli Editore. São 25 mil páginas por ano contra 22 mil da Marvel Comics. É isso mesmo: a Bonelli é a maior produtora de páginas de banda desenhada de todo o planeta. “Muitos podem questionar o facto de a Marvel ter mais títulos do que a Bonelli. Mas não esqueçamos que a média de páginas de cada título Bonelli é sempre superior a 100 páginas. Ou seja, temos menos títulos que a Marvel, porém com uma quantidade maior de páginas de cada um.” – explicou Airoldi. O director ainda revelou que cada revista publicada tem um tempo médio de preparação de um ano.
SÉRIES, FILMES E DESENHOS ANIMADOS DOS PERSONAGENS BONELLI
Pela primeira vez em público, a editora admite trabalhar com projectos de produção audiovisual das suas personagens. Sem especificar qual ou quais serão as primeiros a ganhar espaço na nova mídia, Airoldi fez questão de deixar claro que o mais importante é manter o controle das personagens. “Queremos produzir desenhos animados e séries, mas com a condição de que tenhamos sempre o controle destas produções para evitar que as nossas personagens sejam descaracterizadas. Posso adiantar que teremos muitas novidades.” – explicou Airoldi. Pelo clima de surpresa que existe no ar em relação aos 70 anos de Tex, são grandes as chances de o Ranger estrear a nova plataforma.
NOVOS TÍTULOS E FORMATOS
No final da conferência, Simone Airoldi falou sobre o futuro do mercado editorial. Novos formatos devem ser testados e mini-séries devem ganhar mais espaço. As Novas Aventuras de Martin Mystère e Chico – Um Passeio no Tempo são exemplo de experimentos a cores. No caso da mini-série de Chico, o tamanho da revista é inédito, um pouco mais “alto” do que as colecções tradicionais. Crossovers de personagens também devem movimentar os títulos. Dylan Dog & Dampyr e Zagor & Brad Barron serão os próximos. A Bonelli mostra a sua força e deixa evidente a sua preocupação em evoluir sempre ao lado dos leitores.
Segue-se um vídeo, realizado por Thiago Gardinali com um pequeno, mas importante trecho da conferência protagonizada por Simone Airoldi, director geral da Sergio Bonelli Editore, no evento siciliano Etna Comics:
(Para aproveitar a extensão completa das imagens acima, clique nas mesmas)
Então a nova série do Chico é colorida; interessante, e Tex em desenho animado deve ser muito legal, se forem mantidas as características dos gibis.