Selo (dos correios italianos) dedicado a Tex Willer para comemorar os seus 75 anos de vida editorial

* Selo dedicado a um personagem da banda desenhada italiana que conquistou gerações de fãs pelo mundo, e que comemorou ontem, 30 de Setembro, os 75 anos desde o seu primeiro lançamento nas bancas.

* Além de quatro “selos”, sem valor postal, o selo “verdadeiro” retrata o popular herói da banda desenhada italiana a cavalgar tendo como pano de fundo uma paisagem típica do Velho Oeste.

* Como mais uma demonstração da sua popularidade, não é a primeira vez que Tex Willer aparece em selos italianos: já tinha acontecido em 1996 num selo de 750 liras numa série intitulada “Convite à filatelia”.

Selos comemorativos dos 75 anos; Correios de Itália

Um selo pertencente à série temática “O Património artístico e cultural italiano” foi dedicado a Tex Willer, neste sábado, 30 de Setembro de 2023, no dia do seu 75º aniversário do primeiro lançamento nas bancas, relativo ao valor da tarifa B, ou seja 1,25 euro, cuja tiragem foi de oitocentos mil e trinta e três exemplares.

O selo retrata Tex Willer, montado no seu cavalo empinado contra o fundo de uma paisagem típica do Velho Oeste. No canto superior esquerdo está o logótipo de Tex. O selo é completado pela legenda “75 anos”, pela escrita “Itália” e pela indicação tarifária “B”.

A ilustração foi produzida pela Sergio Bonelli Editore tendo como referência um desenho de Aurelio Galleppini e que foi otimizado pelo Centro de Produção Filatélica do Istituto Poligrafico e Zecca dello Stato SpA.

Selo (dos correios italianos) dedicado a Tex Willer para comemorar os seus 75 anos de vida editorial

Juntamente com o selo, foram também lançados outros quatro selos de amostra, sem valor postal, que reproduzem em particular três capas históricas do Tex, respectivamente a primeira no chamado “formato Bonelli”, datada de 1958, a número 200 e a número 400 e uma capa icónica do protagonista empinado no seu fiel cavalo Dinamite numa paisagem também ela característica do Velho Oeste, todas estas ilustrações desenhadas originalmente por Aurelio Galleppini.
Em cada selo destes, na parte superior, há o logótipo de Tex e a legenda “75 anos”.

Selo sem valor postal reproduzindo a primeira capa de Tex no chamado formato Bonelli, datada de 1958

Selo sem valor postal reproduzindo a capa de Tex número 200

Selo sem valor postal reproduzindo a capa de Tex número 400, a última desenhada por Aurelio Galleppini

Selo sem valor postal reproduzindo uma capa icónica do protagonista empinado no seu fiel cavalo Dinamite numa paisagem característica do Velho Oeste

Para o dia de lançamento foi ainda criado um dossier filatélico triplo em formato A4, contendo um quádruplo de selos sem valor postal, um selo único, um postal carimbado, uma capa do primeiro dia de emissão e o boletim ilustrativo, ao preço de 25€.

Folha de 1º dia da emissão com todos os selos comemorativos dos 75 anos de Tex e respectivo carimbo do 1º dia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *